topo

Postado em 23 de Dezembro de 2022 às 10h32

MENSAGEIRO SEGURO 1192

Certa Corretora de Seguros e Certificação Digital - Chapecó/SC Número 1.188 – Ano XIV – 23/12/2022 Publicação Semanal Certa Seguros e Certificação Digital Edição: Samara...

Número 1.188 – Ano XIV – 23/12/2022
Publicação Semanal
Certa Seguros e Certificação Digital
Edição: Samara Braghini



Leia nesta edição do Mensageiro Seguro

1.Fuja da estagnação
2.Susep oferece consultas aos dados do setor de forma dinâmica
3.Conheça as cinco tendências em tecnologia para 2023
4.Por que a segurança digital será prioridade nas corporações em 2023?.
5.Saúde: Cuide da sua saúde mental
6.Orientação segura: Inovação: 4 motivos para sua empresa investir em 2023
7.Ação Positiva


Fuja da estagnação

Quem já não se sentiu estagnado na carreira, que atire a primeira pedra! Mas quem é o responsável pela estagnação da carreira: mercado de trabalho, a empresa ou você?

Todos nós profissionais um dia escolhemos nossa profissão, criamos expectativas, sonhamos. Tenho certeza de que quando fez isto você tinha brilho nos olhos!
Vale lembrar que estagnação é uma paralisação e está relacionada ao crescimento e evolução na carreira e não à estabilidade no emprego. É possível trocar várias vezes de emprego e continuar estagnado. Sair deste ciclo depende de você e não do local onde se encontra.

Há vários indícios de estagnação. Por exemplo, desmotivação, nada acontece no seu dia de trabalho. Sem reconhecimento, ninguém olha para você ou para o que faz ou te insere em algum projeto. Ou ainda, não recebe aumento salarial ou uma bonificação por um longo período.

Há quem demonstra falta de vontade para fazer uma capacitação, um curso ou ir numa palestra. Ou ainda tem a sensação do “desafio zero”, nada te motiva, você se cansa só em pensar em fazer algo. Reclama de tudo e de todos porque nada está bom para você.

Caso tenha algum desses sentimentos, ligue seu sinal de alerta! Isso acontece pois a pessoa acaba entrando na zona de conforto e lá repete dia a dia a mesma coisa. Fica esperando e reclamando por resultado diferente, atribuindo a culpa ao seu entorno: empresa, colegas de trabalho, entre outros. Fique atento se você, como um empregado assalariado, fica parado somente pagando boletos!

Mas é possível sair desse ciclo vicioso. Para isso, é preciso criar uma estratégia de mudança. Pergunte-se: O que deseja para sua carreira? O que é sucesso profissional para você? Defina um objetivo! Conheça a si próprio! Entenda como você “funciona” e de que forma entrega melhor seus conhecimentos e suas competências. Para se motivar, busque fazer algo diferente, arrisque-se!

O que está faltando para decolar profissionalmente? Desenvolva suas habilidades, seu conhecimento técnico, seu lado emocional para lidar melhor com os desafios. Talvez se questione se está na carreira certa. Se for o seu caso, talvez seja o momento de recomeçar, fazer transição de carreira, uma nova escolha.

Não tem outra forma de achar uma saída a não ser trazendo para fora o que está por dentro de você. Por exemplo, quando você tem uma expectativa para um resultado, e este não correspondeu, pode ter certeza de que em algum momento faltou atitude. Portanto, Vença a estagnação, tome uma atitude e se programe para novos desafios! Fonte: Segs

 

Susep oferece consultas aos dados do setor de forma dinâmica

Para que a experiência de consultar os dados relativos ao desempenho do setor aconteça de forma ainda mais dinâmica, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) lançou o Painel de Inteligência do Mercado Segurador – Painel Susep.

Os dados do Painel são extraídos do Sistema de Estatísticas da Susep (SES), o banco de dados alimentado toda segunda-feira com base nos Formulários de Informações Periódicas (FIP), enviados à Susep pelas companhias do setor. É também uma versão online e otimizada do Síntese Mensal, documento produzido pela Susep com base nos dados encaminhados pelas empresas supervisionadas à Autarquia que é bastante aguardado pelo mercado, pois serve de orientação sobre os caminhos do setor.

