topo

Postado em 04 de Janeiro de 2021 às 10h19

MENSAGEIRO SEGURO 1085

Institucional (165)
Certa Corretora de Seguros e Certificação Digital - Chapecó/SC Mensageiro Seguro Número 1.085 – Ano XIV – 02/01/2021 Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros Ltda....

Mensageiro Seguro
Número 1.085 – Ano XIV – 02/01/2021
Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros Ltda. Edição: Samara Braghini


Leia nesta edição do Mensageiro Seguro

1. Em 2021, deixe ir
2. Certificado Digital ICP-Brasil garante acesso ao cadastro digital de alvarás e habite-se
3. Telemedicina dá fôlego a novo formato de saúde complementar
4. Um ano de superação e evolução para o mercado da certificação digital
5. Saúde: Efeitos do estresse no corpo
6. Orientação segura: Tenha uma lista de propósitos e não desista
7. Ação Positiva


1. Em 2021, deixe ir

Todo início de ano nos convida para a renovação. Especialmente este início de 2021, após um ano totalmente atípico, que inverteu totalmente as lógicas da sociedade. Este belo texto de Anthony Hopkins nos apresenta alguns caminhos, que podem tornar a vida mais leve.

Deixe ir as pessoas que não estão preparadas para te amar. Essa é a coisa mais difícil que você terá que fazer na sua vida e também será a coisa mais importante. Pare de ter conversas difíceis com pessoas que não querem mudar. Pare de aparecer para as pessoas que não têm interesse na sua presença. Sei que o seu instinto é fazer de tudo para ganhar o apreço dos que o rodeiam, mas é um impulso que rouba o seu tempo, energia, saúde mental e física.

Quando você começa a lutar por uma vida com alegria, interesse e compromisso, nem todo mundo estará pronto para seguir você nesse lugar. Isso não significa que você precisa mudar o que você é, significa que você deve deixar ir as pessoas que não estão prontas para acompanhar você. Se você é excluído, insultado, esquecido ou ignorado pelas pessoas a quem você dá seu tempo, você não faz um favor ao continuar oferecendo sua energia e sua vida. A verdade é que você não é para todo mundo e nem todos são para você.

Isso é o que torna tão especial quando você encontra pessoas com quem tem amizade ou amor correspondido. Você saberá o quão precioso é porque você experimentou o que não é. Quanto mais tempo você passa tentando te fazer amar por alguém que não é capaz, mais tempo você perde se privando da possibilidade dessa conexão com outra pessoa. Há bilhões de pessoas neste planeta e muitas delas vão encontrar-se com você, ao seu nível de interesse e compromisso.

Quanto mais você continua envolvido com pessoas que te usam como almofada, uma opção de segundo plano ou um terapeuta para a cura emocional, mais tempo você se afasta da comunidade que deseja. Talvez se você parar de aparecer, não seja procurado. Talvez se você parar de tentar, a relação termine. Talvez se você parar de enviar mensagens, seu telefone permanecerá escuro por semanas. Isso não significa que você arruinou a relação, significa que a única coisa que segurava era a energia que só você dava para mantê-la.

Isso não é amor, é apego. É querer dar uma chance pra quem não merece! Você merece muito, existe gente que não deve estar na sua vida, você vai perceber. A coisa mais valiosa que você tem na sua vida é o seu tempo e energia, pois ambos são limitados. Ao que você der seu tempo e energia, definirá sua existência.

Quando você percebe isso começa a entender porque você está tão ansioso quando passa tempo com pessoas, em atividades, lugares ou situações que não lhe convêm e não devem estar perto de você, você é roubado em energia. Você começará a perceber que a coisa mais importante que pode fazer por si mesmo e por todos os que o rodeiam é proteger sua energia mais ferozmente do que qualquer outra coisa.

Faça da sua vida um refúgio seguro, no qual só são permitidas pessoas ′′ compatíveis ′′ com você. Você não é responsável por salvar ninguém. Você não é responsável por convencê-los a melhorar. Não é seu trabalho existir para as pessoas e dar sua vida a elas!

