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Postado em 04 de Novembro de 2022 às 14h22

MENSAGEIRO SEGURO 1181

Certa Corretora de Seguros e Certificação Digital - Chapecó/SC Número 1.181 – Ano XIV – 04/11/2022 Publicação Semanal Certa Seguros e Certificação Digital Edição: Samara...

Número 1.181 – Ano XIV – 04/11/2022
Publicação Semanal
Certa Seguros e Certificação Digital
Edição: Samara Braghini


Leia nesta edição do Mensageiro Seguro

1.Mentalidade empreendedora
2.Tecnologia 5G, insurtech e a era do seguro quântico
3.As seguradoras serão integradas aos carros conectados?
4.Saúde: Previna problemas na coluna
5.Orientação segura: Mercado de seguros: revolução silenciosa da inteligência artificial
6.Ação Positiva

 

Mentalidade empreendedora

A mentalidade empreendedora, que faz a pessoa despertar e ter uma postura protagonista e autorresponsável por suas vidas, é uma verdadeira vacina contra os pensamentos negativos, a ansiedade e o vitimismo que teima em nos possuir.

Uma pessoa com mentalidade empreendedora assume uma postura protagonista, acredita que colhe aquilo que plantou e, por isso, crê ser a única pessoa responsável pelo rumo da sua vida e pela sua felicidade. Ela reage bem quando fracassa e busca aprender com o erro. Não se apega a mágoas devido a frustrações ou decepções com outras pessoas e, ao contrário, desenvolve filtros para se proteger de pessoas negativas e tóxicas, ajudando a manter a sua saúde emocional e mental.

Uma pessoa com mentalidade empreendedora sabe que estabilidade não existe. Com isso, ela aprende a ser flexível, é mais rápida para se reinventar quando as coisas não saem como o planejado e não tem tempo e nem vontade de se acomodar. Seu cérebro está sempre sendo estimulado a se desenvolver mantendo um interesse contínuo pela vida e pela realização dos seus projetos pessoais e profissionais. Ela é cheia de esperança de futuro.

Essa pessoa também sabe que o sucesso só depende dela, o que a faz manter-se focada nos seus próprios resultados, avaliando a sua performance, e dedicada a alcançar as realizações que se propôs. Não dá espaço para inveja e fofocas. Com isso, sua vida ganha significado e propósito, enquanto realiza a sua missão.

Num tempo em que vemos a ansiedade como o mal do século, conforme o psiquiatra Dr. Augusto Cury, e a depressão como a doença mais incapacitante da atualidade, segundo a psiquiatra Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva, nos alimentarmos dessa mentalidade empreendedora, buscando aprender com pessoas que são referências nesse tema, torna-se uma prioridade em nossas vidas.

É como se tivéssemos que, diariamente, tomar uma vacina de empreendedorismo para nos lembrarmos que somos o resultado das nossas escolhas e não vítimas do destino, do acaso ou de outras pessoas. A decisão é somente nossa! Escolha ser protagonista da sua história e empreenda a sua vida a cada dia! Fique atento, porque, no empreendedorismo, 100% dos vitimistas fracassam!
Fonte: Geração de Valor


Tecnologia 5G, insurtech e a era do seguro quântico

Enquanto os debates sobre o 5G e seus impactos ambientais continuam, os tecnólogos estão se preparando para uma era de conectividade sem precedentes. Jim Bramblet, diretor-gerente de seguros da Accenture para a América do Norte, escreveu recentemente: “Embora ainda estejamos a vários anos de realizar todos os recursos da computação quântica, as seguradoras precisam levar o futuro do quantum a sério para suas estratégias atuais.

A nuvem é a base para a aplicação bem-sucedida da computação quântica. As operadoras precisam fortalecer a adoção da nuvem e otimizar a maneira como aproveitam a nuvem para coletar dados em preparação para usar a computação quântica para avançar”. Bramble está certo. O 5G já está tendo um efeito transformador na economia global, pois as empresas podem utilizar latência mais baixa, uploads e downloads mais altos, análise de dados em tempo real e eficiência.