O “Painel de Inteligência do Mercado de Seguros” pode ser acessado no link www2.susep.gov.br/safe/menuestatistica/pims.html. Tendo a interatividade como uma das principais características, o Painel apresenta gráficos dinâmicos e parametrizáveis, gerados a partir de filtros aplicados pelo usuário. O sistema possibilita a consulta de uma série de informações sobre evolução de prêmios, sinistros, contribuições, resgates e sinistralidade ao longo do tempo, podendo segregar os dados por empresa, ramo ou linha de negócio e por Unidade Federativa, além de comparar empresas ou grupos de empresas com o mercado e conhecer as principais provisões e cessões de resseguro.

De acordo com Valeria Chaves, diretora do DEATI (Departamento de Administração e Tecnologia da Informação), sua equipe desenvolveu um grande dashboard com todas as informações relevantes para o mercado, que são disponibilizadas na internet, para acesso facilitado de profissionais do setor e consumidores finais de seguros. “Esses dados beneficiam diversos públicos. De livre acesso, o Painel da Susep pode ser consultado por qualquer pessoa, inclusive consumidores de seguros e jornalistas, facilitando o entendimento sobre a atuação e a participação das empresas, bem como o desenvolvimento do setor”, afirma. “Com informações atualizadas semanalmente, os usuários podem descobrir, por exemplo, quais os tipos de seguros estão crescendo naquele momento e quais segmentos estão oferecendo as melhores oportunidades”, explica.

Informações para diversos públicos
Seguradoras: aquelas que não dispõem desse tipo de tecnologia podem obter os dados sem necessidade de investimento para tomada de decisões.
Corretoras de seguros: conseguem apoio na tomada de decisão, para que possam escolher em qual linha vão atuar dentro do mercado segurador e com quais seguradoras parceiras.

Jornalistas: realizam de maneira independente e otimizada a localização de dados que são importante base para reportagens e comprovação de argumentos.
Consumidores finais: têm informações relevantes sobre o setor de seguros, que ajudam a construir uma relação de transparência, proporcionando tranquilidade para a compra dos produtos e serviços. Fonte: Segs


Conheça as cinco tendências em tecnologia para 2023

Com a chegada de um novo ano, os debates sobre o futuro ganham força. Atentas ao cenário, lideranças da Datum TI, um dos principais players do mercado de TI do país, se reuniram e apontaram quais serão as tendências em tecnologia para 2023.

“Estamos deixando o mundo de experiências físicas e digitais, para entrarmos em um mundo onde as experiências coexistem e a posse, ou o uso temporário de bens, faz sentido tanto na vida “real” quanto na digital. Porém, particularmente, acredito que nada substituirá o contato humano, vivemos e aprendemos isso nos últimos anos”, analisa Carine Bruxel, Chief Transformation Officer (CTO) de Datum TI. Confira 5 tendências de tecnologia para 2023:

1- Metaverso - O Gartner, empresa de consultoria, prevê que, até 2027, mais de 40% das grandes organizações globais utilizarão uma combinação de Web3 - Nuvem, Realidade Aumentada e Digital Twin em projetos baseados em Metaverso, destinados a aumentar a receita. O Metaverso é capaz de proporcionar experiências imersivas e aprimoradas. Espera-se que um metaverso completo seja independente de dispositivo e sem pertencer a um único fornecedor. Ele também promete reduções nas emissões de carbono, podendo ser através da substituição de bens físicos e reuniões por digitais, com interações virtuais. Até 2030, o metaverso deve movimentar cerca de US$13 trilhões.

2- Superapps - Atualmente, existem aplicativos para suprir diferentes tipos de necessidades dos usuários. Os SuperApps, plataformas robustas que concentram uma série de ferramentas e serviços, têm, como principal diferencial, reunir essa experiência em um único lugar, conquistando diversos públicos pela conveniência, praticidade, simplicidade de uso e agilidade, ainda mais quando o quesito é encontrar soluções para necessidades sociais e comerciais.

3- Hiperpersonalização - Com o avanço da tecnologia, os usuários buscam conteúdos cada vez mais personalizados. A partir disso, a hiperpersonalização oferece uma experiência customizada da jornada de compra do consumidor em tempo real. Através de inteligência artificial, essa estratégia utiliza dados comportamentais e históricos retirados de diferentes canais de contato para construir experiências altamente personalizadas e alinhadas com as necessidades dos prospectss. Esta tendência promete demandar mais organização dos processos das empresas, visto que irá construir jornadas fluidas, iniciando o atendimento no canal físico e migrando para o digital sem enfrentar dificuldades, com dados sincronizados.

