topo

Postado em 02 de Maio de 2023 às 14h51

MENSAGEIRO SEGURO 1209

Certa Corretora de Seguros e Certificação Digital - Chapecó/SC Número 1.206 – Ano XIV – 28/04/2023 Publicação Semanal Certa Seguros e Certificação Digital Edição: Samara...


Número 1.206 – Ano XIV – 28/04/2023
Publicação Semanal
Certa Seguros e Certificação Digital
Edição: Samara Braghini

Leia nesta edição do Mensageiro Seguro

1- Construa uma marca pessoal de sucesso
2- Mitos e verdades sobre a contratação do seguro de vida
3- Reparo mal executado por oficina pode gerar indenização ao segurado
4- Saúde: Brasil apresenta um crescimento de 189% nas internações por dengue
5- Orientação segura:Dia do trabalhador: Dicas para lidar melhor com o dinheiro
6- Ação Positiva

Construa uma marca pessoal de sucesso


Todos nós temos uma marca. É como somos reconhecidos. É o que falam de nós quando estamos ausentes. É a imagem que passamos ao nosso mercado. É importante ressaltar que nossa marca pessoal pode e deve ser planejada, construída, cuidada e alimentada para que seja uma marca reconhecida positivamente. Confira sete dicas para a construção de uma marca pessoal de sucesso.

1 – Defina onde você realmente quer chegar. Quais são seus objetivos na vida? O que você quer da vida. Onde quer chegar? O que realmente quer ser? Como quer ser visto(a) e reconhecido(a)?

2 – Alicerce sua vida em valores e princípios elevados; Sua marca tem que ter como alicerce um conjunto elevado de crenças, valores e princípios sobre os quais ela será construída.

3 – Defina claramente qual é o seu público-alvo. Quem você quer servir? É fundamental você definir o seu mercado, ou seja, quem você quer servir, atender, enfim, seu público-alvo.

4 – Invista em seu conhecimento técnico e seja excelente no seu campo de atuação; Para ter sucesso é preciso que você seja excelente no que faz do ponto de vista técnico ou seja, que seja um especialista e não pare de se aperfeiçoar dentro do campo em que atua.

5 – Tenha foco. Foco é onde você concentrará 70 a 80% de sua energia; Foco é fundamental para o sucesso. Saiba dizer não às tentações que o farão perder o foco.
6 – Defina qual é seu diferencial e sua proposta única de valor a seu público-alvo; Pense qual a razão pela qual alguém contrataria você ou seus serviços? Qual a sua proposta única de valor? Qual o seu real diferencial? Invista em seu diferencial competitivo.

7 – Seja consistente e coerente com seus princípios e valores; A coerência entre o discurso e a prática, isto é, o que você fala e o que faz, é fundamental para o sucesso da sua marca pessoal. Toda a sua vida e suas ações, atitudes e comportamentos devem ser consistentes com sua proposta e como quer ser reconhecido (a). Sem essa consistência e essa coerência a sua marca terá vida curta. Pense nisso. Sucesso! Por Luiz Marins

Mitos e verdades sobre a contratação do seguro de vida

Você sabe como funciona seguro de vida? Atualmente, a opção tem sido amplamente utilizada para garantir que os entes queridos e dependentes continuem levando um estilo de vida de qualidade — mesmo após o falecimento do segurado.

Existem vários mitos que rondam o assunto, fazendo com que boa parte dos brasileiros fique insegura em contratar esse tipo de serviço. Em alguns casos, o público desconhece os seus benefícios e funcionamento, correndo graves riscos financeiros em situações de imprevisto. Para esclarecer as dúvidas sobre o seguro de vida, listamos quais são as verdades e mentiras a respeito do tema.

Afinal, o que é um seguro de vida? Basicamente, o serviço consiste em um acordo, firmado com uma seguradora, que serve para garantir uma proteção financeira aos dependentes do segurado — caso qualquer infelicidade venha a acontecer com o mesmo. Fora essa cobertura, que é a mais popular, existem produtos bem completos sendo disponibilizados ao público. Entre essas novidades, destacamos as versões que não protegem o usuário somente em caso de morte, seja ela acidental ou natural, mas também em situações de acidentes diversos.

