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Postado em 27 de Janeiro de 2023 às 14h49

MENSAGEIRO SEGURO 1197

Certa Corretora de Seguros e Certificação Digital - Chapecó/SC Número 1.193 – Ano XIV – 27/01/2023 Publicação Semanal Certa Seguros e Certificação Digital Edição: Samara...

Número 1.193 – Ano XIV – 27/01/2023
Publicação Semanal
Certa Seguros e Certificação Digital
Edição: Samara Braghini


Leia nesta edição do Mensageiro Seguro

1.O impacto da força da marca no relacionamento com o consumidor
2.A manutenção preventiva é essencial no cuidado com a segurança nas estradas
3.Consumidor deseja produtos personalizados, mostra pesquisa
4.O respeito pelos idosos é fundamental em todos os momentos, inclusive no trânsito
5.Saúde: A percepção do estresse
6.Orientação segura: O que as empresas podem aprender com o caso Americanas?
7.Ação Positiva


O impacto da força da marca no relacionamento com o consumidor

Uma marca se fortalece com a consolidação de diversos fatores. A qualidade é condição básica de sobrevivência de um produto ou um serviço, a diferença neste campo está em seu grau de resolução dos problemas das pessoas, ou seja, é o fator humano quem realmente faz a diferença. A relação transparente e verdadeira com o consumidor, os compromissos assumidos com a sociedade, o comprometimento dos colaboradores (dos que passaram, dos que estão e dos que virão), é esta visão sistêmica e interdependente que consolida a sua força, independente do mercado em que atua.

Há algumas décadas, ao falarmos sobre marcas referência, lembrávamos sempre daquelas que viraram sinônimos dos produtos: tem aquela do refrigerante, do achocolatado em pó, da esponja de aço, do impermeabilizante com o balde amarelo.

Essa conexão com o produto por meio de técnicas funcionais e da propaganda repetitiva, quase como um chiclete que gruda em nossas mentes, continua sendo fundamental, mas será que somente isso funciona neste mundo contemporâneo? Os consumidores querem conhecer o posicionamento das empresas, o que defendem, em que acreditam.

Não é à toa que as assistentes virtuais fazem tanto sucesso, pois são mais uma forma de aproximação com os clientes na tentativa de humanização das empresas, é como diz a expressão já popular de “dar match”. O tempo de atuação deve ser uma vantagem para a marca e não um empecilho, um sinônimo de confiança e de que ela irá além de não lhe deixar na mão, escutará qual o seu desejo, a sua necessidade. Que os mais de X anos de mercado sejam um diferencial competitivo – “ela segue inovando, continua atual, conquista cada vez mais consumidores” – e não um sinônimo de obsolescência - “faz mais do mesmo, continua oferecendo as mesmas soluções, é mais conhecida pela história de sucesso no passado do que no presente”. Mas como manter essa vitalidade?

Não há receita pronta, mas algumas características são comuns àquelas que obtém sucesso. Ter um propósito consistente e genuíno, que faça sentido na empresa e que tenha um impacto na sociedade é um ponto de partida. O da Vedacit, por exemplo, é “transformar a vida de milhões de pessoas, melhorando as condições de habitação, fazendo da sua casa a nossa causa”, ou seja, enfatiza o compromisso com iniciativas, tecnologias e soluções que garantam a saúde das edificações e a prevenção de problemas que comprometam a saúde das famílias brasileiras. Mais do que vender produtos, a empresa assume um compromisso público com a saúde e até mesmo com a educação das pessoas, ao melhorar o local onde vivem. E esse compromisso inclui ações efetivas, próprias ou em parceria com negócios sociais, ONGs e outras indústrias que compartilham desse propósito.

Outra questão importante é ser genuíno também com as atribuições que assume. Não basta dizer que é inovadora. O que a companhia faz para isso? Ou em Sustentabilidade, quais são os compromissos assumidos publicamente? A empresa tem certificações, metas claras para evoluir em sua jornada, objetivos a serem alcançados?Outro assunto em alta, Diversidade; Inclusão, não bastam posts coloridos nas redes sociais, quais são as ações efetivas, desde o processo seletivo até a retenção dos talentos? Como é a relação com o consumidor? Há um cuidado para não estar no topo dos rankings que fiscalizam o nível de atendimento e resolução de problemas? Tem agilidade para sanar dúvidas e resolver suas não entregas?

Não é preciso falar sobre tudo o que está em alta, mas sim se comprometer de verdade com aquilo que faz parte da cultura da empresa. Os colaboradores também fazem parte desse processo. Eles precisam compartilhar os mesmos valores e colocar em prática no dia a dia. Ter diversas gerações convivendo harmonicamente também reflete nessa vitalidade. Unir os jovens recém-formados com profissionais com mais de 20, 30, 40 anos de empresa e incentivar o que há de melhor em cada um.

O que faz uma marca ser valiosa é o fruto dessa combinação: o quanto ela mostra os interesses nas questões que as mobilizam, o impacto social gerado, a conexão e identificação dos funcionários, a atuação como agente transformador, a real consequência na sociedade. Afinal, o consumidor sabe quando é de verdade e valoriza isso.

