topo

Postado em 17 de Dezembro de 2021 às 17h20

MENSAGEIRO SEGURO 1135

Institucional (165)
Certa Corretora de Seguros e Certificação Digital - Chapecó/SC Mensageiro Seguro Número 1.135 – Ano XIV – 17/12/2021 Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros...

Mensageiro Seguro
Número 1.135 – Ano XIV – 17/12/2021
Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros Ltda.
Edição: Samara Braghini


Leia nesta edição do Mensageiro Seguro


1. Não espere resolver todos os problemas para ser feliz
2. Fim de ano: acidentes não podem participar das festas
3. Prazo para deduções de até 12% do IR termina em dezembro
4. Saúde: Gordinho saudável é mito
5. Orientação segura: Marketing e tecnologia ajudam a melhor performance de vendas
6. Ação Positiva


Não espere resolver todos os problemas para ser feliz

O sempre surpreendente Guimarães Rosa dizia: "O animal satisfeito dorme". Por trás dessa aparente obviedade está um dos mais profundos alertas contra o risco de cairmos na monotonia existencial, na redundância afetiva e na indigência intelectual.

O que o escritor tão bem percebeu é que a condição humana perde substância e energia vital toda vez que se sente plenamente confortável com a maneira como as coisas já estão, rendendo-se à sedução do repouso e imobilizando-se na acomodação.
A advertência é preciosa: não esquecer que a satisfação conclui, encerra, termina; a satisfação não deixa margem para a continuidade, para o prosseguimento, para a persistência, para o desdobramento. A satisfação acalma, limita, amortece.

Por isso, quando alguém diz "Fiquei muito satisfeito com você" ou "Estou muito satisfeita com seu trabalho", é assustador. O que se quer dizer com isso? Que nada mais de mim se deseja? Que o ponto atual é meu limite e, portanto, minha possibilidade? Que de mim nada mais além se pode esperar? Que está bom como está? Assim seria apavorante; passaria a ideia de que desse jeito já basta. Ora, o agradável é alguém dizer "seu trabalho (ou carinho, ou comida, ou aula, ou texto, ou música etc) é bom, fiquei muito insatisfeito e, portanto, quero mais, quero continuar, quero conhecer outras coisas".

Um bom filme não é exatamente aquele que, quando termina, nos deixa insatisfeitos, parados, olhando, quietos, para a tela, enquanto passam os letreiros, desejando que não cesse? Um bom livro não é aquele que, quando encerramos a leitura, permanece um pouco apoiado no colo e nos deixa absortos e distantes, pensando que não poderia terminar? Uma boa festa, um bom jogo, um bom passeio, uma boa cerimônia não é aquela que queremos que se prolongue?

Com a vida de cada um e de cada uma também tem de ser assim; afinal de contas, não nascemos prontos e acabados. Ainda bem, pois estar satisfeito consigo mesmo é considerar-se terminado e constrangido ao possível da condição do momento.

Quando crianças (só as crianças?), muitas vezes, diante da tensão provocada por algum desafio que exigia esforço (estudar, treinar, emagrecer etc), ficávamos preocupados e irritados, sonhando e pensando: Por que a gente já não nasce pronto, sabendo todas as coisas? Bela e ingênua perspectiva. É fundamental não nascermos sabendo nem prontos; o ser que nasce sabendo não terá novidades, só reiterações. Somos seres de insatisfação e precisamos ter nisso alguma dose de ambição; todavia, ambição é diferente de ganância, dado que o ambicioso quer mais e melhor, enquanto que o ganancioso quer só para si próprio.

Nascer sabendo é uma limitação porque obriga a apenas repetir e, nunca, a criar, inovar, refazer, modificar. Quanto mais se nasce pronto, mais se é refém do que já se sabe e, portanto, do passado; aprender sempre é o que mais impede que nos tornemos prisioneiros de situações que, por serem inéditas, não saberíamos enfrentar.