Como funciona o seguro de vida? O seguro de vida funciona como um contrato, em que a empresa seguradora paga uma indenização em caso de acontecimentos previstos na apólice. Quando se dá a morte do titular do seguro, esse tipo de indenização é feita aos beneficiários escolhidos. Caso não haja um indivíduo determinado, os dependentes legais recebem a quantia. Vale lembrar que, para ter direito ao benefício, o segurado deverá pagar uma quantia à vista ou parcelada, já no ato da contratação do produto. Ao longo de todo o prazo de vigência do serviço, o acordo permanecerá ativo.

Quais são os benefícios do seguro de vida? - Mais proteção financeira: O seguro de vida proporciona uma excelente proteção financeira ao segurado e sua família em diferentes situações.-
Pagamento por afastamento de trabalho: Em caso de acidente no trabalho, o segurado pode receber um pagamento de diárias pelo período de até um ano, o que permite manter as contas em dia até que a pessoa se recupere. - Excelente custo-benefício: O seguro de vida apresenta um ótimo custo-benefício — ainda mais quando consideramos a quantidade de vantagens oferecidas. A partir de R$ 10 mensais já é possível adquirir uma proteção. Inclusive, a contratação ainda é feita de modo facilitado, pela própria internet, sem a necessidade de deslocamentos ou gastos extras. Ao contratar a sua, sugerimos que seja realizada uma combinação de coberturas, sempre ponderando as necessidades básicas e outras, conforme a necessidade do momento.

Quais são os 6 principais mitos e verdades sobre como funciona o seguro de vida? Nos últimos anos, surgiram vários mitos sobre ele que merecem ser desvendados antes de qualquer negociação. A seguir, listamos os principais mitos e verdades sobre o assunto!
1. O seguro de vida só é usado em caso de falecimento: Mito! Um dos grandes equívocos é pensar que as coberturas do seguro de vida só valem após a morte do segurado. O valor do seguro também pode ser utilizado, dependendo das coberturas da apólice contratada, em situações como: incapacidade temporária total ou parcial por acidente; diagnóstico de câncer, exceto câncer de pele; doenças terminais; Diária por Incapacidade Temporária (DIT), indicado para profissionais que podem contar com o seguro para garantir seus rendimentos em caso de acidente ou doença que os afaste do trabalho; despesas médico-hospitalares e odontológicas em caso de acidente.

2. Seguro de vida é caro: Mito! O seguro de vida é recomendado para todos aqueles que desejam ter mais tranquilidade e proteção familiar, independentemente da condição financeira. Hoje em dia, as seguradoras oferecem planos e valores diferentes, com o objetivo de atender às necessidades de cada pessoa ou família. Tudo depende do perfil de quem o contrata. O valor da apólice é calculado com base na idade do segurado, coberturas desejadas, entre outros fatores. Ou seja, contratar um seguro pode ser algo acessível a todos.

3. O seguro de vida é importante para pessoas solteiras e sem filhos: Verdade! A contratação do seguro de vida pode ser feita para garantir a estabilidade financeira do próprio segurado em situações de invalidez ou doença grave, por exemplo. O próprio segurado conseguirá se beneficiar com o valor do seguro em caso de doenças terminais, invalidez temporária ou permanente, para arcar com os custos de tratamento. Para ilustrar, destacamos o seguro Vida Mais Mulher da Porto Seguro, que permite o pagamento de indenização em situações de diagnóstico de câncer (exceto melanoma).
4. Mesmo tendo um seguro de vida em grupo, é importante ter um seguro de vida individual:

Verdade! Como o seguro de vida em grupo é contratado pela empresa empregadora, caso for demitido ou decidir sair do emprego, o segurado perderá o sua proteção financeira. Além disso, o seguro de vida em grupo pago pelas empresas nem sempre atende a todas as necessidades de seus funcionários, especialmente no que se refere à abrangência e valores de cobertura.
Um seguro completo deve oferecer coberturas que abrangem morte natural, acidental, invalidez permanente por doença, invalidez permanente por acidente, auxílio-funeral, entre outras. Vale ressaltar que o modelo individual ainda permite a inclusão de coberturas especiais para doenças graves, diárias por afastamento do trabalho e por aí em diante.