Independente de marcas serem adquiridas por outras empresas, o mais importante para a manutenção de seu sucesso e perenidade é garantir com que ela permaneça capturando o espírito da época (Zeitgeist), em especial entendendo as necessidades das pessoas e do planeta. Fonte: Segs


A manutenção preventiva é essencial no cuidado
com a segurança nas estradas


Diferentemente da manutenção corretiva, a manutenção preventiva objetiva evitar o surgimento de qualquer falha no veículo. Além disso, ela também é importante para manter as peças em bom estado de conservação.

Na manutenção preventiva são verificados diversos itens e cada automóvel possui um intervalo de tempo diferente entre uma manutenção e outra. Por isso é importante guardar o manual após adquirir o veículo, pois essa informação está presente neste documento.

As peças de um automóvel desgastam naturalmente com a ação do tempo e consequentemente o seu funcionamento é afetado, ou seja, as chances de ocorrer um acidente são muito maiores. Com a manutenção preventiva os deslocamentos se tornam muito mais seguros.

Para realizar a manutenção preventiva recomenda-se buscar as referências do local em que se pretende levar o veículo para garantir que o automóvel esteja em boas mãos.
Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras


Consumidor deseja produtos personalizados, mostra pesquisa

Estudo revela que os brasileiros se interessam por produtos personalizados; para empresário, consumidores escolhem produtos com base em suas necessidades e desejos. Ao adotar essa estratégia, o produtor maximiza o lucro enquanto atende às opções de personalização nas necessidades do consumidor.

O impulso para adquirir produtos e serviços é inerente ao consumidor brasileiro, e é impulsionado por datas comerciais como Natal, Ano Novo, Dia das Mães, dos Pais, Namorados ou mesmo eventos já incorporados ao calendário brasileiro, como a Black Friday. Apesar disso, um levantamento da Dessault Systèmes revelou que um fator é essencial para os brasileiros no momento de realizar uma compra: a personalização.

De acordo com a análise, 83% dos consumidores desejam produtos ou serviços personalizados, pois esperam que estes se adaptem às suas necessidades em questão de momentos ou horas. Ainda segundo a Dessault Systèmes, os consumidores se mostraram propensos a pagar, em média, até 25,3% a mais por um produto ou serviço customizado.

Para Diego Roque, responsável pela Ninja Brindes, empresa que atua com brindes promocionais, a pesquisa que indica um elevado interesse por produtos personalizados no mercado demonstra que os consumidores investirão em um produto se acreditarem que ele atenderá às suas necessidades. “Os consumidores escolhem produtos com base em suas necessidades e desejos. Por exemplo, alguém que deseja perder peso pode comprar suplementos dietéticos ou shakes substitutos
de refeição”, afirma.

Roque destaca que, quando uma empresa customiza seus produtos para satisfazer às necessidades dos consumidores, os produtos têm um poder de atração de um público mais amplo o possível. Com isso, o produto em questão se torna mais lucrativo para o negócio.

“Os produtos produzidos devem ser adaptados para atender a uma ampla gama de necessidades e desejos. Um spray repelente de mosquitos é um produto personalizado de acordo com as necessidades e motivações dos consumidores”, exemplifica. Dessa forma, nas palavras do responsável pela Ninja Brindes, o consumidor pode escolher uma variante específica deste produto com base em seu nível de risco percebido e preferência por odores potencialmente desconcertantes.

“Ao adotar essa estratégia, o produtor maximiza o lucro enquanto atende às opções de personalização nas necessidades do consumidor”, conclui. Fonte: Segs


O respeito pelos idosos é fundamental em todos os momentos, inclusive no trânsito

O avanço de idade é algo que faz parte da vida. Quando o indivíduo chega nesse estágio é natural que ocorra limitações físicas e por este motivo é tão importante que todos contribuam para a segurança dessas pessoas no trânsito. No caso de um acidente, os idosos estão mais suscetíveis a lesões de maior gravidade, que podem resultar em longos períodos de internação, lesões permanentes ou imobilizadoras.

Para que todas as pessoas, inclusive os mais velhos, possam realizar o seu trajeto sem riscos é necessário que respeitar todas as regras de trânsito estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além disso, para aqueles que se locomovem a pé, é sempre bem-vindo auxiliar os idosos na travessia da faixa de pedestre.

O idoso, por sua vez, deve sempre renovar a sua CNH quando a validade da mesma vencer e caso seja constatado que não é mais seguro dirigir, é preciso respeitar essa determinação. Os familiares precisam estar atentos aos prazos dos documentos e garantir que o idoso só vai pegar no volante caso não haja nenhum problema que atrapalhe essa prática. Fonte: SindsegSC


Saúde:A percepção do estresse

O estresse é a palavra que as pessoas ocupadas, ou que se consideram assim, utilizam diariamente para descreverem o estado em que estão. Fazendo uma análise mais profunda, estresse nada mais é do que medo. Medo de que algo possa te agredir ou prejudicar.

