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Postado em 30 de Dezembro de 2022 às 09h11

MENSAGEIRO SEGURO 1193

Certa Corretora de Seguros e Certificação Digital - Chapecó/SC Número 1.189 – Ano XIV – 30/12/2022 Publicação Semanal Certa Seguros e Certificação Digital Edição: Samara...

Número 1.189 – Ano XIV – 30/12/2022
Publicação Semanal
Certa Seguros e Certificação Digital
Edição: Samara Braghini



Leia nesta edição do Mensageiro Seguro

1.Tenha propósitos e não desista
2.O que 2022 trouxe para os seguros?
3.Como a tecnologia colabora para o crescimento do seguro viagem
4.Saúde: Efeitos do estresse no corpo
5.Orientação segura: Inteligente é quem pergunta
6.Ação Positiva


Tenha propósitos e não desista

A lição aprendida numa derrota é a maior propulsora para vitórias. “Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez”, dizia o inventor da lâmpada e um dos precursores da era tecnológica no século 20, Thomas Edison. O cantor e compositor Raul Seixas também alertou: “Tente! E não diga que a vitória está perdida. Se é de batalhas que se vive a vida. Tente outra vez”, num de seus maiores clássicos.

O que é que você está pensando da vida? Qual é o seu propósito? Qual é a sua missão? Você sabe que um dia vai passar, né? E aí, vai deixar algum legado? Ou vai deixar tudo passar com você? Desconfie do seu destino. Quem costuma deixar o barco rodar pode se perder nas correntezas da vida. Sorte é um achado, só tem quem procura por ela. Chegou a hora da mudança e você vai mudar. Você precisa imediatamente assumir o controle do seu destino, ele é só seu. É hora de deixar de ser coadjuvante, seja protagonista. Você precisa correr pra chegar aonde quer.

Desconfie do destino. Acredite em você. É você que tem sonhos, vai deixar a realização deles entregue ao acaso? Mire o resultado, foque no que tem que fazer. Esteja determinado a não parar, mas avançar sempre. Persista sempre, não desista jamais.
Desistir é para os fracos. A maior demonstração de fraqueza é a desistência.

O caminho mais certo para a vitória é sempre tentar mais uma vez. Então, tente outra vez, e mais outra, e mais outra, quantas vezes forem necessárias. Se você ainda não chegou, então, não pode parar. Avance. Faça o que precisa ser feito agora. Ataque. Seja resiliente, persista, busque, ouse, crie conexões. Não espere que o mundo mude, provoque mudanças em você mesmo.

O primeiro passo é parar de terceirizar seus resultados negativos. Só você é o responsável pelos seus fracassos e sucessos. Você pode até ter sofrido alguns fracassos, mas você não é um fracassado. Você pode mudar agora. Enquanto alguns passam uma longa noite sonhando com o sucesso, outros acordam cedo e trabalham duro para alcançá-lo. São esses os vencedores. Você é um deles, só precisa se dar conta disso. Seja melhor hoje do que foi ontem; seja melhor amanhã do que está sendo hoje. Tenha paixão pela vitória e será um vencedor. Tente outra vez.

Vá! Faça! Conquiste! Comemore sempre suas conquistas, sejam elas pequenas ou grandes. Mas tenha um sonho grande. Queira ser um gigante. Agora é a hora ! Por Edgar Ueda


O que 2022 trouxe para os seguros?

Para Maximilian Stratmann, diretor de receita da Scanbot, uma palavra que resume a situação econômica e política em 2022 é incerteza. Essa incerteza impactou as indústrias em escala global de massa; seguro não foi exceção. “Os temores secundários da pandemia de Covid-19, a invasão russa da Ucrânia, as disputas políticas em andamento com a China, o aumento das taxas de juros e os níveis de inflação não vistos em décadas estão pressionando o setor de seguros”, disse ele.

Além de criar um ambiente de instabilidade, esses eventos emitem alertas para os executivos de seguros. “Especialmente quando se trata de priorizar a gestão de riscos e refinar o planejamento de gestão de crises. Nesse contexto, muitas seguradoras também buscavam cortar custos, aumentando a eficiência operacional, por exemplo.”