5. Seguro de vida não pode ser cancelado: Mito! Em muitos casos, essa negociação pode, sim, ser cancelada ou modificada — até mesmo com o recebimento parcial do dinheiro investido. Contudo, sempre indicamos que o usuário analise atentamente as possibilidades de resgate antes de fechar qualquer contrato com a empresa.
6. É difícil ser indenizado pelo seguro de vida: Mito! Em geral, a indenização do seguro de vida é bem simples e sem nenhum tipo de complicação. Ao solicitar a sua, você não precisará se preocupar em contratar um advogado ou qualquer outro profissional para agilizar os trâmites. Basta os beneficiários, ou o próprio Corretor, acionarem os contatos da empresa seguradora e enviarem os documentos necessários para prosseguir com o processo. Fonte: Porto Seguro


Reparo mal executado por oficina credenciada pode gerar indenização ao segurado

Ação de Procedimento Comum, proposta por um segurado em face de duas cias. seguradoras, por meio da qual objetivou o segurado o recebimento de Indenização Securitária e por Dano Moral, sob o fundamento de que o seu carro foi recusado como entrada na compra de outro automóvel, em virtude de reparo mal executado por oficina credenciada às seguradoras rés, em razão de sinistro ocorrido. Só depois de reiteradas reclamações em sede administrativa, é que as cias. seguradoras autorizaram a realização de novo conserto, de modo que os custos de ambos os reparos ultrapassaram 75% do valor do veículo.

No que tange aos custos dos consertos, a perícia realizada durante a instrução constatou que o primeiro e o segundo reparos ficaram em 67,46% (sessenta e sete inteiros e quarenta e seis décimos por cento) e 13,05% (treze inteiros e cinco décimos por cento) do valor do automóvel, respectivamente.

Em consequência, ao contrário do que consta na irresignação, nenhum dos consertos alcançou a quantia correspondente a 75% (setenta e cinco por cento) do preço do carro, do que se conclui que o segurado não faz jus à pretendida indenização por Perda Total.
A sentença de primeiro grau, julgou IMPROCEDENTE o pedido, CONDENANDO o SEGURADO a suportar as despesas processuais e honorários advocatícios.

Inconformado, o segurado interpôs APELAÇÃO, na qual pugna pela reforma do decisum, com a procedência do pleito contido na petição inicial. Verifica-se que, in casu, restou incontroverso que as duas cias. seguradoras arcaram com o conserto do carro do segurado, em oficina a elas credenciada.

Ocorre que, pelo que se depreende, o segurado ofereceu o seu automóvel à Hyundai Caoa - Tijuca 2, à guisa de entrada na aquisição de outro veículo, sendo que a concessionária recusou o bem em questão, uma vez que, ao vistoriá-lo, identificou a existência de vícios decorrentes do reparo.

Na sequência, de acordo com os documentos dos autos, o segurado entrou em contato com as seguradoras, que, em resposta, se limitaram a afirmar que qualquer conserto pode deixar vestígios, razão pela qual ele registrou uma reclamação em site especializado, o que levou as demandadas a reconhecerem que houve falha no reparo realizado e providenciaram os ajustes necessários.

Por outro lado, evidente a falha na prestação do serviço, ante a existência de erros nos reparos efetuados no automóvel, decorrendo, daí, o dever de indenizar. No que tange ao Prejuízo extrapatrimonial, forçoso reconhecer que este restou caracterizado, eis que o segurado não conseguiu utilizar o carro na transação descrita na inicial e ainda teve que insistir para solucionar a questão em sede administrativa, o que não pode ser considerado de somenos importância, por acarretar angústia e sensação de injustiça no consumidor.

Assim, configurada a lesão imaterial, passa-se ao arbitramento do quantum devido. Na hipótese de dano extrapatrimonial contra a honra, o artigo 953, parágrafo único, do Código Civil cuidou do tema, prescrevendo que o Julgador pode fixar, equitativamente, o quantum indenizatório. Dessume-se, do que antecede, que o ato judicial merece ser reformado, com a consequente modificação do ônus da sucumbência, tendo em vista que todos os litigantes decaíram em parte do pedido.

A desembargadora relatora, dá se parcial provimento ao presente recurso, para condenar as duas seguradoras, solidariamente, ao pagamento da quantia de r$ 10.000,00 (dez mil reais), a título de prejuízo extrapatrimonial, corrigida monetariamente. Acordam os desembargadores da sétima câmara de direito privado do tribunal de justiça do estado do Rio de Janeiro, por unanimidade, em dar parcial provimento ao presente recurso, nos termos do voto da relatora. Fonte: TJRJ

Saúde: Brasil apresenta um crescimento de 189% nas internações por dengue

De acordo com o Ministério da Saúde, no primeiro trimestre de 2023 foram notificados 242.886 casos prováveis de Dengue no Brasil, representando um aumento de 47,7% no número de casos, quando comparado ao mesmo período do ano passado.