A Qualcomm, empresa multinacional de semicondutores e telecomunicações com sede nos EUA, diz que o padrão global 5G aprimorará os serviços móveis de “um conjunto de tecnologias que conectam pessoas a pessoas e pessoas a informações a um tecido de conectividade unificado conectando pessoas a tudo". Apesar dos lançamentos altamente divulgados do 5G globalmente, a revolução ainda está em sua infância. Em comparação com o 4G, o 5G oferece largura de banda e capacidade massivas, necessitando de menos energia para transmitir oceanos de dados. A velocidade máxima de download é estimada em 1.000 vezes mais rápida que 4G a 100 GB por segundo. A Qualcomm também diz que a capacidade total do 5G não será vista em todo o mundo até 2035 e prevê que, até lá, a tecnologia poderá produzir até US$ 12,3 trilhões em bens e serviços.

Os benefícios para o setor de seguros são claros. É um espaço que prospera na coleta e análise de dados. Com tecnologias aprimoradas, como IA, as possibilidades de avaliar riscos e lidar com reclamações na velocidade da luz, reduzindo custos para os clientes e criando novos produtos, são aparentemente infinitas. Manish Devgan, diretor de produtos da Hazelcast , explica: “maior largura de banda, menor latência e redes mais confiáveis fornecidas pelo 5G criarão uma base para aplicativos e serviços seguros e em tempo real”. Ele diz que os fluxos de dados difundidos alimentados pela conectividade onipresente exigirão plataformas em tempo real que combinem dados díspares, filtrem e agreguem dados e aproveitem a IA para fornecer inteligência acionável.

A tecnologia também pode resultar em segurança para os clientes. "Aproveitando os benefícios do 5G, o comércio de dispositivos móveis e vestíveis tem o potencial de crescer em um ritmo muito mais rápido. As redes 5G, por exemplo, permitirão verificações de fraude em tempo real, catapultando os pagamentos móveis para a adoção geral", diz Devgan. IoT, 5G e inovação insurtech.

Mas o quanto os dispositivos IoT estão influenciando os eventos no setor de insurtech? E quais áreas tiveram a maior aceitação? Mark White, Gerente Sênior – Mercados Financeiros e Fintech da Telehouse Europe, diz que as insurtechs reconhecem o valor dos dados e querem cada vez mais usá-los para aprimorar decisões. Apesar disso, a infraestrutura necessária para lidar com o aumento do fluxo de dados é um desafio que ainda precisa ser superado. “O problema é que o grande volume de dados pode facilmente se tornar esmagador, e muitos não têm a infraestrutura de TI certa para suportá-lo”, destaca White

Grande parte dessa tecnologia estará online nos próximos dois ou três anos. À medida que mais indústrias se adaptam para utilizar o 5G, os setores se diversificarão e entrarão em novas fases, que incluirão maior gamificação para iniciativas de incentivo, usos mais difundidos em seguros de saúde, seguros de automóveis, espaço de P&C e muito mais. White diz: “O 5G oferecerá muitos benefícios para empresas de insurtech, incluindo latência reduzida para ajudar a diminuir os tempos de transação e liquidação.
Também facilitará a adoção da IA para permitir maior personalização e melhorias na experiência do cliente.” Fonte: Insurtech Digital


As seguradoras serão integradas aos carros conectados?

Hoje, mais carros do que nunca estão conectados, e esses carros conectados estão criando e transmitindo muitos dados. Isso, por sua vez, criou uma corrida do ouro entre fabricantes de automóveis (também conhecidos como OEMs), seguradoras e outros para encontrar maneiras de monetizar esses dados.

Para as seguradoras de automóveis pessoais, as apostas e as oportunidades são maiores do que nunca. Carros conectados criam dados principalmente de três maneiras. A primeira é por meio de chips de computador especializados (ECUs) que controlam, monitoram e/ou registram os sistemas e o desempenho dos veículos (por exemplo, trem de força, direção, controle climático etc.). Em segundo lugar, os veículos também têm cada vez mais Unidades de Controle Telemático, que monitoram e registram dados típicos de telemática (aceleração e frenagem, velocidade, localização, etc.). E terceiro, é claro, carros conectados criam dados por meio de aplicativos de telemática nos telefones celulares dos motoristas. Os OEMs têm um caminho interno para acessar os dados operacionais gerais das ECUs e os dados da Unidade de Controle Telemático, por meio de modems celulares que agora estão instalados em quase todos os carros novos.

