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Postado em 19 de Janeiro às 23h41

MENSAGEIRO SEGURO 1.244

Certa Corretora de Seguros e Certificação Digital - Chapecó/SC Número 1.244 - Ano XV - 19/01/2024 Publicação Semanal Certa Seguros e Certificação Digital Edição: Samara...


Número 1.244 - Ano XV - 19/01/2024
Publicação Semanal
Certa Seguros e Certificação Digital
Edição: Samara Braghini


Leia nesta edição do Mensageiro Seguro

1-A gentileza no ambiente de trabalho

2- Como proteger residências em períodos de fortes chuvas

3- Cuidadores contratam 12 apólices de seguro de vida um mês antes de idosa morrer

4- Como a tecnologia está transformando a liquidação de sinistros no seguro auto

5- Saúde: Proteja sua pele

6- Orientação segura: Desenvolva habilidades fundamentais em vendas e conquiste mais clientes

7- Ação Positiva


A gentileza no ambiente de trabalho





A maneira mais prática e imediata de melhorarmos o nosso ambiente de trabalho é desenvolver nas pessoas a gentileza.
Se as pessoas forem mais gentis umas com as outras, menos agressivas e adotarem comportamentos mais civilizados, a qualidade de vida no ambiente de trabalho melhorará muito. Vejo empresas em que os colaboradores não se respeitam. Gritam uns com os outros. Falam mal de clientes, fornecedores e mesmo das chefias. Não cuidam da limpeza dos sanitários. A copa é suja e mal arrumada. As mesas entulhadas.
A gentileza, em seu sentido mais amplo, significa respeito às pessoas, não só no modo de falar e agir, mas no cuidado com o ambiente. Num ambiente desprovido de gentileza, não pode haver prazer no trabalho. E trabalhar sem prazer é uma semi-escravidão.
Se sua empresa encontra-se nessa situação ou a caminho dela, é preciso, com urgência reverter esse quadro, antes que seja tarde. Quando discuto isso com alguns empresários, diretores, chefes e colaboradores, eles me dizem ?aqui nesta empresa não há solução?. É preciso não acreditar nisso e buscar rapidamente o caminho da gentileza, do respeito, da educação, da limpeza, da ordem, da estética, pois são esses os símbolos da civilização e temos que desenvolver empresas civilizadas e não rudes, grossas, desprovidas de qualquer respeito aos colaboradores, fornecedores e clientes.
Não conheço nenhum ser humano, por mais pobre e simples que seja, que não queira ser bem tratado; que não goste de ser alvo de gentilezas, de um simples ?obrigado?, ?por favor?, ?desculpe-me? ou ?com licença?. Por mais rude que seja uma pessoa, ela se curvará, no mais íntimo de seu ser, a pessoas educadas, polidas, gentis.
Uma empresa gentil atrai e fideliza clientes. Uma empresa gentil atrai e retém os melhores talentos. Uma empresa gentil aproxima fornecedores de qualidade. Experimente e verá! Faça em sua empresa um grande esforço para disseminar a ideia da gentileza entre as pessoas. Pense nisso. Sucesso! Por professor Luiz Marins

Como proteger residências em períodos de fortes chuvas



Levantamento climatológico do INPE ressalta que as chuvas se intensificam durante o verão há mais de quatro décadas; o melhor cenário é prevenir-se com o seguro residencial.
Na Porto Seguro, entre dezembro de 2022 e março de 2023, os eventos climáticos representaram um aumento de mais de 70% dos acionamentos em seguros em relação às demais estações do ano. Os chamados para reparos de danos elétricos e vendaval são os que mais são acionados. Entre as regiões com maior número de casos, estão o Sul e o Sudeste.
De acordo com dados do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, em uma série de análises conduzidas há mais de 40 anos, o verão é campeão em incidências relacionadas às fortes chuvas. Um estudo do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, datado de 2020, mostra que número de eventos de precipitação extrema, com chuva acima de 100 milímetros/dia, já é maior nos últimos 20 anos do que no acumulado das seis décadas anteriores.
Com o avanço de ocorrências de eventos climáticos, é ideal que as pessoas estejam preparadas para possíveis danos, especialmente residenciais. Para garantir segurança, a Porto Seguro oferece cobertura para eventos como incêndio, queda de raio, explosão, danos elétricos, vendaval, tempestade, alagamento e outros. Oferece ainda assistência emergencial 24 horas para a residência e outras opções de serviços, que incluem desde resgate e transporte de veículos e reparos.
Para saber o que é mais apropriado para a residência e para a região onde reside, o cliente pode e deve recorrer aos corretores de seguros, profissionais altamente treinados para orientar e achar a apólice mais recomendada para cada necessidade. Fonte: Prossegs


