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Postado em 05 de Julho às 14h06

Mensageiro Seguro 1007

Institucional (65)
Certa Corretora de Seguros e Certificação Digital - Chapecó/SC Susep vai facilitar comparação de Previdência Privada Dois bancos oferecem planos de previdência privada com características semelhantes, mas...

Susep vai facilitar comparação de Previdência Privada

Dois bancos oferecem planos de previdência privada com características semelhantes, mas aquele que conta com o fundo de melhor rentabilidade acaba sendo menos atrativo para o investidor que pretende transformar o patrimônio acumulado em uma renda vitalícia. Neste exemplo real, a diferença dos valores a receber chega a 63%.
Por essa razão, quem compra um plano de previdência com o objetivo de acumular recursos para a fase de aposentadoria não deve considerar apenas a rentabilidade do fundo em que os recursos são aplicados.
Todo plano de previdência prevê a possibilidade de converter o saldo acumulado em renda. O valor a receber depende tanto do juro quanto da tábua atuarial (cálculo que leva em conta a expectativa de vida e mortalidade de uma população para estimar o tempo de vida dos participantes dos planos) utilizados no momento da conversão. Para incentivar o investidor a analisar o produto como um todo, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) reuniu, pela primeira vez, as informações necessárias para uma comparação completa entre os planos. Os dados estão disponíveis ao público hoje no site da entidade, a fim de dar mais transparência e estimular a concorrência em um setor que administra cerca de R$ 830 bilhões.
No exemplo dos bancos, o fundo com rentabilidade menor, 6,5% em 12 meses, oferece, no momento da conversão, juros de 4% e uma tábua atuarial mais favorável para o indivíduo, a AT2000. Assim, para cada R$ 1 de renda, é exigida uma provisão menor, de R$ 153. Já o outro fundo rendeu 7,4% no mesmo período. Mas, por usar a tábua atuarial BR-EMSsb (que passou a ser adotada há dez anos e incorpora o aumento na expectativa de vida do brasileiro com previdência privada), e juro zero, exige R$ 250 de provisão para cada R$ 1 de renda. Fonte: Segs

Sorrisos são contagiantes


Certa vez li que os sorrisos se propagam pelos seres humanos da mesma forma que os latidos se propagam entre os cães. Se um cachorro começa a latir, todos em volta também o farão. Mesmo um latido distante na madrugada, estimula outros cães a latirem. Você já deve ter presenciado algo parecido. É da natureza deles!
Nós, seres humanos, experimentamos algo parecido: sorrisos são contagiantes! É quase impossível receber um sorriso, sem de imediato, pelo menos esboçar um sorriso você mesmo. Os sorrisos, assim como a gentileza e o amor contrariam a lógica comum da matemática. Quando temos algum deles e o damos para alguém, não o perdemos, não subtraímos, não ficamos sem. Ao contrário – o multiplicamos. É como uma vela acesa que acende outra. Ela não perde seu brilho original e ainda soma mais luz ao ambiente que ilumina ao propagar seu fogo.
No nosso dia-a-dia temos a oportunidade de multiplicar sorrisos, contagiar as pessoas com nossa felicidade e gerar um ciclo positivo onde todos podem ser contagiados e ganhar com isso. Contagiar com nossa felicidade significa criar um novo relacionamento com nossos gerentes, com nossos subordinados e é claro, com nossos clientes. Precisamos estar bem com nossa equipe se quisermos estar bem com nossos clientes. Precisamos criar um clima de favorecimento mútuo, compreendendo que todos somos parte de um mesmo processo cujo objetivo final é a excelência máxima, e que para isso não mediremos esforços.
Quando percebemos isso aprendemos também que não há “funções que não são nossas”. Aprendemos que servir um café para um cliente é sim função do vendedor ou do gerente da concessionária, assim como “vender” também é uma atribuição da “copeira” que, em tese, deveria apenas servir o café, afinal quantas vendas já não ocorreram logo depois de um cafezinho ser servido para um cliente potencial, não é mesmo?
Entender que todos fazemos parte de um mesmo time - com um mesmo objetivo e com o compromisso de encantar nossos clientes - é uma forma de contagiar nossa equipe, e assim, tornar nosso ambiente de trabalho um lugar melhor para se viver.
Sorrisos, brilhos nos olhos, encantamento, dedicação, paixão – tudo isso é contagiante, mas precisa começar por alguém. Alguém que seja uma matriz capaz de multiplicar isso entre todos até atingir o coração dos clientes. Alguém que tenha a atitude de contrariar as expectativas negativas que insistem em tomar conta do dia-a-dia e fazer a diferença.
Se você quiser ser esta pessoa, seguem algumas dicas: - Receba seus colegas de trabalho com um sorriso no início do dia, mesmo que eles não entendam por quê. - Sorria para aquela pessoa que trabalha ao seu lado mas você não “vai muito com a cara dela e nem ela com a sua” – talvez esteja faltando apenas uma oportunidade para vocês se conhecerem melhor. - Sorria quando alguém lhe pedir um auxílio para fazer algo que não é necessariamente sua função. Todos nós precisamos uns dos outros.
- Sorria ao fechar um grande negócio, mas também sorria quando após apresentação de um produto, o cliente sair sem comprar nada – talvez seja o seu sorriso que o faça voltar amanhã. - Sorria para cada cliente que chegar até você, porque se ele sorrir de volta, você já tem uma grande vantagem sobre seu concorrente que atende por mera obrigação.
E ao final de um dia com sorrisos contagiantes, você vai perceber que quem mais ganhou foi você, afinal cada sorriso dado se multiplicou em um novo sorriso que voltou para você mesmo. Terá sido um dia feliz e provavelmente muito mais produtivo.
Maurício Louzada – palestrante e coach