À medida que mais tipos de dados estiverem disponíveis, maior a probabilidade de que os cientistas de dados possam analisar os dados para melhorar as decisões de preços, subscrição e sinistros. Os OEMs podem monetizar esses dados de várias maneiras que beneficiam a si mesmos e aos proprietários de veículos. Por exemplo, usar dados para prever possíveis falhas do sistema e informar os proprietários de veículos para levar seu veículo para manutenção preventiva. De maior interesse para as seguradoras, são os OEMs que monetizam os dados de carros conectados oferecendo seguros – seja como distribuidor ou como seguradora licenciada ou MGA.

Existem vários exemplos de fabricantes que distribuem seguros. Por exemplo, a agência de seguros licenciada da Ford, American Road Services Company LLC, oferece dois programas de seguros baseados em telemática, com a marca Ford Insure e subscritos pela Nationwide. A agência licenciada da Toyota, a Toyota Insurance Management Solutions, oferece seguro por meio de oito seguradoras, incluindo Travelers, Nationwide, Mercury e Farmers. Hoje, exemplos de OEMs entrando no lado de risco do seguro são muito mais raros. No entanto, a Tesla está oferecendo apólices de automóveis em certos estados por meio de suas próprias seguradoras licenciadas: Tesla General Insurance, Tesla Property & Casualty e Tesla General Insurance.

As seguradoras de automóveis têm um imperativo estratégico de não serem deixadas para trás na corrida para monetizar os dados dos carros conectados. Existem várias maneiras pelas quais as seguradoras podem fazer isso. Melhorias impulsionadas pela telemática em preços e subscrição são agora amplamente compreendidas – e estão sendo buscadas pelas maiores seguradoras de automóveis pessoais e, cada vez mais, por seguradoras com menores participações de mercado. Há também um interesse crescente em usar dados de carros conectados para melhorar o processo de sinistros. Esses métodos incluem FNOL automatizado para colisões que podem reduzir os tempos de ciclo de sinistros e possivelmente resultar em mais segurados utilizando o Programa de Reparo Direto da seguradora. Outra área promissora é o uso de telemática e outros dados de carros conectados (por exemplo, implantação de airbags) para despachar imediatamente serviços de emergência para fins humanitários e também para potencialmente mitigar perdas por danos pessoais.

O mesmo conjunto de dados também pode apoiar e acelerar reivindicações de sub-rogação. Uma “Estratégia Conectada à Terra e à Expansão” é possível porque quase todas as seguradoras de automóveis pessoais também oferecem apólices de proprietário. Casas conectadas estão se tornando mais comuns. Uma seguradora pode fornecer vários sensores a um proprietário para detectar fumaça, vazamentos, intrusos e monitorar perdas aparentes em tempo real. Várias das propostas de valor para a seguradora e os proprietários são amplamente semelhantes à seguradora de carros conectados e ao segurado: preços mais precisos (e mais baixos), prevenção e mitigação de perdas.

Por último, à medida que um número crescente de veículos novos e antigos está conectado, o segmento de segurados de automóveis que desejam estar conectados por estarem conectados gravitará em torno de seguradoras que possam atender a essas necessidades. Pense nos segurados que desejam o mais novo iPhone, Alexa dando respostas e conselhos em qualquer lugar e, claro, o novíssimo Apple Watch com “Detecção de colisão”, que a Apple diz detectar colisões graves e, se necessário, entrar em contato com os serviços de emergência. Todas as seguradoras de automóveis precisam de um plano para estar conectado (de várias maneiras) ao carro conectado. Fonte: Insurtalks


Saúde: Previna problemas na coluna

Investir na mudança de algumas atitudes pode, sim, ajudar a prevenir problemas de coluna. Ficar horas sentado em frente ao computador, usar muito salto alto, andar olhando para o celular e levar uma rotina sedentária podem causar problemas de coluna. Cristina Heydt, fisioterapeuta da Escola da Coluna, destaca que manter a postura correta é fundamental.

