topo

Postado em 26 de Fevereiro às 16h57

MENSAGEIRO SEGURO 1093

Institucional (147)
Certa Corretora de Seguros e Certificação Digital - Chapecó/SC Mensageiro Seguro Número 1.093 – Ano XIV – 26/02/2021 Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros...


Mensageiro Seguro
Número 1.093 – Ano XIV – 26/02/2021
Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros Ltda.
Edição: Samara Braghini

Leia nesta edição do Mensageiro Seguro

1. Acalmar no caos
2. Serviços de Certificado Digital é considerado essencial
3. Seguro é atividade essencial
4. Seguro educacional: uma esperança para avançar
5. Saúde: Como aumentar sua imunidade
6. Orientação segura: A vantagem do seguro de vida básico para os jovens
7. Ação Positiva

1. Acalmar no caos

Muitas vezes, as pessoas se encontram em um caos vivencial, uma situação típica de alguns grandes desafios de vida como no caso da pandemia do coronavírus. O caos provoca o desequilíbrio, e para vencê-lo precisamos do equilíbrio interior. Essa é a única forma de não acessar o desespero e desistir de tudo ou mesmo da própria vida. Todos os anos percebemos pessoas provocando o suicídio em função, principalmente, destas situações. É quando o caos chega e a pessoa realmente não sabe o que fazer para vencê-lo. Sente-se “pequena” diante de tal situação e acaba desistindo do futuro.

A calma é um dos sentimentos mais poderosos para derrubar imediatamente a circunstância do caos, pois a calma vive em seu interior e o caos está fora. Você precisa equilibrar pela fonte que é a atitude de manter-se em estado de calmaria profunda. Esse estado vai gerar o equilíbrio necessário para resolver as situações caóticas que podem acontecer aos seres humanos. O poder está em manter essa preciosidade ativando a respiração profunda. A calma e a respiração são os recursos mais importantes para a verdadeira solução de uma vivência de caos. Tudo se revolve no tempo certo. O problema é que a maioria das pessoas não está disposta a esperar a “hora certa”, então acaba perdendo o controle da situação, pois não consegue manter a calma em seu âmago interno.

Viver é uma dádiva e precisa ser feito com sabedoria para que possamos ter a vida harmônica que queremos. Todos os seres humanos precisam permanecer em estado de paz, independentemente do que acontecer, pois são esses sentimentos que promovem a cura de qualquer situação atual negativa ou desfavorável. Tudo pode mudar e isso deve ser uma crença a ser cultivada. Essas mudanças fazem com que possamos ter esperança em soluções, até porque a vida só nos traz o que realmente precisamos para viver e vencer.

O caos existe para que o ser humano possa desempenhar a função de promover a paz interior. Cada ser humano é a fonte de si mesmo. Confie mais nas soluções internas, pois, às vezes, demora um pouco, por algum motivo evolutivo, e depois tudo se encaminha para a solução. Nada pode ficar sem solução nesta existência, pois, para cada ser, foi dada a chance de resolver tudo o que acontece em sua vida. A crença positiva em si mesmo precisa se manter bem presente para que o equilíbrio seja o resultado de uma vida baseada na confiança, na fé e na esperança de soluções para tudo.

A calma é um despertar da consciência humana. É necessário realizar um caminho para o grande despertar dessa consciência. Para saber como agir em momento de caos, procure ficar “parado mentalmente”. É a hora perfeita para deixar a mente ficar quieta e deixar a intuição falar. Por meio da intuição, o caminho será bem direcionado e você poderá ter a certeza de que está sendo guiado pela Luz Maior. Então a calma triunfará e vencerá este tempo necessário para que qualquer situação caótica seja solucionada. Na presença da intuição, as soluções aparecem, pois tudo está na alma.
Karina Schuler, fisioterapeuta, com especialização em psicologia corporal.

2. Serviços de Certificado Digital é considerado essencial

O Diário Oficial da União – em edição extra – publicou no domingo 22 de março, decreto editado pelo Governo Federal em que define as atividades e serviços classificados como essenciais relacionados à pandemia do Corona vírus.