ICP-Brasil é homenageada na Câmara dos Deputados


Em 2019, a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil completa 18 anos e recebeu sua primeira homenagem em sessão solene na Câmara dos Deputados no dia 2 de julho. “Chegamos aos 18 anos com mais de 8,3 milhões de certificados digitais ativos no Brasil. Não há outra ferramenta no Brasil que possibilite, com tamanha segurança, a transação dos atos jurídicos”, destacou o presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação - ITI, Marcelo Buz, em seu discurso.
Instituída pela Medida Provisória nº 2.200-2/2001 e regulamentada pelo Decreto nº. 6.605/2008, a ICP-Brasil exerce a função de autoridade gestora de políticas da infraestrutura de chaves públicas brasileira, cadeia hierárquica de confiança que viabiliza a emissão de certificados digitais para identificação virtual do cidadão. Além de garantir autenticidade, não repúdio, integridade e confidencialidade, o certificado digital ICP-Brasil é a única tecnologia que permite a assinatura digital.
Com a maturidade, o principal desafio da ICP-Brasil é massificar o certificado digital para todos os cidadãos. “Sabemos o quão importante é, mas talvez ainda não seja da percepção de todos a importância da ICP-Brasil no processo de digitalização do Brasil”, defendeu Buz.
O professor Ricardo Felipe Custódio, do Laboratório de Segurança em Computação da Universidade Federal de Santa Catarina, corroborou a importância de garantir que o certificado digital seja acessível aos brasileiros: “temos, agora, um sistema de certificação digital muito mais moderno, mais ágil e mais simples e espero que nos próximos anos os serviços de governo eletrônico sejam céleres, eficientes e de qualidade para todo o cidadão brasileiro”.
Para 2019, o coordenador do Comitê Gestor da ICP-Brasil, Fernando Moura, destacou como base estrutural permanente o diálogo com a sociedade civil, com o objetivo de entender e avaliar as necessidades do mercado de certificação digital em sua regulamentação. “Essa atuação já traz resultados: na última reunião do Comitê Gestor, em 30 de maio, as pautas discutidas foram aprovadas por unanimidade”, declarou ao destacar adoção de requisitos WebTrust para toda a cadeia ICP-Brasil e a atualização dos normativos.
A homenagem foi realizada por iniciativa da deputada federal Ângela Amin (PP/SC), vice-presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados. Amin destacou a solidez e o sucesso da cadeia que “revolucionou a assinatura e identificação no Brasil, permitindo o avanço da nossa sociedade nos padrões internacionais de informatização, transparência e segurança”.
O presidente da Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD), Egon Schaden Júnior, participou da cerimônia e ressaltou a consagração de uma infraestrutura internacionalmente reconhecida por critérios técnicos e criptográficos, que garante a segurança em todos os processos digitais com uso da certificação digital.
O reconhecimento da robusta tecnologia garantida pela ICP-Brasil ao longo de quase duas décadas no processo de digitalização englobou elogios à equipe do ITI, autarquia responsável por operar a ICP-Brasil. “Temos que reconhecer, elogiar e enaltecer o excelente corpo técnico do ITI, que trabalha com dedicação e afinco para o funcionamento da ICP-Brasil”, pontuou Buz. Na cerimônia, ainda estiveram presentes representantes das Autoridades Certificadoras – ACs; da Associação Nacional de Autoridades de Certificação Digital – ANCert; e da Associação das Autoridades de Registro do Brasil- AARB. Fonte: ITI

