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Postado em 29 de Janeiro às 08h30

MENSAGEIRO SEGURO 1.245

Certa Corretora de Seguros e Certificação Digital - Chapecó/SC Número 1.245 - Ano XV - 26/01/2024 Publicação Semanal Certa Seguros e Certificação Digital Edição: Samara Braghini Leia...

Número 1.245 - Ano XV - 26/01/2024
Publicação Semanal
Certa Seguros e Certificação Digital
Edição: Samara Braghini

Leia nesta edição do Mensageiro Seguro
1. Três hábitos de pessoas altamente produtivas
2. Seguro de vida é base do planejamento financeiro
3. Seguro de crédito pode proteger o futuro financeiro das empresas
4. Seguro de Responsabilidade Civil, paciente insatisfeito e médico condenado pela justiça
5. Saúde: Exercite a gratidão
6. Orientação segura: O uso da Inteligência Artificial no Atendimento ao Cliente
7. Ação Positiva


Três hábitos de pessoas altamente produtivas

Vários pensadores acreditam que os resultados que obtemos no mundo não são aleatórios, na verdade, são fruto de nossas próprias ações e escolhas. A este fenômeno chamam de Lei da Causa e Efeito, ou seja, se queremos determinados resultados, devemos plantar ou tomar determinadas ações.
Sempre acreditei haver uma causa específica para pessoas serem bem-sucedidas na vida e nos negócios. Qual é a razão, as ações e comportamentos, de pessoas que conseguem atingir patamares mais elevados de realização? Acontece que este é um assunto vasto e, de necessidade crucial a todos que desejam realizar sonhos e progredir na vida. Dentre vários elementos da personalidade de um ser humano, algo extremamente importante e a disposição de todos para ser mudado e aprimorado são os hábitos.
Grandes seres humanos são capazes de criar bons hábitos que sustentam suas performances pessoal e profissional. Essas performances, sustentadas por um longo período, geram frutos maravilhosos. Você pode se perguntar: certo, mas quais são alguns desses hábitos das pessoas altamente bem-sucedidas? Vou comentar sobre três hábitos relacionados a pessoas altamente produtivas, ou seja, capazes de conseguir resultados maiores e mais rápido que as demais.
1) Planejamento semanal e diário: Planejar e listar suas tarefas mais importantes da semana e do dia, talvez, seja o hábito mais relevante de produtividade possível. Ele significa concentrar seus esforços e energia no que realmente é relevante e traz resultados concretos.
2) Organização do ambiente de trabalho: Quer saber se uma determinada pessoa realmente é produtiva e planejada? É só você olhar seu ambiente de trabalho. Se for desorganizado, com certeza a maior chance será de que ela não tenha grande produtividade.
3) Terminar o que começa: Deixar coisas pela metade é uma das maiores perdas de tempo possíveis. A energia gasta em retomar uma atividade multiplica o tempo gasto na mesma. Terminar tarefas nos dá uma bela sensação de bem-estar e de estarmos progredindo!
Convido você a refletir: quais desses hábitos, ou variações deles, você pode implementar hoje em sua vida? Para um novo hábito se firmar, você deve praticá-lo por um período de cerca de 30 dias com foco e dedicação. Então, mãos à obra! Torço para que você possa ter melhores comportamentos e, com isso, melhores resultados em sua vida pessoal e profissional. Valdez Monterazo, Master Coach