De fato, Eileen Potter, vice-presidente de marketing de seguros da Smart Communications, disse que as seguradoras demonstraram “resiliência notável” nos últimos anos, tendo que gerenciar as consequências da pandemia e de uma economia em mudança. “2022 foi um ano de olhar para frente – e para as seguradoras descobrirem uma maneira de gerenciar e equilibrar o ritmo da mudança tecnológica e as expectativas cada vez maiores de clientes e funcionários com a necessidade de crescimento lucrativo dos prêmios”, disse ela.

Uma tendência importante é o foco nos dados. Embora não seja novidade, Potter, da Smart Communications, disse que as seguradoras se tornaram muito mais orientadas por dados. “As seguradoras estão ficando muito mais granulares quando se trata de focar nos resultados de negócios que esperam da adoção de novas tecnologias”, disse ela. “Há também uma mudança claramente definida em relação a projetos de tecnologia mais rápidos que podem ser mais incrementais”.

Paul Richmond, gerente de produto e mudança da Novidea, disse que novos tipos de dados surgiram, como incêndio e dados meteorológicos de furacões. Outra tendência é um espírito geral de inovação e colaboração. Potter disse que essa pode ter sido uma das melhores coisas que surgiram da pandemia: a capacidade de se unir como uma organização para manter os negócios funcionando em um ambiente desconhecido. Isso é mais do que apenas uma “estratégia de bem-estar no local de trabalho”, continuou Potter; é uma estratégia de negócios inteligente.

Em termos de seguro cibernético, Melanie Hayes, diretora de marketing da KYND, observou que em 2022 mais empresas procuraram por soluções de gerenciamento de risco mais proativas, adaptadas às suas necessidades, aumentando sua resiliência cibernética. O ano de 2022 também viu a continuação de velhas tendências que persistiram ou evoluíram. De acordo com Stratmann da Scanbot, a automação é um bom exemplo disso. “O setor ainda tende a depender fortemente de documentos em papel. Automatizar esses processos permitiu que as seguradoras aumentassem a satisfação do cliente reembolsando sinistros em dias, não semanas.

O foco nas experiências do cliente no setor de seguros também persistiu. Para atender os clientes onde eles estão, muitas seguradoras buscam oferecer experiências omnicanal e digitais. Stratmann, da Scanbot, disse que, em 2021, mais de 80% das seguradoras não tinham um aplicativo móvel voltado para o cliente. Quase 40% não ofereceram a seus segurados um portal online. Hoje, as seguradoras procuram oferecer mais experiências de seguro multicanal para atender à crescente demanda dos consumidores de poder acessar produtos em qualquer lugar, a qualquer hora. Embora essa tendência já exista há algum tempo, só recentemente começou a ganhar força nos EUA.

Os consumidores não são os únicos que desejam acessar serviços a qualquer hora e em qualquer lugar. Os corretores também precisam dessa habilidade.Isso significa que o setor verá um crescimento contínuo no uso de plataformas nativas da nuvem. Por fim, Tom McFarland, gerente de produto da Novidea, disse que 2022 continuou a ver InsurTechs, seguradoras e clientes finais colhendo os benefícios da IoT. Isso inclui previsão de enchentes e segurança e relatórios de veículos e edifícios. “Isso levará a uma maior adoção da IoT em seguradoras.

Alan Haskins, diretor de negócios de seguros da Quantexa, disse que 2022 foi caracterizado por instabilidade econômica, interrupção da cadeia de suprimentos e conflito global, risco climático e alta inflação. O mercado de propriedades e acidentes esperava voltar à lucratividade pós-pandemia, mas as pressões inflacionárias logo amorteceram essas ambições. O aumento dos custos de sinistros acima e além da inflação normal levou ao aumento dos custos de peças de automóveis, materiais de construção, equipamentos médicos duráveis, combustível e preços de energia, que contribuem para a gravidade dos sinistros, disse Haskins. O aperto nas finanças do consumidor e a crise do custo de vida impactaram todas as empresas e indústrias, seguros e InsurTech não são exceção.