Porque se te sentires mal, se te sentires obrigado, serás a raiz de todos os teus problemas pela tua insistência, temendo que não te devolvam os favores que concedeste. É sua única obrigação perceber que você é o amo do seu destino e aceitar o amor que você acha merecer.

Decida que você merece amizade verdadeira, compromisso." verdadeiro e amor completo com pessoas saudáveis e prósperas. Depois espere e veja o quanto tudo começa a mudar e mudará, isso é certo, com pessoas positivas e de energia boa, não perca tempo com gente que não vale a pena, a mudança lhe dará o amor, a estima, a felicidade e a proteção que você merece.

Desejamos que este ano que inicia não seja apenas mais um ano novo, mas um ano de transformação na sua vida. Por Anthony Hopkins

2. Certificado Digital ICP-Brasil garante acesso ao cadastro digital de alvarás e habite-se

A Receita Federal do Brasil (RFB) publicou no dia 14 de dezembro uma nova instrução normativa sobre o sistema de cadastramento de alvarás e documentos de habite-se, integrada pelo Sisobrapref e Sisobranet.

O Sisobrapref, disponível em ambiente web, que permite o envio da relação de alvarás para construção civil e de documentos de habite-se ou de declarações de ausência de movimento à Secretaria Especial da RFB, estará disponível a partir de 11 de fevereiro de 2021.

Conforme a Instrução Normativa RFB Nº 1998, a versão anterior do sistema, usado pelas Prefeituras Municipais e pelas Administrações Regionais do Distrito Federal, será desativada no dia 10 de fevereiro de 2021.

O acesso à nova versão do sistema poderá ser feito pelo Centro Virtual de Atendimento (Portal e-CAC), com o certificado digital emitido por entidade credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

O “habite-se” é a certidão expedida pela prefeitura atestando que o imóvel (casa ou prédio residencial ou comercial) pode ser habitado e que foi construído ou reformado conforme as exigências legais e de acordo, especialmente com o Código de Obras. Fonte: ITI

3. Telemedicina dá fôlego a novo formato de saúde complementar

Números de atendimentos durante a pandemia quintuplicaram por conta da plataforma tecnológica.

Startups voltadas para saúde suplementar que se adaptaram ao aumento da demanda e às mudanças na legislação, apresentaram bons resultados na pandemia. Isso se deve ao distanciamento social que acelerou o processo para alternativas tecnológicas em cuidados com a saúde.

A busca por atendimento médico por meios virtuais cresceu, enquanto consultórios médicos foram esvaziados. Além disso, o governo federal autorizou em abril, através da Lei nº 13.989, o uso da telemedicina em caráter emergencial, por conta da pandemia. Antes da assinatura da lei, já havia uma grande expectativa por parte das fintechs de saúde sobre o uso da telemedicina no Brasil.

Esse segmento mostrou um crescimento expressivo durante esses meses. São empresas que oferecem serviços de consultas on-line, orientações por telefone, entrega de medicamentos à domicílio entre outros serviços.

Um exemplo é a Vida Class, plataforma on-line que promove diversos serviços em cuidados com a saúde, como: consultas, exames, seguros hospitalares e outros benefícios. A empresa está presente em mais de 1200 municípios e conta com 25 mil prestadores de serviço cadastrados.

"Estávamos preparados para oferecer a telemedicina há muito tempo. A pandemia acelerou esse processo e quem teve condições de atender essa demanda, saiu na frente". Explica Vitor Moura, CEO da Vida Class. Para Vitor, mesmo após a pandemia, os atendimentos através da telemedicina continuará sendo uma realidade. "Os clientes e os profissionais de saúde já estão percebendo que, para problemas de baixa complexidade, a telemedicina atende muito bem. A tendência é que as filas em hospitais diminuam, assim como o valor das consultas." afirma o executivo. Fonte: Segs

4. Um ano de superação e evolução para o mercado da certificação digital


A Infraestrutura, Autoridades Certificadoras e Autoridades de Registro, mostrou-se pronta para atender à crescente demanda pelas assinaturas eletrônicas em tempos de mobilidade reduzida, proporcionando à população e às empresas brasileiras a possibilidade de continuarem em funcionamento à distância, com segurança e credibilidade.

