topo

Postado em 26 de Abril de 2019 às 17h35

Mensageiro Seguro 997

Institucional (165)
Certa Corretora de Seguros e Certificação Digital - Chapecó/SC Certificado Digital elimina usuário e senha nas autenticações A autenticação de transação por usuário e senha está...

Certificado Digital elimina usuário e senha nas autenticações

A autenticação de transação por usuário e senha está ultrapassada e o certificado digital é a ferramenta que desponta para garantir a segurança das transações por usar multi fatores de proteção, observou o coordenador do Instituto de Tecnologia da Informação, ITI, José Gonçalves, em mesa redonda sobre o impacto da segurança da informação nos negócios das empresas e nas instituições governamentais, realizada pelo portal Convergência Digital, em parceria com a Unisys e a Dell EMC, em Brasília.
"Na transformação digital do Governo, o certificado digital é o meio para que o governo possa garantir quem está transacionando com ele. O certificado também é o meio para o cidadão ter acesso aos serviços digitalizados com a confiança digital necessária. O certificado digital embute a assinatura e a validade jurídica, mas também desempenha o papel de autenticação, o que elimina o uso de login e senha", reportou ainda Gonçalves.
Fonte: Convergência Digital

Não deixe o futuro da sua empresa na mão de terceiros


Passamos por um momento delicado em que a economia não consegue retomar o seu curso normal de crescimento fazendo com que os números alarmantes do desemprego e de fechamento de empresas se mantenham em patamares desconfortáveis.
Todos os dias somos bombardeados pelas mídias sobre dados ruins da economia e vários dos denominados “gurus” insistem em manter um pessimismo sobre o futuro. Alguns alegam que, para que a economia retome seu crescimento, serão necessárias ações políticas (ex: reforma da previdência) e todos nós acreditamos e nos colocamos na defensiva com medo de investir, contratar, inovar, deixando o tempo passar e colocando nas mãos de terceiros o futuro de nossa empresa.
Mas, será que estamos fazendo a coisa certa? Será que nós não nos acomodamos contaminados por informações ruins? Na minha opinião, sim. A crise não acabou com o dinheiro em circulação e sim, fez com que quem o detém seja mais cauteloso, exigente e criterioso na hora de gastar e é esta diferença que ainda não entendemos. A cada crise o sarrafo sobe um degrau e você e sua empresa precisam estar preparados para voos mais altos.
É fato que muitos cenários ainda parecem embaçados, mas como empresário e consultor de negócios há mais de 20 anos, posso afirmar com tranquilidade que o futuro de nossas empresas está em nossas mãos. Se a sua empresa possui um bom produto ou serviço, se deixar contaminar pelos noticiários e por pessoas negativas, é um grande erro e pode até ser fatal. Você precisa retomar o controle da sua operação se adequando a nova realidade do mercado e para isso é preciso vontade e determinação.
Para isso, observe a sua empresa de fora para dentro: experimente ligar para sua empresa como se fosse um cliente e pergunte sobre seus produtos, prazos de entrega, formas de pagamento e observe o tempo de resolução para atendimento e resolução de problemas.
Seja positivo, converse, peça opiniões, incentive a todos, passe sempre uma mensagem de profissionalismo e superação e jamais de um simples otimismo. Os otimistas morrem esperando por algo que pode não acontecer.
Gerencie seus custos: não há nada mais ineficaz do que cortar custos. Você corta hoje e eles voltam amanhã com filhotes. O que você precisa fazer é gerenciar, acompanhar seus custos identificando imediatamente grandes variações e agindo.
Em muitas ocasiões ficamos preocupados com a mosca e o elefante fica passeando na nossa frente e não vemos. Sabe porquê? Porque queremos centralizar tudo e não cuidamos de nada. Delegue, entregue responsabilidades e acompanhe.
Contrate os melhores: pessoas “mais ou menos” só podem entregar resultados “mais ou menos”. Esqueça essa muleta de que um bom profissional custa muito caro. Caro é perder clientes, pagar juros, vender mal, e principalmente ter que refazer o que já deveria estar bem feito. Bons profissionais realmente exigem investimento, mas se pagam facilmente.
Aprimore seus conhecimentos: qual foi a última vez que você participou de um curso, palestra ou congresso sobre o seu segmento? Mais de um ano? Então corra e recomece já. O mercado muda a todo instante e quem não acompanha esta mudança, dança.
Não espere apenas por ações externas para revigorar a sua empresa seja ela de que tamanho ou segmento for. Olhe para dentro da sua operação, faça tudo que estiver ao seu alcance com profissionalismo e extrema qualidade. Planeje com detalhes aonde chegar e como chegar. Em um mundo onde quase tudo virou commodities com qualidade, preço e forma de pagamento similares, será sempre o mais ágil – e não o maior ou mais antigo – que sobrevivera. Logo, ficar esperando que terceiros decidam o seu futuro não é uma opção.
Arildo, administrador e consultor -administradores.com