De acordo com Haskins, isso também resultou na mudança do comportamento do consumidor. Por exemplo, os consumidores estão comprando menos combustível e viajando menos milhas, isso tem um impacto no preço, cobertura e risco do seguro automóvel. Na indústria de seguros cibernéticos, Hayes, da KYND, disse que espera que a demanda por seguros cibernéticos sofra efeitos indiretos do aumento da inflação e da crise do custo de vida. Ela apontou para a pesquisa deste ano da GlobalData, que constatou que 17,3% das PMEs não tinham seguro cibernético em 2021 devido à cobertura ser muito cara, enquanto 29% cancelaram sua apólice em seus esforços para cortar custos. O clima econômico difícil de 2022 não foi apenas caracterizado por um aperto nos orçamentos de empresas e consumidores, mas também criou um clima difícil de arrecadação de fundos para as empresas. Stratmann, da Scanbot, observou que a pandemia de Covid-19 foi seguida por um ano de recuperação relativamente forte em 2021, no entanto, a negociação de seguros deu um passo atrás em 2022 devido à incerteza política e econômica. “Se ele vai se recuperar para os níveis de 2021 dependerá dos desenvolvimentos econômicos no futuro próximo”, disse ele.

O ano pode ter sido difícil para consumidores e empresas. No entanto, a adaptação às condições desafiadoras do mercado trouxe mudanças positivas. Segundo Haskins, da Quantexa, as seguradoras são mais adaptáveis. “Mais empresas agora podem oferecer produtos novos e inovadores, com velocidade, precisão e preços melhores do que nunca”, disse ele.

Potter disse que as seguradoras começaram a estudar como aproveitar a tecnologia para melhorar a “experiência total”. Com isso, ela quer dizer um que beneficie tanto o cliente quanto o funcionário. “O negócio de seguros trata da proteção de indivíduos, famílias e empresas, mas muitas vezes não é assim que o setor é visto pela opinião pública. Parece que muitas seguradoras tomaram nota disso.” Ao adicionar iniciativas de diversidade, equidade e inclusão (DEI), juntamente com um maior compromisso com o bem-estar global geral por meio de iniciativas ambientais, sociais e de governança (ESG), as seguradoras estão mudando sua reputação histórica. Fonte: Insurtalks



Como a tecnologia colabora para o crescimento do seguro viagem

A maneira com a qual as empresas se comunicavam com os consumidores mudou ao longo dos anos. Dentre as possibilidades de comunicação, os recursos digitais estão atrelados à maneira atual de se comunicar. A interação entre empresas e consumidores mudou.

Em outros tempos, as empresas podiam divulgar a informação que quisessem e dificilmente os clientes iriam confrontá-las, para confirmar o valor ou veracidade delas ou para comparar a qualidade das marcas e produtos. Os consumidores não tinham tanta voz, críticas raramente se tornavam públicas e a repercussão das atitudes das empresas (positivas ou negativas) era menor. Atualmente, por conta das redes sociais, a comunicação com o consumidor é uma via de mão dupla, e a reputação de uma marca está muito atrelada à informação que as pessoas transmitem sobre ela.

No setor de seguros não foi diferente. Os avanços digitais podem ajudar a interagir com os clientes de diferentes maneiras. A Europ Assistance, líder mundial em assistência para viagens, adotou uma série de ações para atender prontamente aos seus clientes na Copa do Mundo deste ano, no Qatar. Eles criaram um grupo na plataforma TEAMs, para todas as unidades da Europ Assistance no mundo postarem suas demandas, caso necessitasse atenções complexas e/ou prioritárias.

Além de ajudar a interagir com os clientes, os recursos tecnológicos ajudam a criar novas ferramentas e serviços de seguros. Newton Queiroz, CEO da Europ Assistance, disse que a Companhia tem planos para desenvolver um Super App no futuro no qual a empresa consiga ter, mundialmente, a mesma plataforma para todos os clientes.

A maior função do Seguro Viagem é proteger o cliente de todos os possíveis infortúnios que possam ocorrer durante o período no qual está fora do seu domicílio, seja a trabalho ou para o lazer. Por isso, é imprescindível que as seguradoras preparem sua equipe para auxiliar os consumidores quanto às tecnologias que eles podem usar para facilitar sua mobilidade urbana durante a estadia e/ou passeio, de modo que esse auxílio colabore para gerar experiências descomplicadas. Essa simples atitude pode ser um fator decisivo para o cliente no momento de contratar uma seguradora.

