topo

Postado em 17 de Maio às 14h48

Mensageiro Seguro 1.000!

Certa Corretora de Seguros e Certificação Digital - Chapecó/SC Um mensageiro seguro e longevo Há mais de 20 anos a Certa Administradora e Corretora de Seguros produz semanalmente para seus clientes, parceiros e amigos o Mensageiro...

Um mensageiro seguro e longevo

Há mais de 20 anos a Certa Administradora e Corretora de Seguros produz semanalmente para seus clientes, parceiros e amigos o Mensageiro Seguro. Começou com o objetivo de difundir questões importantes do setor de seguros e promover motivação. Alcançamos a edição de número 1.000 com um feedback muito positivo de nossos leitores.
Como o seguro tem suas peculiaridades e linguajar próprio, existe até um dicionário de seguros editado pela Fundação Escola Nacional de Seguros (Funenseg). Neste sentido, visando bem informar nosso cliente Segurado, a Certa procurou criar mais um elo de ligação: o Mensageiro Seguro, informativo semanal on line, enviado aos clientes por e-mail. Atualmente, o Mensageiro Seguro está disponível também no site: certacorretoradeseguros.com.br e Facebook.
Toda empresa, seja de qual setor for, precisa comunicar-se com seus clientes, funcionários, fornecedores e com a sociedade. Nosso informativo é um mensageiro do setor de seguros e, mais recentemente, a partir de 2012, também do universo da certificação digital. Acreditamos que a informação com orientação correta é uma ferramenta que beneficia a todos.
Nesta edição especial, queremos agradecer a todos os nossos leitores, esporádicos ou assíduos do Mensageiro Seguro. Nossa dedicação semanal, na seleção de conteúdos que agregam valor, só faz sentido por nossos leitores. Um grande abraço e continuem conosco!
Equipe Certa Administradora e Corretora de Seguros e Autoridade de Registro Certa

Axa detém seguro de empreiteiros e obras da catedral Notre Dame


Sempre quando vejo um incêndio ou um acidente, a primeira coisa que me vem à mente é se a pessoa ou empresa tem seguro. Costumo explicar, para quem se choca de eu pensar em seguro numa hora tão trágica, que é também uma forma de amor. Afinal, quero realmente saber se os prejudicados terão ao menos amparo financeiro para recomeçar.
Triste mesmo é quando damos a notícia de que não tem seguro, ou tem um seguro insuficiente para indenizar terceiros prejudicados, como no caso recente das mineradoras Samarco e Brumadinho.
Mas geralmente quando o acidente é nos Estados Unidos e países da Europa, a situação é diferente. A França, por exemplo, tem um dos mais altos índices de participação do seguro no PIB e também de consumo per capita no mundo, segundo estudo da Swiss Re.
Com isso em mente, quando vi a catedral Notre Dame arder em chamas em Paris, sabia que teria uma boa notícia. Logo pedi informações para a assessoria da Axa, sobre se ela tinha algum seguro que pudesse de alguma forma estar envolvido no catastrófico incêndio que destruiu boa parte da construção de mil anos.
Sim. A Axa divulgou comunicado afirmando que a catedral de Notre Dame é classificada como monumento histórico desde 1862 e, como todas as propriedades pertencentes ao estado, é auto-segurada pelo estado.
E logo em seguida já começaram a ser divulgadas as doações de empresas francesas, que já ultrapassam 700 milhões de euros, o suficiente, segundo o presidente Emmanuel Macron, que prevê cinco anos para recuperar os danos causados.
Além das doações, a reconstrução contará com o seguro. “Entre as muitas empresas que trabalham nos projetos de construção da catedral, a AXA France oferece cobertura de responsabilidade civil a duas empresas: Europa Echafaudage e Le Bras Frères.
Além disso, a AXA Art está envolvida no seguro de certos artefatos e objetos cerimoniais que estão na Notre-Dame. A causa do incêndio ainda é desconhecida e está sendo investigada.
O mercado acionário reagiu bem ao comunicado, principalmente por acreditar que a seguradora conta com um adequado contrato de resseguro. Além disso, a doação de diversas empresas francesas para a reconstrução da igreja já ultrapassam 700 milhões de euros, segundo informam agências internacionais.
Segundo informa Geoffrey Smith, portal Investing.com., as ações da Axa subiram logo após o incêndio num patamar de 13 meses atrás, depois que confirmou que era a seguradora de dois empreiteiros das obras de restauração da catedral, cuja atividade pode estar ligada ao incêndio. Por isso fica a dica: comunicar o fato com clareza faz bem para todos: acionistas, clientes, consumidores, funcionários e sociedade. Por Denise Bueno - Sonho Seguro