Seguro de vida é base do planejamento financeiro

De acordo com o presidente Brasil da MDRT, Felipe Sousa, riscos de invalidez ou morte devem ser mitigados para não consumir reservas.
Um dos pilares do bom planejamento financeiro pessoal, e que costuma ser mais negligenciado, é a contratação de seguros. ?As pessoas pensam em organizar as contas cortando despesas, gastando menos do que ganham, investindo, mas não se lembram de proteger o patrimônio que construíram?, afirma Felipe Eduardo Sousa, presidente Brasil (Country Chair Brazil) da MDRT ? Million Dollar Round Table (Mesa Redonda do Milhão de Dólares), associação internacional que reúne profissionais de sucesso em seguro de vida.
Felipe Sousa explica que ponto fundamental em qualquer planejamento financeiro é a gestão de riscos. ?Assim, os seguros têm papel fundamental e estrutural em um planejamento financeiro, pois eles blindam o patrimônio e minimizam riscos?, diz. A falta de cultura do brasileiro, provocada pelo medo de pensar no pior, faz esquecer que pode perder, do dia para a noite, o que é mais valioso: saúde, vidas e patrimônio. ?Não apenas nossos bens materiais, como carros e residências, podem ser perdidos em um acidente. Nós também podemos ficar inválidos ou morrer, o que pode nos obrigar a consumir todas as reservas, e passar dificuldades ou deixar a família desamparada?, aponta.
Entre todos os produtos de seguros, o de vida é a base do planejamento financeiro. No entanto, no Brasil, somente 17% das pessoas possuem seguro de vida. A média global é de 37% e nos países mais desenvolvidos como o Japão e Estados Unidos, 90% das famílias são protegidas através de uma apólice de seguros. ?Esse cenário está mudando em nosso país, principalmente após a pandemia, quando muitas pessoas perderam amigos e familiares repentinamente?, argumenta o presidente da MDRT Brasil. De acordo com dados da Susep (Superintendência de Seguros Privados), a procura por seguro de vida cresceu quase 30% em 2021 e quase 20% em 2022.
?Antes de ser um produto de proteção que visa trazer segurança financeira às famílias, o seguro de vida é peça-chave no planejamento financeiro, pois ninguém consegue pensar em construir patrimônio para o futuro se não tiver recursos imediatos no presente?, afirma. ?Em caso de uma situação emergencial mais grave como a falta do principal provedor da família ou em decorrência da interrupção de sua capacidade produtiva, é necessário que este dinheiro esteja disponível. Possuir um seguro de vida é fundamental, até porque não entra em inventário, e possibilita dar liquidez aos bens?.
Com a contratação do seguro de vida é possível incluir outros tipos de coberturas adicionais que podem ser utilizados em vida. As principais são Diárias por Incapacidade Temporária para situações em que se veja impossibilitado por algum acidente ou doença de gerar renda, Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente, Doenças Graves para o tratamento de diagnósticos de alta complexidade como câncer, infarto agudo do miocárdio, transplante de órgãos, AVC, Alzheimer, Doença de Parkinson, dentre outras e até cobertura para Riscos Cirúrgicos.
?Os seguros existem justamente para garantir essas proteções aos riscos aos quais estamos expostos. Os valores dos prêmios são baixos comparados aos benefícios, por isso todo bom planejamento financeiro necessariamente contempla a contratação de seguros, e a proteção da vida deve ser a primeira?, comenta o presidente da MDRT Brasil. ?A forma mais assertiva de incluir o seguro no planejamento financeiro é contar com o auxílio de um especialista em gestão de riscos, ou seja, um corretor de seguros, que é o melhor profissional para mostrar quais são os produtos mais indicados para garantir a melhor proteção?, finaliza. Fonte: Segs