4- Zero Trust em Escala - O modelo de segurança Zero Trust em Escala baseia-se em uma filosofia onde nenhum dispositivo dentro ou fora da rede de uma organização deve receber acesso para se conectar aos sistemas ou serviços de TI, até que seja autenticado. Tratado como um princípio básico da arquitetura, o modelo de segurança requer uma rigorosa verificação de identidade dos usuários e dispositivos que tentam acessar uma rede privada.

5- Anywhere Office - De acordo com pesquisa realizada pela startup Revelo, 79,1% dos profissionais de tecnologia consideram a mudança de emprego caso a empresa em que trabalham exija a volta do modelo presencial. Este dado indica o quanto as organizações devem estar preparadas para contratar pessoas que vivem em diferentes municípios, estados e regiões. Fonte: Segs


Por que a segurança digital será prioridade nas corporações em 2023?

A segurança digital terá prioridade nas corporações em 2023. É que o crescente número de casos envolvendo ciberataques, vazamentos de dados e sequestro de informações colocou as empresas em alerta e deixou as lideranças preocupadas, uma vez que toda decisão com base em dados exige segurança digital.

A consultoria Gartner revela que, nos próximos três anos, 70% dos CEOs exigirão uma cultura de resiliência organizacional para sobreviver às ameaças digitais, que ocorrem em meio a outros desafios, como eventos climáticos severos, distúrbios civis e instabilidades políticas.

Entre os casos que ganharam maior repercussão em 2022 no Brasil estão os ataques sofridos pela Record TV, que teve seu acervo de conteúdo sequestrado; ou pelo Banco de Brasília, no qual hackers exigiram bitcoins de resgate para que dados não fosses vazados; e pela Golden Cross, empresa do setor de saúde suplementar no Brasil.

Dessa maneira, a consolidação de plataformas de segurança digital ajudará as organizações a prosperarem em ambientes hostis e vulneráveis em 2023. “É bastante claro, portanto, que as empresas precisam investir em tecnologia para mitigar os riscos de terem a sua vulnerabilidade alcançada por partes interessadas, sendo elas internas e/ou externas”, analisa Fabrício Carneiro, Director of Business Unit, da NTT DATA Business Solutions.

“A gente sabe que os casos que ganham maior repercussão geralmente são de ataques externos. Mas é muito importante que todas as organizações tenham capacidade de fazer um monitoramento de acessos externos e, ao mesmo tempo, tenham controle da integridade dos sistemas que usam internamente”, alerta.

É preciso aumentar a resistência às investidas de hackers. A NTT DATA Business Solutions trouxe ao Brasil uma nova solução: o software alemão SecurityBridge que se integra ao sistema SAP. Ele é capaz de evitar, por exemplo, que sistemas inteiros fiquem fora do ar. Outras recomendações podem auxiliar as corporações a mitigar os riscos. As configurações dos sistemas usados devem ser sempre atualizadas conforme as orientações do fornecedor, e os testes de atualizações das ferramentas devem ser frequentes. Além disso, é necessário ficar alerta quando se executam customizações em sistemas, pois elas aumentam a exposição ao risco. “É possível tratar incidentes de maneira proativa sem esperar catástrofes geradas pelos ataques”, finaliza. Fonte: Segs

 

Saúde:Cuide da sua saúde mental

Seja realista, adapte suas expectativas aos seus ideais levando em consideração as possibilidades que você teve para alcançar as metas pretendidas.

Evite frustrações, para isso não exija mais do que você realmente pode fazer.

Evite o consumo de álcool e outras drogas. O consumo e abuso das substancias psicoativas aumentam as chances de você desenvolver transtornos mentais. Se você tiver algum transtorno, o consumo delas pode agravar sua situação.

A interação social inibe o surgimento de transtornos mentais. Então, saia com os amigos, vá à casa de familiares ou faça atividades em grupos om os mesmos interesses que você.

Cuide do corpo. É comprovado cientificamente que aliar a alimentação balanceada às atividades físicas é uma medida que ajuda a combater transtornos mentais.

