topo

Postado em 13 de Janeiro de 2023 às 14h07

MENSAGEIRO SEGURO 1195

Certa Corretora de Seguros e Certificação Digital - Chapecó/SC Número 1.191 – Ano XIV – 13/01/2023 Publicação Semanal Certa Seguros e Certificação Digital Edição: Samara...

Número 1.191 – Ano XIV – 13/01/2023
Publicação Semanal
Certa Seguros e Certificação Digital
Edição: Samara Braghini


Leia nesta edição do Mensageiro Seguro

1.Há um entardecer chuvoso em todos nós
2.Planejamento previdenciário: quando e por que pensar nisso?
3.Mediação extrajudicial online é tendência para o mercado de seguros em 2023
4.Saúde: Alimentos que hipertensos devem evitar
5.Orientação segura: Tendências tecnológicas que vão moldar o setor de seguros em 2023
6.Ação Positiva

 

Há um entardecer chuvoso em todos nós

Quantas vezes olhamos para além da janela e nos confrontamos com o tempo frio, chuvoso e com nuvens escuras que parecem esconder o sol e torcemos ansiosamente para que o tempo mude e a alegria surja como em um passe de mágica?

Detestamos tudo o que nos tira da zona de conforto e nos lança frente ao universo do desconhecido. Somo seres humanos, temos a tendência de preservamos aquilo que nos traz segurança e comodidade. E isso envolve uma série de ações, pensamentos e comportamentos que não causam nenhum tipo de medo, ansiedade ou risco. É um lugar onde nenhum indivíduo se sente ameaçado e muito menos “molhado”.

Ficando nesse lugarzinho confortável, subestimamos a chuva, a noite, o frio e tudo mais que a vida tem a nós oferecer. Somos feitos de sol, chuva, dia e também noite. Há um entardecer chuvoso em cada um de nós… E isso é bom!

De fato, a gente sempre quer mudar de vida. Buscamos, habitualmente, no mesmo lugar o segredo que nos trará essa mudança. Em meio a essa busca insaciável, não nos damos conta de que existe uma alternativa que nos trará uma mudança duradoura e significativa. Mude o modo como enxerga o mundo, a chuva, o sol, o dia e a noite. Mude de perspectiva e tudo mudará com você.

O modo como enxergamos a realidade é influenciado pela posição em que nos colocamos na vida. Se da janela da cozinha você só consegue enxergar as mesmas coisas, talvez tenha chegado o momento de você se admirar com outra vista.

A posição em que você se coloca te permite observar as coisas de uma perspectiva, mas se você se colocar na posição de outro indivíduo, mudar de janela, passará a observar sob a perspectiva dele. E isso afeta basicamente a nossa mentalidade de um modo geral.

O tempo em que permanecemos em uma mesma situação está diretamente ligado ao tempo em que permanecemos pensando do mesmo jeito. E não porque existiam poucas ou nenhuma alternativa para uma saída, pois de nada adiantaria duas portas escancaradas se você não decidir sair, não é?

É importante concluir que todos nós temos padrões de pensamentos e que esses padrões te colocam exatamente onde você está. E que se você quiser mudar algo na sua vida, ou ela completamente, precisará mudar a forma como enxerga e reflete sobre a sua realidade.

Perspectiva tem a ver com mudar o seu ponto de vista. Tem a ver com trocar de janela de vez em quando. Observe um dia chuvoso e nublado, assim como quem observa um dia de sol pleno. E você se surpreenderá com a beleza que sempre esteve ali. Verás que a chuva, de uma certa forma, foi sempre a mesma. Você que a observou com outros olhos.

Você pode fazer isso pensando nas possibilidades, ou olhando para a moldura toda, e estará habituando o seu cérebro a se concentrar menos em irritações sem sentido e problemas que não merecem sua atenção. E consequentemente se sentirá melhor. Fonte: Edu Rocha, psicólogo


Planejamento previdenciário: quando e por que pensar nisso?

O sistema previdenciário no Brasil é conhecido por suas regras burocráticas e complexas. É natural que muitos se sintam perdidos quando estão prestes a se aposentar, já que apenas nessa fase começam a se preocupar com documentos trabalhistas e valores a receber, entre outros pontos. Para tornar o processo mais tranquilo e minimizar erros, existe o planejamento previdenciário.

