topo

Postado em 21 de Junho às 16h59

Mensageiro Seguro 1005

Institucional (65)
Certa Corretora de Seguros e Certificação Digital - Chapecó/SC Donos de veículos podem indicar um condutor principal ao Denatran de forma online Donos de veículos podem indicar um condutor principal ao Denatran de forma...

Donos de veículos podem indicar um
condutor principal ao Denatran de forma online


Donos de veículos podem indicar um condutor principal ao Denatran de forma online, com a segurança e validade jurídica do certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.
O motorista indicado passa a ser o responsável pelas multas aplicadas ao veículo por violação das leis de trânsito como estacionamento em local proibido e excesso de velocidade, por exemplo. A funcionalidade também está disponível ao motorista que seja usuário da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital.
Para cadastrar a pessoa como o principal condutor de determinado veículo, o proprietário deve fazer login no Portal de Serviços do Denatran e informar o CPF e o número da CNH, que deve estar ativa e ser de categoria compatível com o veículo. A indicação de pessoa diferente do proprietário como principal condutor do veículo é permitida pela Lei 13.495/2017.
Após a inscrição, o motorista principal receberá um email para confirmação e informação do código de segurança da CNH. Somente após a expressa concordância do condutor, seu nome será inscrito no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). O proprietário do carro, no entanto, continua sendo responsável por multas relativas à situação do veículo.
O processo é diferente daquele da indicação do real infrator, que exige comparecimento ao posto de atendimento do Detran. Nesse e em outros casos, continua sendo necessária a atividade presencial para resolução da infração. Fonte: ITI

Multiplicando as melhores práticas


"Onde estão os melhores resultados da sua empresa?". Talvez esta pergunta tenha gerado uma pequena confusão em sua mente: sobre quais "melhores resultados" o autor deste artigo está se referindo? Melhores resultados em desempenho, produtividade, segurança, vendas, meio ambiente, ou será outro?
São tantas as variáveis que denotam um bom resultado, que fica difícil responder esta pergunta assim, de bate e pronto, não é mesmo? É que no mundo moderno, os resultados significam números. Comparamos se estamos em uma situação melhor ou pior do que outra área ou departamento, colocando um número seguido do símbolo de percentagem.
Consultores visitarão sua empresa, e pedirão melhoria de tantos % no desempenho global. Programas de segurança pedirão redução de acidentes, de 8 ocorrências anuais para 2 - uma evolução para todos! (Menos para os 2 acidentados, é claro).
Suas metas serão estipuladas em números crescentes, suas recompensas serão numéricas, você possui um número de chapa, trabalha em um andar identificado com um número, provavelmente na terceira ou quarta mesa depois da recepção do andar...
A matemática está presente em quase todas as suas atividades. Mas as empresas ainda não aprenderam a fazer uma importante conta para a melhora dos resultados: a multiplicação.
Quem olha os números ainda não percebeu que atrás deles estão as ações feitas por seres humanos cheios de sentimentos, vontades, sonhos, ambições, visões e metas, e que fogem à simples lógica do 1+1.
Conhecer a fundo e valorizar o desempenho destes profissionais, buscando multiplicar o que eles fazem de melhor é essencial para promover qualquer crescimento. Ao contrário do que alguns imaginam, estes profissionais não se negarão a compartilhar suas histórias de sucesso, nem o caminho que estão seguindo para terem um excelente desempenho em suas áreas. Sentir-se-ão honrados, valorizados e aprenderão muito mais, afinal quarto mais ensinamos, mais aprendemos.
Multiplicar as "Melhores Práticas" dentro da empresa, significa em essência, reconhecer que a empresa é um organismo vivo, e que pode aprender com o que tem de melhor dentro de si, num contínuo ciclo de crescimento.
Porém, o mais comum é vermos o caminho contrário: empresas que possuem excelentes práticas em determinadas áreas, mas que não são multiplicadas para as demais, subutilizando assim seu próprio conhecimento.
Como a chama de uma vela que acende outra, é possível multiplicar aquelas "boas práticas", sem perder a "luz original". Basta ação, diálogo e oportunidades para que estas práticas possam ser sugeridas e implementadas em larga escala.
E aí, voltamos à matemática: os números mostrarão melhores resultados, porque eles são apenas uma forma de medir o que as pessoas fazem de melhor dentro das empresas.
Multiplicar as "Melhores Práticas" criará uma sinergia em todas as áreas, e ironicamente, os números mostrarão que nem sempre a matemática tem razão, afinal quando há foco, objetivo e muitas pessoas envolvidas com o propósito de crescimento, 1 + 1 é sempre mais que 2.
Maurício Louzada - palestrante