Para prevenir problemas na coluna, mantenha a coluna sempre ereta, independente da posição que o corpo estiver; sente-se corretamente e, sempre que possível, sem se encostar. Ainda, pratique exercícios físicos para fortalecer, tonificar e flexibilizar a musculatura profunda da coluna;

“Além de manter a coluna sempre ereta, organizada e equilibrada, movimentação constante, atitude corporal, sobretudo, é fundamental investir na mudança de hábito. Fonte: Revista Viva Saúde

 

Orientação segura:Mercado de seguros: revolução silenciosa da inteligência artificial

A tecnologia se tornou vital para nossa vida cotidiana. A partir da integração de dados gerados pela nossa forma de consumir produtos e interagir digitalmente, podemos afirmar que o futuro foi antecipado ou o presente acelerado. E este processo de transformação digital das seguradoras teve um objetivo claro: aperfeiçoar a experiência de clientes e corretores em todos os touch points (pontos de contato) das mais diversas jornadas.

Em meio à 4ª revolução industrial, ou a revolução da tecnologia e dos dados, o diferencial é otimizar todas as potencialidades do meio digital para gerar relacionamento mais próximo e engajado com os diversos públicos-alvo. No mercado competitivo, o consumidor ganha protagonismo e controle sobre suas decisões e interações, de forma customizada, cada vez mais ágil e digitalizada.

Pesquisa realizada em 2021 pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), em um universo de 164 empresas de diversos segmentos, mostra que 76,2% consideram que a utilização de ferramentas de Inteligência Artificial terá grande impacto em sua competitividade. O levantamento também mostrou existir a percepção de que essa tecnologia será útil no processo de tomada de decisões, na automação customizada de produtos, processos ou serviços, e no reconhecimento de padrões de dados, tais como imagens e textos.

Atualmente, o Brasil ocupa a primeira posição em número de empresas utilizando inteligência Artificial na América Latina. O ecossistema avança no país, mas ainda está longe do nível alcançado em regiões como Ásia e América do Norte. A inteligência artificial torna-se uma das grandes apostas para as empresas do setor de seguros, ofertando a personalização dos serviços, de acordo com as preferências e demandas dos clientes, e trazendo mais efetividade e agilidade em processos e tomadas de decisões dentro das companhias.

A transformação digital do mercado tornou-se preponderante para a sustentabilidade dos negócios. Hoje, as empresas precisam ter respostas rápidas e corretas para otimizar processos, gerar melhores resultados e manter e atrair novos clientes, sem deixar, de lado, o relacionamento que é vital para a sustentabilidade dos negócios. Nesse processo, as empresas estão, cada vez mais, intensificando o desenvolvimento de seus processos com I.A e sistemas com foco no omnichannel e multichannel, em prol da comodidade e praticidade dos consumidores.

Fala-se bastante em inteligência artificial, mas o mercado segurador é movido à inovação, de um modo geral. E a inovação não necessariamente é digital. Vivemos um período de reestruturação na forma de se negociar o produto seguro, nas estratégias de atuação na cobertura de novos riscos, no processo de avaliação do sinistro, na maior agilidade na contratação em formato digital, nas novas condições de parcelamento tanto para renovação quanto para novos contratos, na corretagem mais dinâmica e consultiva e, principalmente, no aperfeiçoamento da jornada de experiência do segurado. A tecnologia entra como aliada, para aprimorar a experiência de corretores e consumidores.

A Inteligência Artificial passa a ser usada no mercado segurador com assertividade, por exemplo, na orçamentação e avaliação de danos a um veículo. Em poucos minutos, a tecnologia produz uma estimativa dos serviços que precisam ser realizados, como, por exemplo, reparos na lataria ou pintura, muitas vezes sem a necessidade de intervenção manual. As seguradoras conseguem acelerar seus processos, as oficinas conseguem aumentar sua produtividade, e o consumidor recebe mais rapidamente o seu veículo. Por Rodrigo Herzog, superintendente de Sinistros da Bradesco Seguros


Ação Positiva

“Não basta saber, é preciso aplicar. Não basta querer, é preciso também agir.” Goethe


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