De acordo com a advogada Tatiana Sampaio, especialista em Direito Previdenciário, o planejamento é uma medida que ajuda a conquistar os objetivos, fazendo com que o trabalhador consiga se organizar antes da aposentadoria para que possa receber o melhor benefício possível.

“O planejamento previdenciário é algo para todos, já que permite que o trabalhador se prepare para o futuro, ajudando, inclusive, a definir as contribuições que ele deve fazer para receber um determinado valor de aposentadoria”, esclarece Tatiana.

A especialista explica que, sem planejamento, o trabalhador pode contribuir de forma errônea inclusive. “Se alguém espera receber o teto, mas contribui toda a vida com o valor de um salário mínimo, isso não vai se realizar”, afirma.

O planejamento previdenciário garante que seja feito uma espécie de estudo preliminar que vai indicar os melhores caminhos para a aposentadoria do trabalhador. “Ele evita sustos desnecessários e permite definições mais claras para que a fase da aposentadoria não seja uma incógnita, mas algo planejado”, avalia a advogada.

E quando é o momento ideal para começar a pensar em planejamento previdenciário? De acordo com a especialista, quanto antes o planejamento começar, mais fácil será obter o resultado esperado. “Podemos dizer que por volta dos 30 ou 35 anos já seria indicado começar a organizar a documentação e buscar ajuda especializada”, alerta Tatiana.

Ela argumenta que um planejamento previdenciário é indicado para quem quer se aposentar no momento certo, considerando as diversas mudanças na legislação.
“Também é para quem deseja contribuir com o valor correto. Ou seja, nem mais e nem menos que o ideal para receber o esperado. Trata-se de uma medida importante para planejar o futuro sem erros”, conclui. Fonte: Segs


Mediação extrajudicial online é tendência para o mercado de seguros em 2023

Ao iniciarmos um novo ano, especialistas apontam tendências e expectativas para o mercado. No setor securitário não é diferente, o uso da tecnologia e as ações que colocam o cliente no centro do negócio foram listadas como algumas tendências para 2023. Nesse sentido, a mediação extrajudicial online surge como um mecanismo inovador na prevenção de litígios e na finalização de ações processuais em tramitação.

O procedimento jurídico une tecnologia, pois as tratativas para o encerramento da disputa ocorrem em ambiente online e coloca o cliente no centro, o segurado participa ativamente na construção do acordo apresentando suas necessidades. Esta alternativa preza pela satisfação do cliente. Para a advogada, mediadora e diretora da MediarSeg - primeira empresa brasileira especializada em solucionar conflitos do setor securitário, “não basta simplesmente satisfazer os clientes, é preciso encantá-los”, do pai do marketing, Philip Kotler, deve ser um lema para as companhias de seguros que procuram fidelizar o cliente mesmo em caso de controvérsias.

“Alcançamos resultados bem expressivos com o uso da mediação extrajudicial online. Recebemos muitos feedbacks dos advogados das partes demonstrando satisfação por finalizarem a lide por meio do acordo. Ao utilizar o método alternativo à jurisdição, a seguradora reduz os dispêndios, o procedimento é mais econômico que o processo judicial, gera imagem positiva para a companhia, pois o segurado percebe que a empresa está agindo de boa-fé e se sente valorizado por apresentar soluções”, explica a diretora.

A via judicial ainda é o meio mais utilizado pelos segurados para solucionar as lides, mas isso pode mudar. Este ano, o Poder Judiciário instituiu como meta incentivar as práticas autocompositivas. “Todos os anos batemos na tecla de que o Poder Judiciário pode entrar em colapso, os dados divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça são preocupantes. Em 2021, mais de 77 milhões de ações estavam à espera de uma solução. Precisamos fazer um trabalho em conjunto para que ocorra a diminuição de processos. O setor securitário pode contribuir ativamente para o bom funcionamento do Poder Judiciário. Por meio da mediação extrajudicial online, todos saem ganhando”, afirma Mírian.