Seguro de crédito pode proteger o futuro financeiro das empresas


No início de cada ano, o planejamento financeiro torna-se uma prioridade crucial para as empresas que buscam estabilidade e crescimento sustentável. Esse é o momento ideal para avaliar o desempenho financeiro do ano anterior, identificar áreas de melhoria e estabelecer metas realistas para os próximos 12 meses.
Esse planejamento tem sido cada vez mais essencial, já que a inadimplência nas empresas brasileiras bate recordes frequentemente. Segundo a última pesquisa divulgada pelo Serasa Experian em outubro de 2023, 6,64 milhões de empresas enfrentavam dívidas fora do prazo, um aumento de 4,79% em relação ao mesmo período de 2022.
O seguro de crédito desempenha um papel fundamental na proteção das empresas, pois oferece uma rede de segurança financeira em um cenário de transações comerciais muitas vezes imprevisível. A modalidade atua como um escudo protetor, mitigando os riscos associados às vendas a prazo e fornecendo uma série de benefícios cruciais. ?O seguro de crédito fornece uma avaliação abrangente do perfil de crédito dos clientes antes da concessão de prazos de pagamento mais longos. Isso ajuda as empresas a tomar melhores decisões ao dar crédito, reduzindo as chances de lidar com clientes que possam enfrentar dificuldades financeiras?, explica o diretor comercial da Allianz Trade Brasil, Luciano Mendonça.
Em caso de inadimplência, o seguro de crédito cobre perdas decorrentes de contas a receber não pagas, proporcionando alívio financeiro para que a empresa não sofra impactos significativos em seu fluxo de caixa. Isso é especialmente crucial para as pequenas e médias empresas, que podem enfrentar dificuldades substanciais ao perder receitas importantes devido à inadimplência.
O seguro de crédito também desempenha um papel estratégico na expansão dos negócios, permitindo que as empresas explorem novos mercados e clientes sem o temor excessivo de inadimplência. Essa proteção promove a confiança e a segurança nas transações comerciais, facilitando o crescimento sustentável.
Ainda que no Brasil o seguro de crédito não seja tão popular entre as empresas quanto na Europa, este cenário vem mudando nos últimos anos. Segundo dados da Confederação Nacional das Empresas de Seguros (CNSEG) divulgados em julho do ano passado, o seguro de crédito pagou cerca de R$ 1 bilhão em indenizações aos segurados no primeiro quadrimestre de 2023, aumento de 411,9% em relação ao mesmo período em 2022. Além disso, a modalidade também registrou um aumento de 24,3% na demanda, com mais de R$ 740 milhões arrecadados.
Para Mendonça, os números refletem o processo de mudança de mentalidade dos empresários brasileiros atuarem com cada vez mais segurança e certeza de recebimentos, mas que ainda conta com alguns desafios.
?Precisamos melhorar a educação financeira dos brasileiros em um contexto mais amplo. Sabemos que muitas destas empresas brasileiras ainda carregam efeitos da pandemia, portanto, nossa expectativa é que o setor continue crescendo positivamente em 2024 e que o seguro de crédito se torne cada vez mais presente no planejamento anual das empresas brasileiras?, finaliza o diretor. Fonte: Segs

Seguro de Responsabilidade Civil, paciente insatisfeito e médico condenado pela justiça


Uma paciente de um cirurgião plástico da cidade de Lages, SC, ajuizou uma ação de indenização em desfavor de seu médico sob a alegação de que pagou cerca de R$ 20.000,00 pela abdominoplastia, lipoaspiração e colocação das próteses mamárias.
Após alguns dias da intervenção cirúrgica e com a diminuição do inchaço, percebeu aspecto de ?corpo quadrado, sem proporções corretas e com silhueta nada feminina?. Segundo ela, havia acúmulo de gordura, cicatriz ondulada, assimetria e tamanhos diferentes nas mamas. Insatisfeita, procurou o médico para fazer uma cirurgia de retoque, que lhe custou mais R$ 1.600,00.
A mulher passou por dois procedimentos cirúrgicos, não obteve o resultado esperado e ainda terá que fazer um outro procedimento de reparação para amenizar as cicatrizes e deformidades. Mesmo após a segunda cirurgia, não observou diferença no corpo em relação a lipo. Embora tenha obtido singela melhora nos seios, não ficou contente com o resultado. Ainda com queixas, acordou com o médico que, para resolver o problema, ele arcaria com os custos dos serviços de outro profissional, o que não ocorreu.
?É inquestionável que o resultado alcançado não ficou satisfatório, ainda mais para uma paciente submetida a duas intervenções cirúrgicas, de modo que o próprio médico réu frisou, a possibilidade de correção através de nova lipoaspiração?, frisa o magistrado sentenciante na decisão.
O médico deverá restituir à paciente autora os valores que foram despedidos para realização da cirurgia plástica e da cirurgia reparadora, o que totaliza mais de R$21.000,00. Pelos danos morais causados, a indenização foi arbitrada em R$17.000,00. A título de indenização pelo dano estético, o magistrado fixou a quantia em R$10.000,00. Aos valores serão acrescidos juros e correção monetária.
Uma seguradora deverá indenizar ao médico os valores a que foi condenado a pagar a paciente autora do processo, conforme apólice de seguro contratada pelo médico. Ainda cabe recurso da sentença. Neste caso, como exemplo, ter um seguro de Responsabilidade Civil Profissional é importante para eliminar ou minimizar os impactos financeiros. Este seguro visa cobrir indenizações e custas processuais caso o médico seja responsabilizado judicial ou administrativamente por qualquer problema que ocorra durante atendimentos por ele realizados. Fonte: Segs