O mercado de seguros de viagem deve aumentar US$9,88 bilhões entre 2022 e 2026, de acordo com o relatório Global Travel Insurance Market, impulsionado pelo aumento do turismo à medida que o mundo sai do bloqueio da Covid. A Allianz Partners realizou uma pesquisa de 2021 sobre comportamento do cliente e mudanças nas expectativas. Ela revelou que o novo cliente de viagens emergente é um nativo digital, confortável com soluções digitais. Espera-se uma experiência flexível e perfeita, com a tecnologia aumentando a confiança nas viagens.

De acordo com a Allianz, há um mercado inexplorado pronto para conversão de vendas, consistindo em parte de jovens da geração do milênio que geralmente não compram seguro de viagem – esse grupo demográfico específico mostrou um aumento de 15% na intenção de comprar apólices de seguro de viagem internacional. Após a pandemia, os brasileiros retomaram os planos de viajar. Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE, entre janeiro e julho, o turismo cresceu 41.9%. As incertezas geradas pela pandemia podem ter deixado os novos turistas mais conscientes da importância de contar com a proteção adequada para desfrutar de um passeio sem preocupações.

Para Bernardo Castello, diretor da Bradesco Vida e Previdência, a pandemia aflorou a cultura do seguro na sociedade e o seguro viagem, assim como os demais “é um poderoso aliado para lidar com esses imprevistos que podem acontecer”. E ele acrescenta que o produto deixou de ser encarado como um custo e hoje é percebido como um investimento em tranquilidade.

Em setembro de 2022, a Bradesco Vida e Previdência registrou aumento de 493% nas vendas dos seus seguros viagem, em comparação a setembro de 2021. De janeiro a setembro deste ano, o crescimento foi de 126%. O mercado está ultra aquecido e pouco explorado. Essa pode ser uma excelente oportunidade para os corretores de seguros potencializarem suas vendas. Sairão na frente os corretores que sabem aproveitar as diversas tecnologias disponíveis, tanto para atendimento ao cliente, quanto para aprender mais sobre novos produtos e novas abordagens de venda. Há plataformas, como a Baeta Academy, que disponibiliza centenas de conteúdos gratuitos para o corretor de seguros se manter atualizado com as melhores práticas do mercado. Fonte: Insurtalks


Saúde:Efeitos do estresse no corpo

Que o estresse faz mal para a saúde você já sabe. Entretanto, são muitos os efeitos que ele pode causar no seu corpo como queda de cabelo e dores de cabeça frequentes. Fique alerta se notar irritação, falta de concentração, raiva e impaciência, agressividade, insônia e depressão. Num organismo sob estresse, os vasos sanguíneos são menos irrigados e o envelhecimento é mais rápido.

O bruxismo é comum e pode levar ao zumbido no ouvido. Os batimentos aceleram a pressão arterial. Aparece dor no peito. A respiração é superficial e acelerada. Asmáticos podem desencadear uma crise. Ocorre ainda aumento na produção de ácido gástrico, que leva à úlcera, gastrite e disfunção digestiva. Há tensão muscular que pode agravar a fibromialgia; Podem ocorrer episódios de sudorese, entre diversos outros. Portanto, previna-se do estresse. Fonte: Revista Saúde é Vital

 

Orientação segura:Inteligente é quem pergunta

É uma pena que nós, brasileiros, não sejamos educados a perguntar. A maioria tem vergonha de perguntar e com isso deixam de mostrar o quanto são inteligentes. Há um grande engano quando se pensa que uma pessoa inteligente é aquela que tem respostas para tudo. Na verdade, inteligente é quem tem perguntas para tudo, pois existem muito mais respostas erradas do que perguntas erradas.

Não sei de onde veio a ideia de que quem pergunta é ignorante. A verdade é quem não pergunta é que viverá na ignorância e não o contrário. Mário Biazzi, professor emérito de matemática em várias universidades, afirma que o medo ou a vergonha de perguntar é uma das maiores razões das dificuldades que os alunos sentem com a matemática. O mesmo problema ocorre nas empresas. Com medo ou vergonha de perguntar, os colaboradores erram muito, têm um enorme gasto e energia em retrabalhos que seriam evitados se tivessem perguntado mais, tirado todas as dúvidas antes do início da tarefa. Pense nisso. Luiz Marins –escritor e palestrante

 

Ação Positiva

Não espere um ano novo melhor, mas seja você uma pessoa melhor em 2023! Um Feliz 2023 a todos os leitores do Mensageiro Seguro!


Certa Seguros
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