Instituições de ensino devem utilizar Certificado Digital para atualizar bolsas do Prouni

O Ministério da Educação publicou edital, no Diário Oficial da União, estabelecendo os procedimentos para as instituições de educação superior participantes do Programa Universidade para Todos – Prouni realizarem atualização das bolsas. O procedimento deve ser realizado digitalmente, com certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.
As entidades de ensino terão até o dia 3 de maio para realizar a atualização por meio do Sistema Informatizado do ProUni – SisProUni. Efetuada semestralmente, a atualização de bolsas é um procedimento obrigatório, por meio do qual as instituições de ensino confirmam o rendimento acadêmico dos bolsistas e a regularidade para usufruto das bolsas já concedidas.
O Pronui é o programa do Ministério da Educação que concede bolsas de estudo integrais e parciais de 50% em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior. Fonte: ITI

Valor em risco e a importância segurada: a essência do seguro


Embora aparentemente seja um assunto corriqueiro, na verdade é a essência do seguro. Entre o planejar o seguro correto a ser adotado e a ocorrência de eventuais sinistros, a diferença entre VR e IS é de enorme importância para a qualidade do seguro.
A tendência do mercado é que as importâncias seguradas no seguro a risco total sejam automaticamente consideradas como valor de novo, porém, raramente os segurados entendem o que seja efetivamente o valor de novo dos seus bens e a importância que declaram como valor em risco. A grande maioria das seguradoras não estão nem um pouco preocupadas com essa declaração do valor em risco, só tomando a devida atenção, por esse valor declarado, quando da ocorrência de um sinistro com aplicação de rateio ou não nas indenizações. Corretores de seguro ou aceitam o valor declarado pelo cliente ou procuram alertá-lo dos problemas que podem resultar da declaração errônea de valor em risco em relação às importâncias seguradas.
Assim, nos seguros nos quais o valor em risco é obrigatório, tanto os segurados quanto os seus corretores deverão analisar a adequação das importâncias seguradas para espelharem a forma esperada da indenização, a saber:
Valor de novo: quando o segurado deseja que a indenização, pelos danos materiais sofridos por seus bens pelos eventos / acidentes cobertos pelo seguro, corresponda ao valor de bens novos, ou seja, valor da reposição mais depreciação física. Fonte: Legiscor

Vazamento de dados: de quem é a responsabilidade e como evitar?