Saúde: Exercite a gratidão
Quem expressa gratidão pelas coisas da vida tem melhor humor. Isso foi comprovado por pesquisa da Universidade da Califórnia, que observou 186 voluntários durante dois meses. Segundo Diniz, a gratidão melhora a saúde mental, pois direciona os pensamentos para emoção e ação positivas. Ser grato dissolve medo, angústia e raiva, reduz ansiedade, aumenta sensação de prazer, eleva autoconfiança. ?Esse sentimento eleva adopamina, neurotransmissor responsável pelo bem-estar. Também ativa um sistema de recompensa do cérebro que, na prática, identifica situações que merecem reconhecimento?. Fonte: Viva Saúde

Orientação segurA: O uso da Inteligência Artificial no Atendimento ao Cliente

As tecnologias de Inteligência Artificial vieram para facilitar as operações e diminuir a espera dos consumidores nas centrais de atendimento. Não acredito em substituição. Com a sofisticação dos algoritmos, alimentados por dados disponíveis na internet, textos, imagens, e com múltiplas camadas de aprendizado, o foco passou para a linguagem. Mais do que conteúdo, a IA generativa tem fascinado as pessoas e impactado profundamente a sociedade, as organizações e os consumidores pela capacidade de produzir experiências essencialmente humanas, com memória e contexto.
Os chatbots podem aprender e se adaptar com o tempo, melhorando suas respostas com base no feedback recebido. Alguns desses chats fornecem respostas pré-programadas, enquanto outros são mais avançados, e oferecem respostas dinâmicas e personalizadas e suas linguagens têm sido cada vez mais naturais.
Uma pesquisa recente realizada pela Accenture apontou que 98% dos executivos globais concordam que os modelos fundamentais de IA terão papel importante nas estratégias de suas organizações no período de três a cinco anos. Porém, isso não significa que os empregos serão eliminados, mas sim que as pessoas que atuam como copiloto dessas atividades terão de adotar a tecnologia para automatizar suas tarefas.
Não existe ainda nenhum estudo que aponta o quanto que a IA pode reduzir o tempo de um atendimento ao cliente, seja este eletrônico ou por telefone, porém o que sabemos com certeza é que esses sistemas, por estarem disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, ajudam os clientes a receberem assistência imediata, mesmo fora do horário comercial tradicional, o que impacta diretamente na redução do tempo de espera e melhora a satisfação geral do cliente.
Os algoritmos da IA oferecem recomendações personalizadas, sugerindo produtos relevantes e fornecendo conteúdos sob medida, criando uma experiência mais encantadora, aumentando as chances de fidelização e repetição de compra. Esta é uma evolução significativa, porém é importante destacar que a IA não é uma solução infalível. Ainda são necessários profissionais especializados para interpretar e tomar decisões com base nas informações fornecidas pela tecnologia.
A intervenção humana ainda continuará sendo necessária para resolver problemas mais complexos como renegociação de dívidas, processos judiciais, entre outros. Porém, ter a tecnologia da IA como aliada é uma estratégia perspicaz que aperfeiçoa as relações e traz melhora aos índices de atendimento. Ou seja, para elevar a sua experiência com o cliente é necessário ter em mente que o equilíbrio entre as duas esferas é a receita ideal para resultados cada vez melhores. Fonte: Segs

Ação Positiva
"Aquele que não tem um objetivo, raramente sente prazer em qualquer empreendimento." Giacomo Leopardi

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