A mediação extrajudicial online é um procedimento amparado pela Lei 13.140/2015, ela é indicada para a resolução de conflitos que envolvam direitos disponíveis, pode ser utilizada em qualquer parte da controvérsia, ou seja, na fase pré-processual, durante a tramitação do processo ou após sentença prolatada. “Já acompanhamos casos em que uma das partes não estava satisfeita com a determinação do juiz e recorreu. Quando isso acontece, instaura-se uma verdadeira batalha judicial. Isso representa mais custos, desgaste emocional e, até mesmo, o fim da relação entre cliente e empresa. Em casos de conflitos, acaba tornando-se comum o cliente cancelar o serviço para colocar fim na relação com a companhia de seguros. A mediação extrajudicial online preserva os laços e extingue de maneira satisfatória a disputa”, revela a mediadora.

O trabalho da MediarSeg é colaborativo, humanizado e tecnológico. “Trabalhamos com Inteligência Artificial para localizar processos em todo Brasil antes da companhia receber a citação. Isso possibilita que a nossa equipe trabalhe em conjunto com o departamento jurídico para encerrar a ação de maneira célere. Além disso, nossos especialistas utilizam técnicas de psicologia para aproximar as partes e gerar empatia entre os envolvidos. O resultado é muito positivo, o cliente permanece na carteira e a relação com a companhia é preservada”, finaliza Mírian Queiroz. Fonte: Segs

 

Saúde:Alimentos que hipertensos devem evitar

Estima-se que 32% da população adulta brasileira têm hipertensão. Desses 36 milhões, somente 50% sabem que são hipertensos, dos quais apenas 50% se tratam. A pressão 120 por 80 é considerada muito boa. Já acima de 140 por 90, a pessoa já é hipertensa.

Embora não tenha cura, a hipertensão pode ser controlada através de acompanhamento médico e de mudanças de hábitos alimentares. Segundo o médico nutrólogo Alexander Gomes de Azevedo, os seguintes alimentos devem ser evitados, pois aumentam a pressão arterial:

Alimentos industrializados ricos em sódio como linguiça, salaminho, salsichas, bacon, os chamados embutidos, frituras, molhos processados, refrigerantes, salgadinhos, entre outros.

Sal de mesa; consumo excessivo de canela, como o próprio chá; bebida alcoólica em excesso; consumo excessivo de café; consumo excessivo de chás com alto teor de cafeína, como o chá verde; molho à base de soja presente em comidas chinesas.

Já alguns devem ser inseridos no cardápio, como alimentos in natura, dentre esses: melancia, principalmente a parte branca que chamamos de citrulina; chuchu; cereais integrais- aveia, quinoa; abacate; legumes no geral; kiwi; pimentão vermelho; beterraba fresca e seu suco.

Ainda segundo o médico, os alimentos mais naturais são favoráveis a manter a pressão arterial normal, devido a quantidade de vitaminas e minerais presente e ao baixo nível de sal. “Existem alimentos naturais que são potencializadores e elevam a pressão, mas acontece quando o seu consumo é altamente excessivo. Ao contrário dos alimentos industrializados ricos em sal e gorduras, que são propiciadores da elevação da pressão sanguínea. Equilíbrio é a chave do sucesso para manter a saúde do corpo normal e saudável”, pontua Azevedo. Fonte: Viva Saúde


Orientação segura:Tendências tecnológicas que vão moldar o setor de seguros em 2023


A evolução digital no ramo segurador é notável e comprovável. Um estudo global da NTT Data apontou que a pandemia levou 42% das seguradoras a criarem plataformas de negócios digitais, parciais ou completas. A pesquisa constatou que o setor avançou quase um ano somente durante os primeiros 90 dias da pandemia, em 2020.

De acordo com informações do Relatório do Mercado Global da Indústria Insurtech, o volume do mercado deve atingir US$10,42 bilhões e crescer para US$158,9 bilhões até 2030, confirmando que a transformação digital do setor de seguros veio para ficar.

O relatório em questão também apontou para o fortalecimento da consciência dos players de seguros em relação à importância da digitalização, já que 85% das seguradoras enxergam a digitalização como prioridade estratégica. Além disso, o estudo apurou um crescimento de 35%, nos últimos 5 anos, dos financiamentos no espaço das insurtechs. Tecnologias ajudam seguradoras a operar de forma mais barata e eficiente.

Há muitos desafios a serem enfrentados pela indústria de seguros: são as interrupções na cadeia de suprimentos, as crises geopolíticas, a escassez de mão de obra, as mudanças nos hábitos do consumidor, a inflação global, etc. Essas e outras questões criam um aumento nos custos dos negócios. Por isso, as seguradoras estão em uma busca desenfreada para reduzir os custos operacionais e fortalecer seus negócios.