Saiba as diferenças entre seguro aluguel, fiador e caução


O seguro aluguel, o fiador e a caução são as principais formas de garantia disponíveis que possibilitam o pagamento do aluguel ao proprietário do imóvel e a tranquilidade para o inquilino na hora de alugar. Para esclarecer as dúvidas a respeito desse tema, Marcos Silva, diretor comercial da sucursal Rio de Janeiro da Porto Seguro, explica as diferenças entre as três opções de garantias locatícias.
Fiador - É a pessoa que está disposta a pagar pelo aluguel em caso de uma emergência. Não é exigido grau de parentesco, mas o fiador deve comprovar renda e possuir um imóvel em seu nome e na mesma cidade onde o inquilino deseja alugar.
Devido à dificuldade de encontrar uma pessoa para ser fiadora e pelo fato de haver necessidade de análise e aprovação da documentação do fiador, esse processo costuma ser um pouco mais lento do que os outros. Além disso, neste caso, em situações de inadimplência, o pagamento é realizado somente após um processo judicial, no qual o proprietário precisa fazer uma notificação sobre a falta de pagamento para poder receber os valores em atraso.
Caução - Nesta opção o inquilino deve realizar um pagamento adiantado na hora de alugar o imóvel, e o valor combinado pode ser equivalente a até três meses de aluguel e deve estar previsto em contrato. Ao término do contrato, caso não haja danos no imóvel e nenhuma necessidade de reparos, o valor pago para a garantia é devolvido ao inquilino.
Seguro Aluguel - O seguro aluguel substitui a figura do fiador e transfere a responsabilidade do pagamento do aluguel para a seguradora, em caso de inadimplência. O processo é mais ágil e desburocratizado e não há necessidade de comprovação de renda e envio de documentação. Além disso, o segurado conta com uma série de coberturas adicionais que ampliam as garantias para inquilino, proprietário e imobiliária. Fonte: Segs

Conselho Federal de Medicina utiliza
certificação IICP - Brasil para processos online


A tramitação eletrônica dos processos começa a se tornar realidade no Conselho Federal de Medicina - CFM. A automação vai começar com as sindicâncias por meio do Processo Ético-Profissional Eletrônico - epPEP, procedimento realizado digitalmente com certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, garantindo a validade jurídica, celeridade e segurança aos atos praticados.
O objetivo é que até o final da atual gestão, em outubro, todos os processos ético-profissionais também tramitem de forma online. Os julgadores também terão acesso aos processos em qualquer lugar por meio da certificação digital.
Com o processo eletrônico, papéis deixarão de ser enviados à Brasília, o que acarretará economia de recursos e celeridade na tramitação, segundo o corregedor do CFM, José Fernando Maia Vinagre. Para implementar a informatização, a autarquia investiu cerca de R$ 4 milhões no projeto.
Em apresentação da ferramenta aos conselheiros dos Conselhos Regionais de Medicina - CRM, Vinagre comemorou a entrada do sistema em execução: “Foi um compromisso nosso, que devemos cumprir. Depois de dois anos de planejamento, estamos dando o pontapé inicial para a informatização completa dos processos”. Fonte: ITI

Maio Amarelo: em nove estados, trânsito mata mais que crimes violentos


Maio é o mês de conscientização sobre a violência no trânsito para a redução de acidentes e a preservação de vidas. Um levantamento especial da Seguradora Líder para este mês mostra que a realidade no Brasil ainda é preocupante: em nove estados brasileiros, o trânsito deixou, em 2018, mais vítimas fatais do que os crimes de homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte.
A comparação é feita com o número total de indenizações pagas por morte pelo Seguro DPVAT e os dados das Secretarias Estaduais de Segurança Pública. São Paulo e Minas Gerais lideram a lista, com 5.462 e 4.127 sinistros pagos por acidentes fatais no trânsito contra 3.464 e 3.234 óbitos por crimes violentos, respectivamente.
Os Estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Piauí, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Rondônia somaram mais de 17 mil indenizações do Seguro DPVAT destinados à cobertura por morte, representando 46% do total de sinistros pagos por acidentes fatais em todo o país no ano passado. Já os crimes violentos desses Estados somaram 12.559 óbitos no mesmo período.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, em 2018, foram registrados 69.114 acidentes nas rodovias federais de todo o país. Deste total, 5.259 foram fatais. Em 2017, foram 89.547 ocorrências, com 6.245 mortes. “Apesar da redução dos acidentes e das mortes, os números ainda revelam um cenário preocupante da violência no trânsito brasileiro. Com isso, torna-se fundamental o constante investimento em prevenção, educação e medidas cada vez mais rigorosas de fiscalização”, afirma Arthur Froes, superintendente de Operações da Seguradora Líder. Fonte: Segs