Há milênios, nossos ancestrais também sentiam esse estresse emocional ao se deparar com um predador ou em qualquer situação de perigo. O ruim é que nos dias atuais, quase tudo que acontece é motivo para desencadear o estresse. No fundo, o problema não está no estresse, que é natural e pode até te ajudar a sobreviver numa situação de perigo real. O problema está na percepção do ser humano que considera várias experiências no dia a dia como perigosas e “estressantes”.

A causa está na percepção. Ao mudarmos a percepção, mudamos o sentimento e, portanto, mudamos a reação física. E como mudar a percepção? Dois fatores: O estado emocional que você comumente vive e o significado que você dá aos fatos.

Cultive estados de compreensão, não–julgamento, apreço, alegria e principalmente gratidão e o estresse desaparece porque certamente o significado que você dá aos fatos nesses estados é bem diferente de que quando você está nervoso, com raiva ou com medo. Pode parecer piegas mas emoções como gratidão são o melhor antídoto para o estresse. Fonte: oqueimportanavida


Orientação segura:O que as empresas podem aprender com o caso Americanas?

Além das inconsistências contábeis encontradas de R$20 bilhões, a empresa pediu recuperação judicial. Especialista alerta e dá dicas para as companhias não sofrerem o mesmo.

Nos últimos dias, investidores e até mesmo a população em geral, foram surpreendidos com o escândalo do rombo das Americanas. A atenção foi direcionada após a divulgação pela companhia de “fato relevante” onde reconhece “inconsistências” na sua contabilidade no montante de R$20 bilhões, levando as ações a uma queda de 77% em um único dia.

Um dia após a divulgação do fato a empresa ingressou com uma medida cautelar antecedente (processo judicial), visando proteger seus ativos de penhoras, arrestos, bloqueios etc., especialmente os recursos ainda existentes no caixa da companhia, e alguns dias depois protocolou formalmente seu pedido de recuperação judicial, declarando uma dívida global de mais de R$ 43 bilhões.

Além disso, Sérgio Rial, que havia assumido o cargo de presidente-executivo da companhia há apenas nove dias, optou por deixar o comando da empresa, assim como o diretor de relações com investidores, André Covre.

De acordo com o Dr. Alcides Wilhelm, advogado e contador, sócio da Contax Contabilidade e Planejamento Tributário, ainda não se tem todas as informações disponíveis para avaliar o impacto causado pelas chamadas “inconsistências contábeis”. “Mas podemos dizer que toda essa situação trouxe uma crise de confiança para a empresa e o mercado, impactando negativamente tanto o valor das ações como dos títulos de dívida da varejista. Além disso, é provável que ocorram demissões em massa, cortes de despesas e investimentos nos próximos meses”, informa.

Inconsistência contábil nada mais é do que um eufemismo para erros cometidos, seja por interpretação das normas contábeis, por equívoco em lançamentos, ou mesmo de maneira intencional, nesse caso podendo ser enquadrado como crime.

Na rotina das empresas é comum ter alguma inconsistência contábil, porém não nessa magnitude divulgada pela Americanas. Por mais que seja corriqueiro, não é ideal que esses erros aconteçam e para evitar isso, o mais indicado é ter um setor contábil conhecedor das técnicas que devem ser adotadas para a escrituração das operações da empresa.

Wilhelm explica que “isso ocorre por diversos motivos e nos mais variados setores da empresa, seja na gestão de documentos fiscais, controle de estoques, entregas de declarações, pagamentos de impostos, contas a pagar e a receber, sistemas mal parametrizados, entre outros”.

No caso das Americanas não podemos afirmar qual o tipo de inconsistência ocorreu, mas podemos concluir que não contratar um serviço contábil e de auditoria sérios, com conhecimento técnico adequado para o tipo de negócio, pode gerar grandes problemas às companhias, indiferente do seu porte.

Wilhelm lembra também que o Brasil tem um dos piores sistemas tributários do mundo, exigindo um esforço enorme por parte das companhias para estarem em conformidade com a legislação. “Muitos negócios são inviabilizados devido a interpretação da legislação tributária por parte do fisco e dos contribuintes divergirem, o que ocasiona autos de infração fiscal impagáveis”.

A ausência de um bom profissional de contabilidade pode gerar dívidas, levar a empresa para a ilegalidade e certamente afetar a sua saúde financeira. “Nota-se que o contador tem um grande papel dentro das empresas, seja nos momentos bons ou ruins. O exercício contábil vai além da gestão das obrigações financeiras e de legislação. É uma verdadeira consultoria aos diretores e colaboradores sobre como manter uma empresa correta e de forma legal no mercado atualmente. Um bom serviço contábil vai fazer diferença no real sucesso da empresa”, conclui. Fonte: Segs


Ação Positiva

“A maioria das pessoas não entende que, quando setrata de ser rico, não é sobre quanto dinheiro você ganha. É sobre quanto dinheiro você mantém.” Robert Kiyosaki

Certa Seguros
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