Diante dessa realidade, é absurdo acreditar na ideia de que uma pessoa, quanto mais vive, mais velha fica; para que alguém quanto mais vivesse, mais velho ficasse, teria de ter nascido pronto e ir se gastando... Isso não ocorre com gente, mas com fogão, sapato, geladeira. Gente não nasce pronta e vai se gastando; gente nasce não-pronta e vai se fazendo. Eu, no ano 2021, sou a minha mais nova edição (revista e, às vezes, um pouco ampliada); o mais velho de mim (se é o tempo a medida) está no meu passado, não no presente. Demora um pouco para entender tudo isso; aliás, como falou o mesmo Guimarães, "não convém fazer escândalo de começo; só aos poucos é que o escuro é claro"... Mario Sergio Cortella, filósofo, professor da PUC-SP

Fim de ano: acidentes não podem participar das festas

As férias estão chegando e os dados do ano passado não são para comemorações. Por isso, especialista fala sobre a tecnologia que garante estradas mais seguras

Entre o Natal e o Ano Novo de 2020, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) contabilizou 863 acidentes, 1.278 pessoas feridas e 91 mortes nas estradas. Isso sem falar ao longo do ano, em que no mesmo ano, 80 pessoas por dia morreram em consequência do trânsito. Esses números exorbitantes podem ser evitados com educação no trânsito e tecnologia, e ambas caminham juntas.

Daniel Schnaider, especialista em tecnologias para a segurança no trânsito e presidente da Pointer by PowerFleet Brasil, ressalta a importância de soluções que contribuam com a prevenção de acidentes e deixa o alerta principalmente às empresas que mantêm suas frotas operando nesse período de festas.

Além de uma boa educação, a tecnologia pode alcançar uma redução significativa no panorama abordado. A Internet das Coisas (IoT), softwares, plataformas, aplicativos, inteligência artificial e outros diversos serviços, são capazes de mitigar os acidentes com controle e feedbacks que podem salvar vidas.

Schnaider explica todas as vantagens da IoT, a partir de um hub instalado no veículo, como um item de prevenção, e ressalta que cada vez mais vê esse recurso como obrigatório, assim como o cinto de segurança.

Prevenção:
- Driver feedback: curvas perigosas, distancias inseguras, ultrapassagens irresponsáveis. O comportamento dos motoristas deve ser monitorado. A tecnologia pode emitir alertas nesses casos, melhorando a dirigibilidade dos motoristas.
- Manutenção: todos sabem que a revisão anual é o melhor negócio. Mas existem situações que pegam as pessoas desprevenidas. Por isso que, com um dispositivo acoplado, é possível escanear constantemente o veículo e descobrir preventivamente, defeitos que trarão situações de risco e custos inesperados.

- Rotas: o caminho mais curto é atrativo, porém, as condições das vias podem ser um prato cheio para acidentes. A IoT pode fazer esse trabalho pelo motorista e indicar a via que tem melhor infraestrutura, ou seja, a mais segura.

- Acidente: Apesar de toda a tecnologia, o fator humano ainda é crucial. Uma vez que a colisão aconteceu, Schnaider chama a atenção para o pós-acidente e como a tecnologia também é eficiente nestes casos.

- Tempo de resgate: esse fator é o mais importante, afinal, quando demorado pode ser a causa do óbito pós acidente. A tecnologia, quando detecta a ocorrência, pode já acionar o resgate e até passar um panorama da gravidade. Desta forma, o atendimento é agilizado e os equipamentos de resgate corretos estarão às mãos.

- Causa do acidente: muitas vezes levam-se dias ou meses para chegar à conclusão do que causou uma tragédia. Demanda investimento público e tempo de funcionários que muitas vezes precisarão voltar ao local e obstruir a via para investigar o que ocorreu. Os dispositivos instalados nos carros podem detectar imediatamente o motivo do acidente, reconstituir a situação e chegar a uma conclusão com mais rapidez. Fonte: Segs

Prazo para deduções de até 12% do IR termina em dezembro

O prazo final já se aproxima para quem pretende contratar, ainda este ano, um plano de previdência privada pelo modelo PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) para ter direito a abater até 12% da renda bruta anual, antes de qualquer dedução, sobre o Imposto de Renda de 2022, ano calendário 2021.

Para ter direito à dedução do imposto, o requerente precisará fazer a declaração do Imposto de Renda (IR) na modalidade completa e estar vinculado a algum regime de previdência, como o INSS ou regime próprio dos servidores. O benefício não é válido para a declaração simplificada. A vantagem também se aplica a quem já possui planos de previdência nesta modalidade, porém apenas novos aportes são considerados para o diferimento tributário.