Nessa busca, as Companhias estão acelerando seus investimentos em tecnologias digitais, aplicando Inteligência Artificial (IA) e estratégias de automação em todas as funções de negócios. Essas tecnologias estão ajudando as seguradoras a operar de forma mais barata e muito mais eficiente.

Há cerca de cinco anos e meio atrás, a Tecnoblog lançou uma matéria que descrevia a experiência do jornalista Felipe Ventura ao visitar o primeiro restaurante tecnológico do McDonald’s no Brasil. Logo no começo, o jornalista explica que fica muito dividido em relação aos terminais de autoatendimento, porque “em tese, eles deveriam acelerar o processo de comprar um lanche, ou fazer check-in em um voo, ou sacar dinheiro no caixa eletrônico. Na prática, eu já tive que esperar bastante em algumas filas porque as pessoas não sabiam usar direito o sistema”. Sobre a experiência de autoatendimento no McDonald’s, especificamente, ele relatou frustração porque o pedido não aparecia no painel e veio com itens errados, dentre outras questões. O relato ilustra bem o tipo de experiência que nenhum cliente quer ter ao utilizar portais online, aplicativos móveis, chatbots e demais formas de autoatendimento ou interação. Por isso, é importante que as seguradoras ofereçam uma experiência digital eficaz ao cliente.

Apesar de as ferramentas digitais ajudarem os clientes a navegarem em tudo, desde comparações de preços, cotações online até processamento de reclamações em um só lugar, o corretor é parte fundamental da distribuição digital, conforme explicou Claudio Lendecker, Diretor Comercial da Pottencial. “Digitalização não é desintermediação. O corretor continua sendo fundamental nesse processo. Se o corretor não comprar esse processo, ele não vai acontecer. Às vezes a gente fala de digitalizar e pode passar uma ideia de que estamos falando de algo que vai excluir o corretor e não é isso. É uma forma, inclusive, de tornar o corretor cada vez mais importante e relevante nesse processo”.

Aumento da demanda por soluções tecnológicas que alavanquem e incorporem dados de risco climático. Segundo o Relatório Mundial de Seguros de Propriedade e Acidentes da Capgemini e Efma, apesar de as mudanças climáticas terem um grande impacto na indústria de seguro, apenas 8% das seguradoras estão se preparando adequadamente.

A solução apontada para a resiliência climática é equilibrar a prevenção de riscos com a gestão de riscos. Além disso, uma tendência apontada é a continuidade do crescimento da demanda por soluções de tecnologia que possam ajudar as empresas a alavancar e incorporar dados de risco climático em seus modelos. Seguradoras vão dobrar aposta em soluções tecnológicas.

Por conta de todos os desafios já mencionados e os que sempre surgem relacionados à economia e às mudanças climáticas, a tendência, segundo estudos, é que as seguradoras dobrem as apostas em soluções tecnológicas para conseguirem reduzir custos, fidelizar clientes por meio de experiências digitais incríveis e garantir o futuro dos negócios. Fonte: Insurtalks


Ação Positiva

“Ler livros bons é como conversar com as melhores mentes do passado.” René Descartes


Certa Seguros
Avenida Getulio Vargas 1403N Sala 201
Ed. Don Ricardo
Centro, Chapecó/SC
certa@certacorretoradeseguros.com.br
(49)3321-1100

Veja também

MENSAGEIRO SEGURO 116117/06/22 Número 1.161 – Ano XIV – 17/06/2022 Publicação Semanal Certa Seguros e Certificação Digital Edição: Samara Braghini Leia nesta edição do Mensageiro Seguro 1.Não espere resolver seus problemas para ser feliz 2.Previsão de crescimento do mercado global de seguros é de 4,8% pelos próximos dez......
MENSAGEIRO SEGURO 114204/02/22 Mensageiro Seguro Número 1.142 – Ano XIV – 04/02/2022 Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros Ltda. Edição: Samara Braghini Leia nesta edição do Mensageiro......
MENSAGEIRO SEGURO 1125 08/10/21 Mensageiro Seguro Número 1.125 – Ano XIV – 08/10/2021 Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros Ltda. Edição: Samara Braghini Leia nesta edição do Mensageiro......

Voltar para Blog

Uso de Cookies

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.