Com uma temporada de chuvas e acúmulo de água em diversas regiões do país, a tendência de aumento de diagnósticos demonstra que o número está longe de estabilizar e algumas localidades já declararam surto devido à grande proliferação do vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

Diversas ações para controle do mosquito transmissor e eliminação de focos de água parada estão sendo realizadas em todo o Brasil. Porém, caso a projeção de diagnósticos continue aumentando, em breve o país enfrentará mais dificuldades para atendimento das demandas da população. As estratégias de controle na proliferação do mosquito da Dengue e o desenvolvimento da vacina contra a doença são considerados pontos indispensáveis.

O impacto vem sendo observado, especialmente pelo agudo crescimento no número de internações decorrentes do diagnóstico e complicações da Dengue. Nos últimos dois anos, o Brasil teve um crescimento de 180% no número de pessoas que necessitaram de atendimento especializado. Já os casos mais graves da doença, com ocorrência de febre hemorrágica, tiveram um incremento de 143,6% no mesmo período.

Embora não seja o Estado com maior número absoluto de casos de Dengue, Santa Catarina lidera o ranking de internações, aumentando em 1.511% o número de pacientes internados para tratamento através do SUS, ou saúde suplementar. Na sequência está o Rio Grande do Norte com um crescimento de 958%, Rondônia com 675%, Piauí com 667% e Rio Grande do Sul com 653% de aumento nas internações. Fonte: Segs

Orientação segura
Dia do trabalhador: Dicas para lidar melhor com o dinheiro


O Dia do Trabalhador está chegando, e nada melhor do que um merecido descanso sabendo que as contas estão em dia. Adotar uma rotina financeira, além de ser um hábito saudável para o bolso, facilita a administração do próprio dinheiro. “Planejamento financeiro é importante para calcular o que se pode gastar. Saber lidar com o dinheiro, seja para gastar com inteligência ou programar despesas, é fundamental para evitar dívidas”, explica Thaíne Clemente, executiva de Estratégias e Operações da Simplic, fintech de crédito pessoal.

A especialista sugere três atitudes que podem ser adotadas para facilitar a iniciação em uma rotina financeira mais saudável.

1- Anote seus gastos: A ação de anotar, seja em uma planilha de gastos ou em um aplicativo de finanças, cria o hábito saudável do registro, essencial para ter o tão desejado controle. Assim, é possível enxergar o tamanho real dos custos e ter mais clareza da situação financeira atual.

2 - Avalie o uso do cartão de crédito: O cartão de crédito traz inúmeras vantagens, como a possibilidade de parcelar as compras ou maiores prazos para pagar. Mas, quando não é usado com consciência, ele pode se tornar um grande problema. Ao usá-lo, é necessário avaliar se vale a pena fazer isso com frequência, já que parcelas podem se acumular com facilidade e fugir do controle. Cartão de crédito não é renda extra, e se não for usado com cautela, pode gerar dívidas indesejadas.

3 - Estude sobre educação financeira: Aprender algo que possa proporcionar mais qualidade de vida e tranquilidade é o melhor dos investimentos, e essa lição vale principalmente para as finanças. Estudar sobre o assunto e ter vontade de entender os padrões ajudam a organizar as contas e criar hábitos mais saudáveis de lidar com o dinheiro. Fonte: Segs

Ação Positiva: “Vencer a si próprio é a maior das vitórias.” Platão


Certa Seguros
Avenida Getulio Vargas 1403N Sala 201
Ed. Don Ricardo
Centro, Chapecó/SC
certa@certacorretoradeseguros.com.br
(49)3321-1100

Veja também

MENSAGEIRO SEGURO 108718/01/21 Mensageiro Seguro Número 1.087 – Ano XIV – 15/01/2021 Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros Ltda. Edição: Samara Braghini Leia nesta edição do Mensageiro Seguro 1. O quanto as escolhas afetam a nossa vida? 2. Catástrofes naturais somam U$S 210 bilhões em 2020 3. Em 2020, produtores rurais tiveram......
MENSAGEIRO SEGURO 120712/04/23 Certa Seguros Número 1.203 – Ano XIV – 07/04/2023 Publicação Semanal Certa Seguros e Certificação Digital Edição: Samara Braghini Leia nesta edição do Mensageiro......
MENSAGEIRO SEGURO 117921/10/22 Número 1.179 – Ano XIV – 21/10/2022 Publicação Semanal Certa Seguros e Certificação Digital Edição: Samara Braghini Leia nesta edição do Mensageiro......

Voltar para Blog

Uso de Cookies

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.