Para ter direito às vantagens tributárias, é preciso correr contra o tempo: o prazo final para as aplicações no fundo se encerra em dezembro, para que o investimento possa ser lançado a tempo na declaração do IR do próximo ano, com direito ao benefício - com possibilidade do contribuinte ter um desconto ou restituição maior, a depender da declaração de cada pessoa. Na Icatu, o consumidor que desejar fazer um investimento deste tipo tem até o dia 30 de dezembro para fazer a aplicação.

Segundo o diretor de Produtos de Previdência da Icatu, Henrique Diniz, o aumento da demanda em dezembro por planos PGBL na seguradora costuma ocorrer por conta da elevação da circulação de dinheiro na economia em função do 13° salário e também pela proximidade do prazo final do investimento para as deduções do IR: "O cliente de Previdência tem a consciência da importância dos investimentos com retorno de longo prazo, principalmente em um momento ainda atípico que estamos vivendo por conta da pandemia.

Na Icatu, temos opções de investimentos para diferentes perfis de risco. Os investidores estão optando por fundos diversificados e diferenciados", comenta Diniz. Mais robusto e diversificado marketplace de Previdência do país, com cerca de 330 fundos em mais de cem gestores dos mais renomados, a Icatu acredita que democratizar o acesso dos brasileiros a soluções financeiras é a melhor forma de planejar o futuro.

Nos planos de previdência, o investidor poderá optar pelo regime de tributação regressivo ou progressivo na declaração do IR. Para a melhor análise, o diretor de Produtos de Previdência da Icatu recomenda que o contribuinte avalie fatores como renda, tempo de aplicação, sua reserva de emergência para ajudar na tomada de decisão já que existem alíquotas diferentes de tributação a depender do regime escolhido.

Embora não seja dedutível do imposto de renda, a modalidade VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) também pode ser uma boa opção para quem faz a declaração de imposto de renda de forma simplificada ou é isento. Neste caso, a tributação feita no momento do recebimento do benefício será apenas sobre o rendimento ao longo do tempo, e não sobre o valor total acumulado, como ocorre na modalidade PGBL.

Novidade - Desde novembro deste ano, a Icatu reduziu, em média, 67% do valor de entrada para a contratação dos fundos de previdência. A medida impacta toda a grade de distribuição da seguradora que conta atualmente com 129 fundos, entre opções de renda fixa, crédito privado, multimercado e ações. Em alguns casos, a redução chega a 95% dos valores de entrada. "A decisão da Icatu vai permitir uma maior diversificação para o investidor com o mesmo valor que antes ele contrataria um ou dois fundos", afirma Henrique Diniz.

Na grade, os fundos qualificados tiveram redução de entrada de R$ 10 mil para R$ 5 mil. Fundos para varejo participante, após a redução de entrada, pode contratar por R$ 1,5 mil ou R$ 3 mil, dependendo do tipo de fundo. Ou seja, é possível contratar fundos de consagradas gestoras de investimentos por um valor bem menor do que o praticado antes da medida.

Dados mais recentes da Susep confirmam que, em setembro, a seguradora somava mais de R$ 42 bilhões em reservas de previdência, uma elevação de 8,2% em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto o mercado cresceu 5% no mesmo intervalo. Fonte: Segs


Saúde: Gordinho saudável é mito

Defendida por uma corrente nutricionistas, a ideia de que um indivíduo com sobrepeso possa ser um 'gordinho saudável' não passa de um mito. E estudo conduzido por cientistas canadenses com mais de 60 mil pessoas, mostrou que o excesso de gordura traz riscos à saúde, mesmo quando os níveis de colesterol, pressão arterial e açúcar são normais. Divulgada na publicação científica "Annals of Internal Medicine", a pesquisa analisou resultados de mais de mil outros estudos sobre o tema.

Os pesquisadores do Hospital Mount Sinai, em Toronto, contradizem a máxima de que o excesso de peso não implicaria necessariamente em riscos para a saúde. O levantamento concluiu que pacientes com sobrepeso cujo coração foi monitorado por mais de 10 anos não apresentaram qualquer melhora na saúde. Para os cientistas, os "gordinhos", apesar de metabolicamente saudáveis, têm, provavelmente, fatores de risco subjacentes que pioram com o tempo.