Cuidadores contratam 12 apólices de seguro de vida
um mês antes de idosa morrer



Cuidadores contratam 12 apólices de seguro de vida, no total de R$1.200.000,00 de indenização, um mês antes da idosa morrer.
A 8ª Câmara Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina confirmou decisão prolatada pela 4ª Vara Cível da Comarca de Balneário Camboriú que, nos autos da Ação de Cobrança, que julgou improcedente pleito formulado por dois cuidadores que pretendiam receber, inicialmente, R$ 200 mil de seguro pela morte de uma idosa que estava sob seus cuidados em seus últimos dias de vida.
O motivo da negativa teve relação com suspeita e posterior investigação que apurou a possibilidade de a senhora ter morrido por conta de envenenamento. Nesse trabalho, a polícia levantou com testemunhas que a dupla de cuidadores ? um homem e uma mulher ? negligenciava o tratamento da idosa de forma proposital. Na ocasião, cerca de um mês antes do óbito, os cuidadores teriam contratado 12 (doze) apólices de seguro de vida, no total de R$1.200.000,00 (um milhão e duzentos mil reais). A cobrança judicial se referia à primeira delas.
A dupla de cuidadores, em sua defesa, alegou que foi absolvida de tais acusações na esfera criminal. O desembargador relator, assim como já se posicionara o juiz de origem, anotou que ?em que pese a ausência de prova quanto aos crimes de homicídio e falsidade ideológica, os depoimentos colhidos na fase de inquérito policial, assim como aqueles produzidos no escopo destes autos, de fato, corroboram a ocorrência de fraude e má-fé dos cuidadores?.
Uma das testemunhas, médica que tratou da idosa, declarou que a cuidadora comentava que não deveriam investir na paciente pois era a vontade desta encontrar-se com Jesus; que quando noticiou o óbito da segurada, disse 'que estava feliz pois a segurada havia realizado seu desejo '.
O conjunto probatório que demonstra que os cuidadores além de se aproveitarem da fragilidade e boa-fé da idosa, segurada, para induzi-la a contratar diversos seguros de vida, colocando-os como beneficiários para o recebimento das indenizações, foram negligentes com a sua saúde, a fim de que morresse para receberem logo a indenização securitária. evidente intenção de fraudar a relação securitária. quebra da boa-fé contratual. violação art. 765, do código civil. indenização indevida.
No entendimento do órgão julgador, o pedido de indenização é indevido e deve ser negado, pois ficou evidente a intenção dos cuidadores, beneficiários das apólices de seguros, envolvidos em fraudar a relação securitária, que deve estar sempre fincada na honestidade das partes. Para os integrantes do colegiado, restou claro que houve ?quebra da boa-fé contratual?. Fonte: Segs