Por Fernando Ferreira, CEO da AuditSafe

Nos últimos meses, diversos casos de vazamento de dados se tornaram notícias. A causa para o possível aumento de números de casos pode estar numa desconexão entre o avanço das ameaças e a escassez de recursos em Segurança.
Cada vez mais, o senso comum aponta o CEO como o principal responsável em garantir a segurança das informações corporativas. Faz sentido, afinal, é ele quem deveria estar sensibilizado com os riscos, perdas e prejuízos à organização e prover os recursos necessários para que os responsáveis pela SI possam fazer o trabalho da melhor maneira possível.
Dessa forma, mesmo que um incidente ocorra (já que ninguém está totalmente imune a essa nova realidade) as consequências podem ser melhores gerenciadas e os impactos menores quando se tem os recursos necessários.
Presidentes e CEOs precisam pensar na Segurança da Informação de forma estratégica, totalmente alinhada com os objetivos dos negócios. Esse alinhamento pode começar com uma Análise de Maturidade dos processos e tecnologias utilizadas pelas empresas.
É claro que um bom processo, adequadamente implementado e aprimorado continuamente, que seja corretamente configurado nas ferramentas e soluções corporativas, e que tenha pessoas qualificadas para conduzi-los, reduzem drasticamente a probabilidade e o impacto de incidentes de segurança.
No entanto, muitos executivos estão preocupados em bater metas e deixar cada vez mais as empresas com a melhor saúde financeira possível. Consequentemente, cortam custos, reduzem equipes e pouco investem em qualificação e recursos para seus profissionais.
O ideal seria que a Alta Direção criasse um Comitê de Auditoria, de modo que a Segurança da Informação seja tratada de forma correta, para que o Conselho seja sensibilizado e orientado a tomar as medidas necessárias. Tais orientações poderiam ser traçadas com a ajuda de consultorias especializadas. Fonte: AARB – Informativo semanal

Saúde
Como combater a dengue?

Estudo divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que as mudanças climáticas podem favorecer o contágio da doença tanto em períodos quentes quanto frios. O Brasil é um dos países que possui maior risco de difundi-la. “Na maior parte do território brasileiro, as condições são propícias para o desenvolvimento da dengue em praticamente o ano todo”, diz Marcelo de Paula Corrêa, professor do Instituto de Recursos Naturais da Universidade Federal de Itajubá MG. O aedes aegypti, mosquito transmissor, embora prefira a água limpa para depositar seus ovos, já está utilizando águas poluídas. E a melhor maneira de combater a enfermidade ainda é preveni-la. Para combater a dengue, mantenha baldes e garrafas com a boca virada para baixo e tampe tonéis e depósitos de água. Use inseticidas nas áreas internas e externas da casa.
Os sintomas da dengue são: febre, enjoo e mal-estar, dor no corpo, dor de cabeça, dor abdominal (intensa e contínua), vômito e cansaço extremo. Em caso de suspeita, procure atendimento médico o quanto antes. Tome líquidos e repouse. Remédios à base de paracetamol podem ser utilizados para baixar a febre. Não utilize anti-inflamatórios e analgésicos, pois podem levar a sangramentos. Fonte: Viva Saúde

Orientação segura
Deficiências

Deficiente” é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.
“Louco” é quem não procura ser feliz com o que possui.
“Cego” é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.
“Surdo” é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.
“Mudo” é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.
“Paralítico” é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.
“Diabético” é quem não consegue ser doce.
“Anão” é quem não sabe deixar o amor crescer.
E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:
“Miseráveis” são todos que não conseguem falar com Deus.
Mário Quintana

Ação Positiva

"A perfeição se alcança não quando não há nada a acrescentar, mas sim quando não há nada a suprimir." Antonie de Sant-Exupéry

Veja também

MENSAGEIRO SEGURO 113914/01/22 Mensageiro Seguro Número 1.139 – Ano XIV – 14/01/2022 Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros Ltda. Edição: Samara Braghini Leia nesta edição do Mensageiro Seguro 1. Não espere resolver todos os problemas para ser feliz 2. Seguradoras já pagaram R$ 5,7 bilhões em......
MENSAGEIRO SEGURO 114204/02/22 Mensageiro Seguro Número 1.142 – Ano XIV – 04/02/2022 Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros Ltda. Edição: Samara Braghini Leia nesta edição do Mensageiro......
Mensageiro Seguro 107523/10/20 Ano XIV – 23/10/2020 - Edição 1.075 Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros Ltda. Edição: Samara Braghini Leia nesta edição do Mensageiro Seguro 1. As......

Voltar para Blog

Uso de Cookies

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.