É notável que mesmo em um ano impactado pela pandemia, já tenham sido emitidos 5.804.404 certificados digitais, dados de 18 de dezembro do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI. O número já representa um recorde de emissões anuais e aponta para constante adesão da população ao certificado digital. O avanço foi possível graças à rápida resposta do ITI e do mercado da certificação digital à necessidade da emissão dos certificados ICP-Brasil por meio da videoconferência, garantindo a manutenção das emissões mesmo durante os períodos de isolamento mais rigoroso.

O ano também foi de grandes transformações que possibilitaram as mais importantes atualizações normativas no campo das assinaturas digitais e eletrônicas desde 2001. A Associação Nacional da Certificação Digital – ANCD participou ativamente dos intensos debates em torno das Medidas Provisórias nº 951 e 983 que culminaram na aprovação da Lei nº 14.063/20, o novo marco das assinaturas eletrônicas no Brasil.

É importante salientar que o próprio setor de certificação ajudou na construção desta legislação, complementar a MP nº 2200-2/2001, que criou mais duas alternativas de assinaturas eletrônicas, as simples e avançadas, e positivou a ICP-Brasil, assinatura qualificada, como a mais forte e segura entre todas.

A forte aceleração digital foi uma das marcas deste ano. Com a rápida transformação digital dos Governos Federal e Estaduais e de diversas empresas, o número de ataques cibernéticos também teve um grande aumento, segundo estudo da empresa de cibersegurança Kaspersky, o Brasil foi o país da América Latina que registrou o maior número de ataques cibernéticos durante a pandemia, os dados apontam para a necessidade de estratégias rigorosas de segurança cibernética para garantia da proteção de sistemas e dados.

Para além disso, em 2021 entrarão em vigor as punições previstas na Lei Geral de Proteção de Dados, logo, a questão da segurança digital deve tornar-se ainda mais estratégica. Neste cenário é relevante destacar que o Brasil possui uma Infraestrutura nacional, altamente segura e em constante atualização: a ICP-Brasil, que promete continuar sendo uma das principais tecnologias para assinatura de documentos que necessitam de validade jurídica e autenticação em sistemas de alta criticidade.

A ANCD seguirá em 2021 defendendo a ICP-Brasil, assinatura qualificada, e divulgando os benefícios desta tecnologia que mesmo em meio a um ano de tantos desafios mostrou-se forte e sólida para continuar inovando, evoluindo e garantindo a segurança cibernética do Brasil.

Por fim, neste momento de pandemia tão crítico e doloroso para todo o mundo, lembramos que a ICP-Brasil é mais do que uma sigla e um serviço eletrônico, é uma cadeia de confiança construída por milhares de pessoas diariamente. São milhares de agentes de registro Brasil afora aplicando técnicas de identificação e validação, milhares de técnicos, fornecedores e especialistas em segurança da informação e centenas de profissionais capacitados atuando na massificação e expansão dos certificados digitais. Fonte: AARB Notícias

5. Saúde: Efeitos do estresse no corpo

Que o estresse faz mal para a saúde você já deve saber, entretanto, são muitos os efeitos que ele pode causar no seu corpo.

Veja os principais efeitos do estresse:
1. Você passa a notar queda de cabelo;
2. Dores de cabeça são frequentes;
3. Há irritação, falta de concentração, raiva e impaciência, agressividade, insônia e depressão;
4. Os vasos sanguíneos são menos irrigados e o envelhecimento é mais rápido;
5. O bruxismo é comum e pode levar ao zumbido no ouvido;
6. Os batimentos aceleram a pressão arterial. Aparece dor no peito;
7. A respiração é ineficiente, superficial e acelerada. Asmáticos podem desencadear uma crise;
8. Ocorre aumento na produção de ácido gástrico, que leva à úlcera, gastrite e disfunção digestiva;
9. Há tensão muscular que pode agravar a fibromialgia;
10. Pode ocorrer episódios de sudorese, entre diversos outros. Portanto, previna-se do estresse. Fonte: Revista Saúde é Vital

6. Orientação segura: Tenha uma lista de propósitos e não desista

A lição aprendida numa derrota é a maior propulsora para vitórias. Confira dicas valiosas para você chegar aonde quiser.

“Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez”, já dizia o inventor da lâmpada e um dos precursores da era tecnológica no século 20, Thomas Edison. Anos mais tarde o cantor e compositor Raul Seixas também alertou: “Tente! E não diga que a vitória está perdida. Se é de batalhas que se vive a vida. Tente outra vez”, num de seus maiores clássicos “Tente outra Vez”.

O que é que você está pensando da vida? Qual é o seu propósito? Qual é a sua missão? Você sabe que um dia vai passar, né? E aí, vai deixar algum legado? Ou vai deixar tudo passar com você? Desconfie do seu destino. Quem costuma deixar o barco rodar pode se perder nas correntezas da vida. Sorte é um achado, só tem quem procura por ela. Chegou a hora da mudança e você vai mudar. Você precisa imediatamente assumir o controle do seu destino, ele é só seu. É hora de deixar de ser coadjuvante, seja protagonista. Você precisa correr pra chegar aonde quer.

Desconfie do destino. Acredite em você. É você que tem sonhos, vai deixar a realização deles entregue ao acaso? Mire o resultado, foque no que tem que fazer. Esteja determinado a não parar, mas avançar sempre. Persista sempre, não desista jamais. Desistir é para os fracos. A maior demonstração de fraqueza é a desistência.

O caminho mais certo para a vitória é sempre tentar mais uma vez. Então, tente outra vez, e mais outra, e mais outra, quantas vezes forem necessárias. Se você ainda não chegou, então, não pode parar. Avance. Faça o que precisa ser feito agora. Ataque. Seja resiliente, persista, busque, ouse, crie conexões. Não espere que o mundo mude, provoque mudanças em você mesmo.

O primeiro passo é parar de terceirizar seus resultados negativos. Só você é o responsável pelos seus fracassos e sucessos, porque você é o líder do seu destino. Você pode até ter sofrido alguns fracassos, mas você não é um fracassado. Pelo menos não precisa ser. Você pode mudar agora. Enquanto alguns passam uma longa noite sonhando com o sucesso, outros acordam cedo e trabalham duro para alcançá-lo. São esses os vencedores. E você pode ser um deles. Na verdade, você é um deles, só precisa se dar conta disso. Você é o maior milagre da natureza. Seja melhor hoje do que foi ontem; seja melhor amanhã do que está sendo hoje. Tenha paixão pela vitória e será um vencedor. Tente outra vez.

Vá! Faça! Conquiste! Comemore sempre suas conquistas, sejam elas pequenas ou grandes. Mas tenha um sonho grande. Queira ser um gigante. Agora é a hora do seu grande Turn Around. Edgar Ueda

7. Ação Positiva

"Tu me dizes, eu esqueço. Tu me ensinas, eu lembro. Tu me envolves, eu aprendo." Benjamim Franklin


Certa Seguros
Av. Getulio Vargas 1403N Sala 201
Ed. Don Ricardo
Centro, Chapecó/SC
certa@certacorretoradeseguros.com.br
(49)3321-1100

Veja também

Mensageiro Seguro 95623/08/18 Homem X Máquina: o futuro do trabalho nas mãos  da espiritualidade e da humanidade                   Com a previsão de que apenas 4% da população estará empregada daqui 60 anos, carreiras que envolvem relações interpessoais serão alternativas......
Mensageiro Seguro 96329/08/18 O liderado é reflexo do seu líder O tema liderança está presente em todas as organizações e desde os primórdios, ao longo da história humana, vários líderes surgiram: alguns......
MENSAGEIRO SEGURO 112905/11/21 Mensageiro Seguro Número 1.129 – Ano XIV – 05/11/2021 Publicação Semanal da Certa Administradora e Corretora de Seguros Ltda. Edição: Samara Braghini Leia nesta edição do Mensageiro......

Voltar para Blog

Uso de Cookies

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.