Atualização dos normativos ICP-Brasil marca
novo momento da Certificação Digital no Brasil


As atualizações na política de certificação digital aprovadas na última reunião do Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – CG ICP-Brasil foram publicadas na Resolução nº 151, na edição do dia 14 de junho do Diário Oficial da União. A nova redação dos normativos busca atender a conformidade com o Programa WebTrust de Princípios e Critérios para Autoridades de Certificação, além de oportunizar a simplificação dos processos e redução de custos na infraestrutura da ICP-Brasil.
“É um novo momento para a política de certificação digital no Brasil. Trouxemos a ICP-Brasil para 2019, já que muitos de nossos regramentos estavam presos e alheios aos avanços tecnológicos. Criamos o ambiente para simplificar e facilitar processos de emissão do certificado digital, ampliando os requisitos de segurança”, enfatizou o diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, Marcelo Buz.
Para o cidadão ficou ainda mais fácil obter o certificado digital. Para quem já possui algum documento de identificação digital válido não será mais necessária a identificação em duas etapas. A exigência de duas etapas de identificação (validação e verificação) no momento de solicitação do certificado, no entanto, será mantida nos casos em que os documentos sejam apresentados em papel.
O assessor especial do ITI, Ruy Ramos, reforça que as atualizações buscam “ampliar o acesso da sociedade ao certificado digital, diminuir o tempo de atendimento ao usuário e desburocratizar os procedimentos para a emissão”.
Com as atualizações ficam extintas, no âmbito da ICP-Brasil, as Instalações Técnicas, Instalações Técnicas Secundárias, Postos Provisórios de Autoridades de Registro e os Prestadores de Serviço de Suporte de AR. Os processos de credenciamento desses postos que estejam em andamento junto ao ITI serão arquivados.
O coordenador-Geral de Auditoria e Fiscalização do ITI, Maurício Coelho, explicou que significativas alterações foram realizadas no DOC-ICP 4 e DOC-ICP 5 e impactarão de imediato os processos em fase de credenciamento. “As empresas candidatas que deram entrada para credenciar-se na ICP-Brasil devem observar os novos critérios para a continuidade do credenciamento”. Fonte: ITI

Inovação, performance e experiência do consumidor


A transformação digital está revolucionando a relação das pessoas com os meios de pagamento. A integração entre o mundo digital e físico é cada vez maior e não falar sobre Omnichannel torna-se inevitável. A utilização de dispositivos com essa tecnologia é uma tendência que aprimora a gestão do varejo e traz novas funcionalidades de pagamento para o consumidor, a exemplo do YUMI – dispositivo de pagamento interativo lançado este ano pela Worldline na Europa.
Outra perspectiva é a crescente evolução de protocolos de segurança online, a exemplo do 3DS 2.0 que confere menor risco às compras devido às diversas formas de autenticação exigidas pelos emissores em parceria com as demais entidades do setor. Essas soluções contribuem para que as transações online sejam mais rápidas, seguras e eficientes, reduzindo o abandono de carrinho e índices de Chargeback. O objetivo é levar o e-commerce ao mesmo nível de performance de compras com cartão presente.
É válido também destacar a importância do uso de inteligência artificial e a evolução dos chatbots que passam a contar com APIS de pagamento integradas. Essa integração permite que o usuário interaja virtualmente com o seller, veja as opções de produtos ou serviços disponíveis e finalize a compra sem nem sair da rede social.
A perspectiva é a combinação entre a utilização de novas tecnologias que simplifiquem a gestão de processos do varejo com soluções que proporcionem uma experiência de alto nível para o consumidor. Estes dois fatores são fundamentais para alavancar ainda mais a performance no e-commerce em 2020 Fonte: Segs