A Fundação Britânica do Coração diz que a obesidade é um conhecido fator de risco para doenças cardiovasculares e as pesquisas mostram que não há nível saudável de obesidade. Para a enfermeira chefe de doenças cardíacas Doireann Maddock, destaca a necessidade de uma mudança no estilo de vida em detrimento de uma preocupação exagerada com os fatores de risco individuais.

"Além de acompanhar seu peso, se você parar de fumar, começar uma atividade física regular e mantiver a pressão arterial e o nível de colesterol a um nível saudável, você pode fazer uma diferença na redução de seu risco de doença cardíaca." Fonte: IG Saúde

Orientação segura: Marketing e tecnologia ajudam a melhor performance de vendas

Durante a pandemia de Covid-19 muitas empresas precisaram se adaptar a novas ferramentas para sobreviverem. A experiência digital passou a fazer parte da rotina de grande parte da população mundial. No Brasil, segundo o estudo Webshoppers feito pela Ebit|Nielsen, o aumento do número de pessoas que passaram a comprar pela internet foi de 23% só em 2020. Por isso, cada vez mais as organizações buscam melhorar a experiência dos consumidores e a tecnologia tem sido uma importante aliada nesse processo, abrindo espaço para a atuação crescente das martechs.

Com o aumento das experiências de compra on-line, os conceitos de marketing e tecnologia estão se tornando uma coisa só. Nesse cenário, uma martech atua com o objetivo de aprimorar o relacionamento com o potencial cliente e proporcionar experiências exclusivas. “O varejo físico está passando por uma transformação digital e ao mesmo tempo consumindo muita tecnologia. As martechs são protagonistas nessa revolução, trazendo dados que ajudam a melhorar o marketing e as vendas dentro do cotidiano das empresas”, afirma Marcio Pacheco, CEO da startup PhoneTrack.

Apesar do crescimento digital, as ligações telefônicas ainda são um importante canal de contato com o cliente. Afinal, quando é importante a agilidade é um dos trunfos do telefone. Tecnologias como o call tracking e o speech analytics, por exemplo, são capazes de melhorar a performance das vendas com inteligência artificial e automações. Isso acontece porque elas colaboram para a tomada de decisões baseadas em dados reais, resultado da análise de números. Exemplos de martechs são empresas que estão trabalhando com ferramentas que vão além da experiência digital e atuam com o telefone como um canal que ainda é importante no marketing.

Para Pacheco, o relacionamento com o cliente é uma das esferas que ganham espaço dentro do mercado de marketing e de vendas. Em 2019, houve mais de 2,5 bilhões de visitas às páginas pessoais para ajustar preferências de personalização de anúncios. Essa é uma entre tantas provas de que hoje, sem dados, não há campanha de marketing que consiga atingir os objetivos propostos, pelo menos não com o máximo de eficiência. "A digitalização dos dados para melhorar essa relação entre a empresa e o consumidor está sendo protagonizada pelas martechs", analisa. Fonte: Segs

Ação Positiva


“O mais importante na comunicação é ouvir o que não foi dito.” Peter Drucker


Certa Seguros
Avenida Getulio Vargas 1403N Sala 201
Ed. Don Ricardo
Centro, Chapecó/SC
certa@certacorretoradeseguros.com.br
(49)3321-1100

Veja também

Mensageiro Seguro 107630/10/20 Ano XIV – 30/10/2020 - Edição 1.076 Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros Ltda. Edição: Samara Braghini Leia nesta edição do Mensageiro Seguro 1.Diminuir custo ou diminuir risco? 2.A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) na prática 3.Pandemia e home office fazem crescer procura......
MENSAGEIRO SEGURO 108424/12/20 Mensageiro Seguro Número 1.084 – Ano XIV – 25/12/2020 Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros Ltda. Edição: Samara Braghini Leia nesta edição do Mensageiro......
MENSAGEIRO SEGURO 1125 08/10/21 Mensageiro Seguro Número 1.125 – Ano XIV – 08/10/2021 Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros Ltda. Edição: Samara Braghini Leia nesta edição do Mensageiro......

Voltar para Blog

Uso de Cookies

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.