Como a tecnologia está transformando a liquidação
de sinistros no seguro auto



A tecnologia tem sido uma força motriz por trás da evolução de todos os setores, e o setor de seguros não é exceção. Desde a melhoria da experiência do cliente até à simplificação de processos, os avanços tecnológicos têm transformado o setor segurador a um ritmo rápido.
Embora a pandemia da COVID-19 tenha acelerado esta tendência, o ritmo continuou desde então, com a indústria a adaptar-se às novas necessidades, hábitos e expectativas dos seus clientes. De acordo com o Relatório Mundial de Seguros de 2021 da Capgemini e da EFMA, a maioria dos segurados espera que os prestadores de seguros compreendam as suas necessidades e expectativas.
Os consumidores procuram um serviço mais personalizado e ágil por parte das suas seguradoras. A tecnologia permite não só atender, mas também superar as expectativas dos segurados. No passado, os seguros permaneciam em grande parte como um negócio prático; no entanto, nos últimos anos assistimos a um ritmo rápido de digitalização na indústria.
O seguro automóvel não só proporciona compensação financeira por danos ao veículo, mas, em certos casos, também cobre despesas médicas do segurado. Também pode fornecer proteção financeira em caso de roubo, dano total durante uma calamidade natural, acidente ou qualquer outro imprevisto.
A tecnologia transforma a indústria dos seguros automóveis. Dispositivos telemáticos são utilizados para rastrear a localização e o comportamento de condução de um veículo. Essas informações podem ser usadas para avaliar riscos e determinar prêmios. A inteligência artificial (IA) também está sendo usada para automatizar tarefas, como processamento de sinistros e detecção de fraudes. Isto libera recursos humanos e financeiros para se concentrarem em tarefas mais complexas.
Tradicionalmente, a liquidação de seguros auto tem sido um procedimento complexo e demorado, envolvendo extensa documentação, verificações manuais e longos períodos de espera. A tecnologia reduziu drasticamente o tempo de resposta para sinistros, de semanas para horas e até minutos. Em alguns casos, foi até reduzido a segundos.
A tecnologia revolucionou completamente a liquidação de sinistros de seguros em todo o mundo. Vejamos um exemplo de como funciona um sinistro de seguro automóvel em 2023, em comparação com como funcionava há cerca de uma década. Digamos que você esteja envolvido em um acidente de carro em 2023. Você usa seu celular para tirar fotos dos danos ao seu veículo e ao veículo do outro motorista. As informações do seu seguro já estão disponíveis no aplicativo. A seguradora poderá avaliar os danos e tomar a decisão de aceitar ou negar o seu sinistro.
A IA permitiu que as seguradoras avaliassem o valor da perda com base em vídeos/fotos e tomassem uma decisão sobre o sinistro instantaneamente. Se o sinistro for aceito, a seguradora aprovará o sinistro e pagará o custo dos reparos. Em alguns casos, dependendo do valor a ser liquidado e do montante da perda, os sinistros podem ser processados instantaneamente. Em outros, levaria apenas alguns dias para que todo o processo fosse concluído.
Se você se envolvesse em um acidente de carro em 2010, teria que registrar uma reclamação em papel. Isso envolveria o preenchimento de um formulário extenso e o fornecimento de documentação, como relatórios policiais e estimativas de reparos. Você pode ter visitado o escritório da seguradora algumas vezes. A seguradora teria então que investigar o sinistro, o que poderia levar semanas ou até meses. Fonte: Autocar



SAÚDE: Proteja sua pele


Com sol, chuva ou mesmo dentro de casa, estamos expostos diariamente a exposição de raios ultravioletas nocivos à saúde da pele. O recomendável é usar protetor solar todos os dias, repondo o produto a cada duas horas.
Isso porque, independentemente do clima, estamos expostos a armadilhas diárias, como a iluminação artificial, computadores, celulares e o mormaço. São radiações que causam manchas na pele, envelhecimento precoce, diversas doenças, e até câncer. Fonte: Conexão Saúde

Orientação Segura: Desenvolva habilidades fundamentais em vendas e conquiste mais clientes