Unimed Presidente Prudente migra assinatura de contratos para o digital


A Unimed Presidente Prudente migrou o processo físico de assinatura dos contratos com beneficiários para o digital por meio do Portal de Assinaturas Certisign. Dessa forma, a formalização do documento passou a ser feita por meio da assinatura eletrônica, com agilidade, poucos cliques, validade legal e sem papel e caneta.
Rduziu-se em mais de 80% os custos relacionados ao processo de assinatura manuscrita, que incluía a contratação de empresas terceirizadas para o manuseio, impressão e guarda dos documentos físicos. “Agora, iniciamos e finalizamos o processo internamentes”, explica Alisson Kuhn, gerente de Qualidade e TI da Unimed Presidente Prudente.
Melhoria da eficiência operacional: com a adoção da assinatura eletrônica, o documento é instantaneamente disponibilizado aos demais setores envolvidos no processo. Antes, o prazo era de até 15 dias para que isso ocorresse.
Segurança: outro benefício proporcionado foi o aumento da segurança. Com a assinatura eletrônica, gerenciamento dos documentos no meio digital e o processo ocorrendo do início ao fim dentro da Unimed Presidente Prudente, foi reduzido o risco de extravios e, por consequência, da exposição dos dados dos beneficiários.
Experiência do cliente: o modelo de contrato digital também melhorou o relacionamento da Unimed com os seus beneficiários, que podem consultar o documento sempre que necessário no site da operadora. Fonte: Unimed

Saúde
Criança e tecnologia: quais os limites?

A Academia Americana de Pediatria (APA), seguida pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), orienta que até os 2 anos de idade não haja exposição à TV, ao computador, ao celular ou ao tablet. Nesse período, o cérebro está em franco processo de desenvolvimento, o que requer contato com incentivos variados e ativos.
É preciso lembrar que crianças pequenas aprendem por meio da interação com pessoas e coisas; logo, elas precisam ter uma gama de estímulos que requeiram o uso de todas as competências envolvidas. As capacidades motoras, as interações verbais, o tato, a visão, o paladar e o olfato devem estar integrados nas experiências com seu ambiente. Estas, aliadas à socialização, são fundamentais para um crescimento saudável.
Para uma criança pequena, convívio social, com brincadeiras criativas e atividades manuais, é o cerne do aprendizado. Brincando, ela aprende acerca das coisas e das pessoas, bem como sobre ela mesma, na medida em que vai se surpreendendo com suas habilidades.
As experiências de relação com as telas, como TV, celulares ou tablets, por mais que encantem e prendam a atenção, não são suficientes para promover estimulação semelhante como a da vida real. Além de promoverem aprendizagem por repetição – do tipo “aperte o botão!” – induzem a passividade, o isolamento e a diversão solitária.
Evite o uso de tablets e smatphones antes dos 3 anos. A partir dessa idade, com maior compreensão e expressão, habilidades motoras e de socialização, a criança pode se beneficiar dos conteúdos de aplicativos direcionados à sua faixa etária. Mas atenção com jogos e programas muito rápidos, confusos e barulhentos. Prefira aqueles com proposta educativa.
Cabe aos pais selecionarem os apps e monitorarem o tempo de uso de qualquer dispositivo eletrônico. Nessa fase, não mais do que 60 minutos por dia, até porque o tempo de atenção e concentração delas a qualquer atividade é bem mais curto que os do adulto.
Dra. Vera Ferrari Rego Barros é psicanalista e presidente do Departamento de Saúde Mental da Sociedade de Pediatria de São Paulo

Orientação segura

Se não puderes ser um pinheiro no topo de uma colina, sê um arbusto no vale mas sê.
O melhor arbusto à margem do regato. Sê um ramo, se não puderes ser uma árvore.
Se não puderes ser um ramo, sê um pouco de relva, e dá alegria a algum caminho.
Se não puderes ser uma estrada, sê apenas uma senda. Se não puderes ser o sol, sê uma estrela. Não é pelo tamanho que terás êxito ou fracasso... Mas sê o melhor no que quer que seja. Pablo Neruda

Ação Positiva

“A maioria das pessoas não quer realmente a liberdade, pois liberdade envolve responsabilidade, e a maioria das pessoas tem medo de responsabilidade”. Sigmund Freud

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