Entendendo a importância da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil que é uma cadeia hierárquica de confiança que emite certificados digitais para identificação eletrônica de pessoas, empresas, equipamentos e aplicações, o governo federal inclui a certificação digital entre os serviços essenciais nesse cenário de pandemia. Caso houvesse a interrupção dos serviços prestados pelas Autoridades Certificadoras e de Registro poderia haver um colapso em diversos setores da economia.

Autoridade Certificadora – AC – Entidade que emite, renova ou revoga certificados digitais de outras ACs ou de titulares finais. Além disso, emite e publica LCR. Na estrutura de carimbo de tempo da ICP-Brasil, emite os certificados digitais usados nos equipamentos e sistemas das ACTs e da EAT.

Autoridade de Registro – AR – Entidade responsável pela interface entre o usuário e a Autoridade Certificadora. Vinculada a uma AC que tem por objetivo o recebimento, validação, encaminhamento de solicitações de emissão ou revogação de certificados digitais às AC e identificação, de forma presencial, de seus solicitantes. É responsabilidade da AR manter registros de suas operações. Pode estar fisicamente localizada em uma AC ou ser uma entidade de registro remota.

Porque não se pode negligenciar a emissão do certificado digital ICP-Brasil? A certificação digital ICP-Brasil viabiliza diversos serviços eletrônicos essenciais, como por exemplo: a emissão da Notas Ficais Eletrônicas que são fundamentais para garantir o abastecimento de alimentos, medicamentos e insumos de todos os tipos, pois os caminhões só circulam com as mercadorias mediante esse documento eletrônico.

Também nos hospitais, atualmente, os procedimentos são assinados em meio eletrônico por médicos e demais profissionais de saúde com os certificados digitais ICP-Brasil. Da mesma forma, os laboratórios de análises clínicas assinam laudos com o certificado digital ICP-Brasil. Esses são alguns exemplos, mas existem outras aplicações que, se paralisadas, poderiam causar muitos transtornos à população. O certificado após expirar sua data de validade não pode ser utilizado. Ele não funciona.
O certificado digital pode ser muito útil para acessar aos inúmeros serviços eletrônicos de empresas públicas e privadas e também pode ser utilizado para assinar documentos eletrônicos com validade jurídica. Por isso, a renovação ou primeira emissão do certificado digital de empresas e pessoas físicas não deve ser adiada.

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI mapeia serviços, aplicações, sistemas e processos conforme os dados e links disponíveis nos diversos portais de governo e da iniciativa privada. O ITI esclarece que por ser um site governamental, não inclui nenhum produto com caráter pago. O site busca estimular o uso do certificado digital em serviços, aplicações, sistemas, em sua maioria governamentais, sem que gere nenhum tipo de cobrança ao usuário.
Fonte: ICP Brasil

3. Seguro é atividade essencial


Além de representar mais de 6% do PIB nacional, o seguro é também uma das poucas atividades essenciais, cuja manutenção das operações não pode parar conforme previsão no Decreto 10.282/20 e Lei 13.979/20.

O Sindicato das Empresas Corretoras de Seguros e dos Profissionais Corretores de Seguros, alerta à categoria para a importância de organizar as operações em regime de contingência, utilizando-se de serviços remotos. “Felizmente nossa atividade é perfeitamente compatível para atender à necessidade de isolamento social (sem atendimento presencial, escritórios fechados, funcionários despachando de casa em home-office) e à necessidade de manutenção do atendimento aos segurados e eventuais terceiros”, informa a entidade.

Conforme a entidade, este é o momento de posicionamento. “Reiteramos nossa orientação neste sentido, uma vez que todas as seguradoras já estão igualmente com suas operações presenciais fechadas, mas em pleno atendimento remoto. É o momento crucial de nos posicionarmos, mais uma vez, ao lado dos nossos clientes como indispensáveis. Continuemos trabalhando de forma segura e responsável, em regime de contingência. Suspendemos os abraços e os apertos de mão, tão tradicionais e calorosos. Mas mantemos o sorriso no rosto e o brilho no olhar. Juntos, atravessaremos mais esta turbulência. Com Corretor de Seguros é muito mais seguro”.
Fonte: Sincor RS

4. Seguro educacional: uma esperança para avançar


Conforme dizia o filósofo Immanuel Kant, a educação é o maior e mais difícil problema imposto ao homem. Por certo, a aplicabilidade desta afirmação cai como uma luva neste hodierno cenário de crise em que vivemos. Ressalte-se que, quando falamos de educação já temos o conhecimento de deficiências que são historicamente antigas e que expressam a desigualdade no Brasil, que estão sendo agravadas diante desta pandemia.