Privação ou má qualidade do sono pode levar ao surgimento de transtornos mentais. Evite celular, tablete, computador ou ver televisão, pelo menos 30 minutos antes de dormir. Fonte: Viva Saúde


Orientação segura:Inovação: 4 motivos para sua empresa investir em 2023

Caráter competitivo é um dos principais ganhos, além de credibilidade no mercado, colaboradores mais engajados, novas possibilidades de negócios e melhorias processuais

A preocupação em investir em inovação aumenta entre as organizações e, de fato, esse é crucial para o crescimento, credibilidade e visão de futuro. Apesar de entenderem a importância da inovação para os negócios, transformar isso em algo concreto nem sempre parece tão fácil.

“Quem não incorpora em seu negócio uma mentalidade voltada à inovação, fica para trás a longo prazo. Ao implementarmos um programa de transformação cultural, voltado à inovação, nos certificamos que estamos atuantes em um mercado competitivo. Também beneficiamos os colaboradores e geramos excelência nos serviços”, pontua Orlando Ovigli, VP Digital Solutions no Grupo FCamara. Ele elenca quatro benefícios que mostram a importância de investir em inovação.

Caráter competitivo frente aos concorrentes - Empresas que não inovam ao longo do tempo, tendem a perder força no mercado, tendo em vista que não se reinventam ou expandem sua atuação. A inovação é um diferencial competitivo e um posicionamento desejável para o público consumidor e investidor, assim como o público interno. “Uma empresa inovadora é uma empresa à frente do seu próprio negócio, pronta para dominar novos mercados e, se preciso, recriar seu negócio ou revolucionar suas próprias soluções. É ela mesma quem torna sua solução anterior obsoleta, pois sua cultura inovadora a faz identificar, antes mesmo do público e do mercado, novas oportunidades, implementando melhorias e a evolução de seus serviços”, explica Orlando.

Conquista de clientes com novos serviços e produtos - A inovação está diretamente relacionada à jornada de satisfação do cliente. Uma empresa inovadora tem mais potencial de conquistar novos mercados e agregar valor para os clientes já existentes, pois está sempre guiada por uma melhoria contínua, focada nas necessidades do público.

Redução de custos - Inovar também significa promover a otimização de processos e de rotinas de trabalho. Com isso, uma empresa ganha eficiência e produtividade e reduz custos e riscos.

Colaboradores mais satisfeitos - Quando a cultura da inovação está presente, a responsabilidade pela inovação se torna compartilhada entre todos. Esse movimento mais horizontal e colaborativo proporciona um estímulo criativo coletivo. A tendência é um ambiente mais motivador e engajador. “A cultura da inovação cria senso de pertencimento e participação nas decisões estratégicas do negócio, de ponta a ponta da organização. Uma empresa inovadora naturalmente dá mais voz e autonomia às suas equipes e a consequência é ter colaboradores mais satisfeitos e realizados, o que se reverte em ainda mais resultados”, finaliza Ovigli. Fonte: Segs

 

Ação Positiva

Aos leitores do Mensageiro Seguro desejamos um Natal de paz, harmonia familiar e muito amor!


Certa Seguros
Avenida Getulio Vargas 1403N Sala 201
Ed. Don Ricardo
Centro, Chapecó/SC
certa@certacorretoradeseguros.com.br
(49)3321-1100

Veja também

Mensageiro Seguro 99620/04/19 Nova Lei sobre digitalização de prontuários impacta médicos e hospitais A Lei 13.787/2018, publicada no Diário Oficial da União em 27 de dezembro de 2018, criou regras para a digitalização, a utilização e o armazenamento eletrônico de prontuários médicos em hospitais. O objetivo é modernizar o trabalho das unidades......
MENSAGEIRO SEGURO 112003/09/21 Mensageiro Seguro Número 1.120 – Ano XIV – 03/09/2021 Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros Ltda. Edição: Samara Braghini Leia nesta edição do Mensageiro......
Mensageiro Seguro 99309/04/19 Dpvat pagou, em média, 900 indenizações por dia em 2018 Dados da Seguradora Líder indicam que o seguro DPVAT pagou, em 2018, um total de 328.142 indenizações às vítimas de acidentes de......

Voltar para Blog

Uso de Cookies

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.