Desenvolver competências em vendas é essencial para ampliar os resultados e impulsionar a lucratividade do negócio. Para isso, é fundamental cultivar a empatia com os clientes, aprimorar habilidades de comunicação, construir narrativas envolventes, praticar a escuta ativa e compreender as necessidades dos consumidores, pontos fundamentais para alcançar resultados eficazes na empresa. Independentemente do porte do negócio, é indispensável contar com uma equipe habilidosa, capaz de atrair clientes e conduzir negociações com eficácia.
Segundo a coach, palestrante e diretora da Febracis Paraná, Daniella Kirsten, para potencializar os resultados, é importante estabelecer uma infraestrutura interna sólida, permitindo a delegação de tarefas e a atribuição de responsabilidades à equipe. ?Vender é uma arte, uma habilidade a ser refinada e que, quando é aprimorada continuamente, passa a não apenas alavancar vendas, como também a construir relacionamentos sólidos com os clientes. Nesse contexto, promover o desenvolvimento das habilidades de vendas pessoais e entre os colaboradores do time comercial, torna-se algo essencial para elevar o patamar de crescimento desejado para os negócios?, explica.
Porém antes de mergulhar no universo das vendas, Daniella explica que é essencial compreender a importância de conhecer profundamente o produto ou serviço que você oferece. ?O sucesso nas vendas está intrinsecamente ligado ao entendimento minucioso dos recursos, benefícios e aplicações do que está sendo ofertado. Essa compreensão não apenas aumenta a confiança do vendedor, mas também permite uma comunicação mais eficaz, destacando os aspectos que verdadeiramente ressoam com os potenciais compradores. Assim, a base sólida de conhecimento cria alicerces para uma abordagem de vendas eficiente e orientada para resultados? conta a coach.
Dicas para desenvolver habilidades de vendas
Um vendedor de alta performance destaca-se pela habilidade de compreender as necessidades do cliente, e isso começa com a arte de ouvir. Esse profissional não recorre a discursos pré-fabricados, mas sim se aprofunda para entender as dores e problemas do cliente. A argumentação é construída com base nessa compreensão, evidenciando como o produto ou serviço pode resolver essas questões específicas.
Um bom vendedor deve comunicar-se com clareza e objetividade. Transmitir ideias de forma envolvente, conduzindo o cliente ao longo da jornada de compra com argumentos que destacam o valor do que está sendo oferecido. Vale ressaltar que a comunicação vai além das palavras, incluindo vestimenta, postura e gestos, sendo crucial em todos os canais, inclusive os digitais.
A habilidade de estabelecer rapport, uma conexão empática entre duas pessoas, é distintiva em vendedores de alta performance. Esses profissionais, atentos à linguagem corporal e adeptos à escuta atenta, criam sintonia com os clientes. Essa sintonia facilita o processo de venda, aproximando o vendedor das necessidades do cliente.
Bons vendedores destacam-se pela habilidade de gerenciar eficientemente o tempo. Evitando a procrastinação, esses profissionais conseguem atender todas as demandas, equilibrando tarefas, desenvolvimento pessoal e momentos de lazer.
Vendedores de alta performance destacam-se por se adaptar a novas situações e resolver problemas inesperados. Diante de mudanças durante uma interação com o cliente, ajustam seu comportamento para garantir resultados positivos.
A inteligência emocional é fundamental para controlar comportamentos diante de emoções. Vendedores eficientes identificam seus próprios sentimentos, evitando interferências negativas no trabalho. Além disso, conseguem perceber as emoções alheias, agindo de acordo para manter um ambiente propício às negociações.
A habilidade de resolver problemas rapidamente é essencial para um vendedor de sucesso. Enfrentando desafios inesperados durante negociações, esses profissionais identificam soluções ágeis, superando obstáculos e mantendo o processo em movimento.
A motivação e o engajamento contínuo são características fundamentais em um vendedor eficaz. Profissionais de alta performance mantêm-se motivados, promovendo esse estado de automotivação, independente de eventos externos, garantindo resultados consistentes. Fonte: Segs
Escrito ou enviado por Flávia Ferreira - SEGS.com.br

Ação Positiva


"A personalidade tem o poder de abrir as portas, mas é o caráter que as mantém abertas." Autor desconhecido


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