Saúde
Melhore sua qualidade de vida

Dor muscular, cansaço, sonolência, ansiedade, irritabilidade, tristeza, nervosismo, depressão e até queda de cabelo estão entre alguns dos males relacionados ao estresse. Procurar ajuda médica pode ser fundamental para um bom diagnóstico e tratamento eficaz.
Todos nós precisamos ter momentos de lazer, descanso e relaxamento. Por menor que seja esse tempo, é essencial recuperar as energias em meio a agitação e rotina diária. Está mais do que comprovado que a prática constante de exercícios físicos também é muito importante para a manutenção da saúde, bem estar e alívio das pressões enfrentadas no dia a dia. Se você não gosta do ritmo dos treinos de uma academia, aproveite para fazer caminhadas ao ar livre. Claro que não adianta fazer tudo isso de maneira esporádica, tem que manter um ritmo com disciplina.
Manter uma alimentação equilibrada também é importante para levar uma vida mais leve e saudável. Uma nutrição adequada ajuda a prevenir o estresse e uma série de outras doenças. Planejar a rotina também evita contratempos e picos de stress. A dica é: faça uma lista de suas atividades, estabeleça metas e prioridades na organização do trabalho e nem tente fazer tudo ao mesmo tempo. Então, faça cada coisa ao seu tempo e de maneira planejada.
Não esqueça de aproveitar sua vida social, isso também faz parte da qualidade de vida. Estar na companhia de amigos e se divertir pode nos fazer muito bem e acaba sendo um momento de descontração diferente do dia agitado.
Férias com viagem programada é essencial. Um período de descanso faz bem tanto pelo lado pessoal, também é importante para recarregar as energias. Assim a gente consegue voltar ao trabalho com ideias mais produtivas e criativas.
Os males causados pelo estresse podem ser muito prejudiciais para saúde. Vamos dar atenção aos sinais do nosso corpo, não limitando a vida apenas ao trabalho, mantendo uma alimentação equilibrada, dormindo 8 horas diárias de sono, praticando exercícios físicos e, caso seja preciso, procurando ajuda médica. Fonte: Segs

Orientação segura
O veneno e o antídoto

Quando falta vontade, qualquer dificuldade se torna um empecilho. Se a dificuldade impede é porque, na verdade, o que você chamava de vontade, de fato, não passava de um mero desejo. Pense em algo que você gostaria de já ter realizado há pelo menos dois anos, mas por algumas dificuldades que você acredita que teve não tenha sido possível concretizar.
Imagine que nesses dois últimos anos essa pessoa que você tanto ama esteve entre a vida e a morte porque ingeriu um veneno mortal, mas o único antídoto que poderia salvá-la seria você ter realizado esse tal projeto que até agora não tinha saído do papel.
A pergunta fatal que nos revela muitas coisas é: Você teria realizado o projeto, salvando essa pessoa querida, ou continuaria se convencendo de que é muito difícil realizá-lo? Eu presumo que você já teria realizado e já estaria pensando no próximo.
O que teria mudado? Seu esforço, dedicação, determinação para encontrar as soluções, saindo da passividade e da zona de conforto, certamente. Em outras palavras, você daria seu jeito e teria outras prioridades. Poderia, em último caso, até fracassar, mas lutaria até o último segundo, com certeza!
Não confunda vontade com o mero desejo. O mundo está cheio de gente desejando e com poucos com uma ardente vontade de mudar de vida. Fonte: Geração de Valor

Ação Positiva

"Nenhuma grande descoberta jamais foi feita sem um palpite ousado." Isaac Newton

Veja também

Mensageiro Seguro 96123/08/18 Mudanças               As pessoas produzem naturalmente sua motivação (motivo + ação) e o meio onde estão inseridas as influencia nesse processo. Charles Darwin disse: “Não é o mais forte que sobrevive. Nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às......
Mensageiro Seguro 101606/09 Ferramentas que facilitam a implantação do RH Digital Com o avanço da tecnologia, certamente ninguém quer voltar para a fase em que o responsável pelo recrutamento sentava de frente a uma pilha de currículos......
Mensageiro Seguro 99726/04 Certificado Digital elimina usuário e senha nas autenticações A autenticação de transação por usuário e senha está ultrapassada e o certificado digital é a ferramenta que desponta para......

Voltar para Blog