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto DataSenado dos 56 milhões de alunos da educação básica e do ensino superior no Brasil, 19,5 milhões tiveram as aulas suspensas e 32,4 milhões passaram a ter aulas à distância. Importante mencionar também que, de acordo com uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), somente 15,3% dos brasileiros têm ensino superior completo, dados que tendem a diminuir com a crise. Neste sentido, o sonho de possuir um diploma parece-se tornar a cada dia mais distante.

Com efeito, uma crescente preocupação pela garantia do acesso à educação tem sido gerada pelo risco de instabilidade financeira em tempos de pandemia. O Brasil atingiu a marca de 13,8 milhões de desempregados, conforme levantamento realizado pelo IBGE no mês de outubro de 2020. Porém, mesmo parecendo difícil dar continuidade nos estudos em meio a crises econômicas, sempre existe uma alternativa para avançar. E uma medida eficaz é a contratação de um seguro educacional.

Semelhantemente aos seguros de vida e saúde, o seguro educacional se tornou uma proteção fundamental para as famílias na atualidade. Visando garantir a continuidade dos estudos, o seguro educacional pode proporcionar uma cobertura comparada a aquisição de uma bolsa de estudos para o estudante. Pois, permite continuar estudando mesmo diante do surgimento de alguma dificuldade financeira. Existem ainda seguros educacionais mais amplos que cobrem as despesas dos estudos no caso de desemprego, morte ou invalidez do responsável pagador dos estudos.

Do mesmo modo que o seguro de vida possui um valor baixo de contratação, o seguro educacional também apresenta um ótimo custo benefício. Representa um ótimo investimento que deve fazer parte do planejamento financeiro familiar. A apresentação da proposta do seguro educacional para uma contratação parte da instituição de ensino pela qual o aluno está vinculado. Por isso, se torna também importante procurar intuições que oferecem esse tipo de serviço antes de se matricular.

Com a finalidade de proporcionar a continuidade dos estudos ao aluno, o seguro educacional se torna um mecanismo contributivo na democratização da educação e uma esperança para avançar enquanto esperamos por dias melhores no futuro.
Fonte: Revista Seguro Total

5. Saúde: Como aumentar sua imunidade

Quando se trata de saúde, um assunto que sempre ganha muito destaque é o fortalecimento das defesas do organismo. Na pandemia de covid-19, todo mundo quer saber: o que fazer para aumentar a imunidade.

O sistema imunológico é um conjunto de células e órgãos que atuam na proteção do nosso organismo contra infecções. Quando um microorganismo, como o novo coronavírus, invade nosso corpo e nos deixa doentes, esse sistema entra em ação para combatê-lo e nos curar o quanto antes. Levando isso em conta, seria extremamente importante fortalecer nosso sistema imune, não é mesmo? Realmente seria muito vantajoso, porém as coisas não são tão simples assim. Nossa imunidade é um sistema composto por vários mecanismos que precisam estar em equilíbrio para funcionar de maneira eficiente.

Geralmente, as pessoas buscam dois caminhos principais: o uso de suplementos e fórmulas com vitaminas ou a alimentação saudável e rica em nutrientes. Esta última opção certamente é melhor, mas entenda que não existe nenhum alimento milagroso — o segredo é a variedade de cores no prato. Isso é possível por meio de uma alimentação com legumes, folhas, cereais, laticínios, carnes, entre outros. Já os suplementos não devem ser usados sem uma orientação médica.

O que se sabe até o momento é que: para o bom funcionamento de todo nosso corpo, o sistema imune deve estar sempre preparado para nos proteger das agressões. O primeiro passo para isso é uma alimentação saudável. Assim, os nutrientes são essenciais para a multiplicação e funcionamento completo das células de defesa.