Saúde
A importância de manter o peso saudável

A manutenção de um peso saudável é uma das principais medidas para a prevenção das doenças crônicas, que representam a causa de cerca de duas a cada três mortes no Brasil.
Estudos mostram que o excesso de peso leva a complicações de saúde, ao aumentar o risco de doenças como diabetes, colesterol alto, problemas cardiovasculares e respiratórios, gordura no fígado, apneia do sono, hipogonadismo masculino (baixa produção de testosterona), infertilidade, depressão e diversos tipos de câncer, sem falar nas complicações ortopédicas e limitações para as diversas atividades simples do dia a dia. O aparecimento de complicações é uma questão de tempo.
Além de comprometer a qualidade de vida, o excesso de peso aumenta o risco de morte prematura. Nos Estados Unidos já se prevê que a atual geração será a primeira a ter uma expectativa de vida menor do que a de seus pais. Um estudo mostrou que pessoas com sobrepeso (IMC 25 a 30Kg/m2) podem perder até três anos de vida, enquanto obesos (IMC 30-35Kg/m2) perdem até seis anos, e os muito obesos (IMC 35Kg/m2 ou mais) podem perder até oito anos de vida. Portanto, é importante que a obesidade seja reconhecida como uma doença crônica, e que seja tratada como tal. Você pode calcular seu risco através do cálculo do IMC (índice de massa corporal) = peso/altura x altura.
O tratamento da obesidade tem como pilares a redução do consumo energético e o aumento do gasto metabólico por meio da prática regular de exercícios físicos. A perda de 5 a 10% do peso corporal reduz de forma significativa o risco de desenvolver complicações como o diabetes e as doenças cardiovasculares. Porém, existe ainda a resistência, ou talvez a falta de conhecimento, de que a obesidade é uma doença crônica, grave e progressiva, e que requer tratamento a longo prazo.
É importante ressaltar que pessoas com excesso de peso são constantemente expostas a propagandas de produtos que garantem resultados milagrosos. Deve-se estar atento para evitar o uso de substâncias que não foram submetidas à análise criteriosa dos órgãos regulatórios – que não se mostram seguros nem eficazes para o tratamento da obesidade.
Ser obeso não é uma opção de vida, mas o resultado da interação entre uma série de fatores genéticos e do meio ambiente que merece ser tratada com seriedade, durante toda a vida do paciente. Dra Daniele Tokars Zaninelli, endocrinologista do Hospital VITA – Curitiba/PR

Orientação segura
Sua vida muda com atitude

Quem nunca sentiu medo? Comum em qualquer pessoa, a sensação ocorre quando nos sentimos ameaçados – física ou psicologicamente – e, por isso, entramos em estado de alerta e demonstramos receio de fazer algo. Entretanto, há diferentes formas de encarar a situação.
Na dificuldade de encarar os próprios medos a tendência mais natural da pessoa é a de desviar, evitar e muitas vezes negar que exista. Lidar com os medos é necessário. A melhor forma é identificando-os, delimitando-os e se possível, entendê-los mais profundamente.
Assumir esta postura de controle diante dos medos só traz benefícios à pessoa. Superar medos, ou pelo menos minorá-los para que a pessoas não viva tolhida em sua liberdade como um todo, só amplia o campo de atuação na vida. Pessoas que têm medo de viajar, outras de doenças, outras de enfrentar situações públicas, por exemplo, restringem muito as experiências que enriquecem a vida. Quando isso ocorre, ela passa a viver mais de acordo com as suas necessidades e realizações.
Para a realização desta tarefa, aconselha-se: verifique como o medo o afeta. Procure lidar com eles de uma forma a trazê-los à tona e se permita investigá-los. Assim, você consegue perceber que a restrição que eles provocam afetem a sua vida e aceita que isso pode ser diferente. Aceitar a ajuda como a de um terapeuta, para se estruturar e se libertar de algo que está atrapalhando a sua vida também é importante, conclui. Fonte: Blog Abílio Diniz

Ação Positiva

"Os anos ensinam muitas coisas que os dias jamais chegam a conhecer." Ralph Waldo Emerson
 

Veja também

Mensageiro Seguro 101606/09 Ferramentas que facilitam a implantação do RH Digital Com o avanço da tecnologia, certamente ninguém quer voltar para a fase em que o responsável pelo recrutamento sentava de frente a uma pilha de currículos atrás de um profissional com muita experiência para ocupar uma vaga. Os candidatos estavam longe de ser sintéticos e lá se iam horas de......
Mensageiro Seguro 96023/08/18 Como gerenciar profissionais da Geração Z                   Os verdadeiros nativos digitais, mais conhecidos como a geração z, já......
Mensageiro Seguro 100919/07 Novo eSocial. O que muda? A modernização do eSocial foi anunciada no dia 9 de julho. O sistema será substituído por um mais simples a partir de janeiro/2020. Conheça as mudanças e entenda a......

Voltar para Blog