Além disso, devemos evitar coisas que causam danos ao corpo. Estes bons hábitos saudáveis de vida fazem toda a diferença: não fumar; manter um peso corporal adequado; evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Além disso, manter uma rotina adequada também é essencial, incluindo atividades como: praticar exercícios físicos regularmente; dormir bem; se prevenir de doenças infecto-contagiosas; momentos de relaxamento e desconexão das notícias e das redes sociais.
Fonte: Ministério da Saúde.

6. Orientação segura: A vantagem do seguro de vida básico para os jovens

Um jovem de apenas 14 anos já pode hoje ter um seguro de vida básico com cobertura em caso de morte ou invalidez com capital segurado a partir de R$ 1 milhão. Essa modalidade oferece parcelas acessíveis e a possibilidade de pagar metade do valor da apólice para quem é saudável e ainda está começando a vida com muitos anos de trabalho pela frente. Além disso, é possível investir um montante a mais e atrelar esse seguro a uma outra apólice resgatável, em caso de internação, doença grave ou assistência funeral, por exemplo.

A cobertura básica abrange morte acidental ou natural e invalidez total para quem tem entre 14 e 65 anos. O valor da parcela é abaixo de R$ 200 mensais e não sofre reajuste etário. Portanto, a pessoa vai sempre pagar o mesmo valor, tornando-se uma opção mais acessível para quem tem uma renda menor, como os jovens ou um pai de família, por exemplo, que precisa de uma quantidade significativa de capital segurado.
Outro diferencial dessa cobertura básica para a garotada é que ela oferece desconto entre 39% a 49% para quem é saudável. Ou seja, para quem nunca fumou, não tem sobrepeso e histórico familiar sem infarto ou Acidente Vascular Cerebral (AVC) antes dos 59 anos pode conseguir esse desconto de praticamente metade do valor. Essa é a única cobertura do mercado com esse benefício.

Para conseguir o desconto, é preciso apresentar à seguradora exame atual de sangue e de cotinina (que detecta se a pessoa fumou nos últimos dez anos). Apesar dessa exigência, quanto mais jovem, mais será a chance de o resultado dos exames ser melhor. Além disso, esse desconto é válido por toda vigência da apólice ou toda vigência da cobertura. Ou seja, a pessoa pode começar a fumar ou descobrir um diabetes, por exemplo, após contratar o seguro que não haverá mudanças no valor.

Pelo fato dessa modalidade oferecer uma parcela mensal mais acessível, é possível acoplar uma apólice de R$ 600 mil, por exemplo, de seguro de vida resgatável para cobrir uma internação hospitalar ou doenças graves (câncer, infarto, AVC, entre outras), sem mexer muito no valor da parcela mensal. Diante dessas opções oferecidas no mercado, hoje, especialmente o jovem pode resguardar o seu futuro de uma forma bem mais acessível. Assim, ele fica mais seguro para investir na sua jornada pessoal e profissional.
Por Patrícia Araújo, consultora financeira e especialista em gestão de risco e sucessão empresarial / Fonte: Segs

7. Ação Positiva

"A prudência manda atentar não só nas qualidades do galho como também nas do tronco." Monteiro Lobato

Certa Seguros
Av. Getulio Vargas 1403N Sala 201
Ed. Don Ricardo
Centro, Chapecó/SC
certa@certacorretoradeseguros.com.br
(49)3321-1100

Veja também

MENSAGEIRO SEGURO 1078 13/11/20 Ano XIV – 13/11/2020 - Edição 1.078 Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros Ltda. Edição: Samara Braghini Leia nesta edição do Mensageiro Seguro 1. O novo retorno ao velho normal 2. Receita agronômica pode ser assinada digitalmente 3. Seguro residencial: benefícios que podem ser contemplados no......
Mensageiro Seguro 106911/09/20 Ano XIV – 11/09/2020 - Edição 1.069 Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros Ltda. Edição: Samara Braghini Leia nesta edição do Mensageiro Seguro 1.Os......
Mensageiro Seguro 97630/11/18 Emoções inteligentes Compreender os próprios sentimentos e lidar com eles da melhor forma possível é algo vantajoso para liderar no universo corporativo e para a vida. “Emoção inteligente é......

Voltar para Blog

Uso de Cookies

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.